Dúvidas

Você tem alguma dúvida a respeito do Islam e dos Muçulmanos?Aqui é o lugar para esclarecer!Mande suas dúvidas que eu vou responder 😀

336 opiniões sobre “Dúvidas”

  1. Keity de Melo disse:

    Habibah, fiquei muito feliz de ter conseguido falar ctg há pouco. Eu tenho várias dúvidas.
    1- Ao se converter, a pessoa é obrigada a mudar seu nome para um mome muçulmano?
    2- Eu pretendo me converter um dia; se meus pais que são boas pessoas nunca se converterem, eles podem ser salvos pelas minhas orações?
    3- É pecado ouvir músicas, mesmo aquelas que só pregam o bem, a paz, o amor à vida?
    4- Se uma pessoa morre sem ter tido pleno conhecimento do Islam, mas ela era pura, amável generosa, e só fazia o bem, ela será salva?
    5- Existe o Alcorão em português? Se existe,onde e como posso adquirir um?
    6- Eu falo muito, né? rsrsrs

  2. 1- Não,a pessoa muda se ela quer,tem gente que pensa,religião nova,vida nova e porque não um nome novo?Eu penso assim,mas não há nenhum problema em não mudar.Só passa a ser obrigatório quando o nome é claramente ofensivo ou pagão,ou seja,quando seus significado é contra o monoteísmo do Islam,por exemplo um nome com o significado adorador do Sol.Porém a mudança de nome é um apelido que os seus irmãos de fé irão te chamar,ninguém muda documento ou nada disso.
    2-MashAllah,que bom que pretende se converter.Sim,se seus pais são boas pessoas,de bom caráter,crêem em Deus e forem bons crentes,mesmo que não sejam muçulmanos, eles podem ir pro Paraíso.
    3-Dá uma olhadinha nesse post: https://amulhereoislam.wordpress.com/2010/12/07/a-musica-no-islam/ eu falo sobre a música
    4-Sim,como eu disse antes,se ela era boa pessoa,acreditava em Deus,era um bom crente,será salva.
    5-Sim,existe,aqui você pode comprar http://livraria.folha.com.br/catalogo/1152513/alcorao-sagrado
    6-Fala nada,gosto de responder dúvidas rsrs

  3. Keity de Melo disse:

    Muito bem! Você nunca deixa uma pergunta sem resposta. Está me ajudando muito! Obrigada! Mas tenho mais uma perguntinha? No Alcorão sagrado, diz que ninguém pode ser punido pelo pecado de outra pessoa; em outro trecho, diz que Jesus não morreu, mas foi outro homem com a figura dele. Isso me deixou confusa: se um não pagará pelo pecado de outro como pode morrer outro no lugar de Jesus? Isso me parece injusto e cruel. Me esplica. Beijos

  4. Salam
    Sobre isso,Jesus não tinha porque ser crucificado certo?Ele não era um pecador.E sobre a pessoa que foi crucificada no lugar de Jesus o Quran não dá ênfase dizendo quem foi,porém foi uma pessoa que digamos “mereceu” ser crucificada,um pecador,e não Jesus,Jesus não tinha pecados.Na hora Allah trocou Jesus para enganar os judeus porque Jesus não merecia ser crucificado.ele não estava pagando os pecados de Jesus porque Jesus não era um pecador,e essa pessoa era

  5. Keity de Melo disse:

    Salam waleikum,
    Bom dia! Provavelmente eu só poderei conversar com vc de novo no próximo mês. Mas antes vou fazer mais algumas perguntinhas.
    1- Um muçulmano pode ter a Bíblia e outros livros cristãos em casa e estudá-los, mesmo sabendo que a Bíblia está cheia de contradições?
    2- É proibido ao muçulmano visitar templos judaicos e cristãos?
    3- Um muçulmano pode participar de celebrações não islâmicas como um casamento cristão, batismo, páscoa, festas juninas, natal e ano novo?
    Ah! E eu gostaria de saber também que horário você está on. Você ainda vai aprender que eu sou muito curiosa… hehehe. Beijos:-*.

  6. 1- Sim,ele pode ter a Bíblia,pois o Evangelho foi mandando para o Jesus,porém a Bíblia acabou mudando com o tempo,perdendo a sua “pureza”.Mas um muçulmano pode te-lá.Mas claro,o Quran dentre todos os livros é o mais perfeito.E livros cristãos depende,pois muitos vão dizer “Jesus é Deus” “Deus é uma trindade” e isso é contra os princípios islâmicos.
    2-Não!De jeito nenhum.Ele pode visitar,o mais ideal é rezar na Mesquita,porém ele pode rezar numa igreja ou sinagoga,mas é claro,fazendo as suas orações.Um muçulmano pode ir na igreja rezar,mas tem que rezar da maneira islâmica.Não pode dizer “Pai nosso…” porque é contra a crença islâmica.
    3-Não.Todas essas celebrações são celebrações da Igreja,e são contra a crença islâmica.Nós não comemoramos aniversários de profetas,não existe ano novo para gente,nem o islâmico,não comemoramos isso,páscoa também não pois cremos em Jesus de maneira diferente,batismo não faz parte do Islam,Festa Junina não pois não adoramos pessoas,os santos.Quanto ao casamento,ele não pode se casar da maneira católica,mas digamos que um muçulmano tenha um amigo,ou familiar que vá se casar na igreja,ele pode ir assitir,ir na igreja,agora não se casar daquela maneira.

    Olha,eu não entro no msn,não me acostumo rsrsrs,mas sempre que quiser falar comigo pode vir aqui ou me mandar um emai que eu sempre respondo.E se você é curiosa,ah que bom,queria que todo mundo fosse assim,perguntasse as coisas e realmente se informasse.

    Beijos

  7. Keity de Melo disse:

    Muito obrigada. Gosto muito de esclarecer dúvidas com vc. E gosto da sua paciência tbm. Rsrs
    Infelizmente não posso checar o meu email porque eu não tenho computador, e acesso usando o celular mesmo. Mesmo assim vou deixar aqui pra vc: keitymjj@gmail.com
    Só mais uma perguntinha, hehe… Eu tenho 3 doenças graves horríveis. Por conta disso não posso me prostrar, que quando eu faço isso sinto as piores náuseas. E tem dias que eu fico caída de cama sem poder nem falar. Existe alguma de rezar que não exija prostração e nem recitação? E quanto tempo dura em média uma oração completa, desde a ablução até a conclusão? Beijinhos!
    Ah! Vou adicionar seu blog na lista de favoritos do meu celular e vou falar dele para todos os meus amigos para que eles se interessem e aprendam sobre o verdadeiro ISLAM!!!

  8. salam
    Keity,acho que ja tinha dito pra você,se você não pode se prostra pela saúde,não há problema,você pode rezar sentada,ou em pé,tem que ser com postura e grande concentração.E na oração você não recita,então não se preocupe com isso.
    Fico muito grata com seu carinho,realmente,muito obrigada querida!

  9. Sofia disse:

    Olá

    Gostaria de saber porque alguns muçulmanos defende que as mulheres não podem conduzir? Em que isso se baseia? E porque nalguns paises islamismo as mulheres podem conduzir e noutros paises não?

    Cumprimentos
    Carla

  10. Salam Sofia!
    Você é portuguesa?Conduzir (dirigir,acho que é isso não? rsrs) não é proibido no Islam para mulheres,não tem nada que diga “mulheres não podem dirigir”.Porém,em alguns países islâmicos,homens dizem que é proibido para as mulheres não dirigirem,como na Arábia Saudita.Ele dizem que não pode,que o Islam diz isso, ai elas não questionam,mas no Islam não é proibido.Isso é uma pena e de islâmico não tem nada!

    Beijos

  11. alvaro disse:

    Como vai ,Habibah que Allah abençoe voce e sua familia,agora deu pra perceber que estava interagindo no lugar errado do blog(sobre min) e nao em duvidas, perguntas e respostas ,desculpe-me ,tambem.O excesso de trabalho e o cansaço faz isso com a gente, mas, uma coisa ficou em minha cabeça ,converti a religiao ,mas , sera que tenho que ajustar algum abito ou atitude como: Nao bebo,nao fumo,nao vou em baladas sim tudo isto nunca fiiz,respeito minha familia ,tenho um comportamente pscologicamente falando, normal,mas gosto muito de armas de fogo,sou colecionador autorizado pelo Exercito Brasileiro tudo dentro das leis brasileiras (elas ficam em um lugar super seguro) minhas filhas ,tambem, atiram com elas. E neste caso,porque, quero ser um muçulmano exemplar posso continuar tendo elas ou nao. Por favor estou aguardando sua resposta minha querida irma shr. Habibah.

  12. alvaro disse:

    QUERO EU DEIXAR BEM CLARO A TODOS QUE VISUALIZAM ESTE BLOG QUE NUNCA QUERO MANCHAR O NOME DO ISLAM E HIPOTEZE ALGUMA. por isso fazo sertas perguntas a SHR. HABIBAH para adequar o que pode e o que nao pode ser ou fazer. Quero ser um muçulmano exemplar. Com a permiçao Alvaro Limeira SP. alvarothomaz@hotmail.com

  13. Sofia disse:

    Sim, sou portuguesa.
    Tenho outra dúvida. Se no islamismo não é permitido o namoro e nem é permitido as mulheres falarem com homens que não sejam da familia, então, os noivos não se conhecem bem um ao outro antes do casamento? São os pais a escolherem o noivo para a filha?

  14. Salam
    Olha se você NUNCA usar as armas para a violência,nunca mesmo,não vejo porque você não poder ter-las,mas claro,nunca em hipótese alguma usar isso para violência,porque violência é contra o Islam,embora muito gente não saiba disso.

  15. Salam,dê uma olhadinha nesse post aqui:
    https://amulhereoislam.wordpress.com/2010/12/13/o-namoro-no-islam/ Explica bem direitinho a questão do namoro e como funciona um casamento islâmico.

  16. Sofia disse:

    Porque os muçulmanos tratam tão severamente os apóstatas? Numa entrevista feita ao sheikh David Munir, que é o lider da comunidade islámica de Lisboa, ele disse que quem deseja entrar na religião islamica é bem- vindo, mas mostrou-se muitas reservas quando lhe perguntaram sobre os apóstatas. Mas se alguém não se sente completa numa religião e quer mudar para outra ou tornar-se ateísta não tem esse direito?

  17. salam
    Eu acredito que sim,se não se sente feliz o melhor é sair e procurar ser feliz em outra religião.O problema é que muita gente sai do Islam e fica difamando,sabe.Eu sou ex-católica,mas nunca difamei o catolicismo e disse que ele não prestava,o catolicismo é uma religião bonita,porém não me completa.

  18. Sofia disse:

    Olá
    É permitido as mulheres ocidentais darem apertos de mão aos homens muçulmanos? Aqui no ocidente é algo normal e é simplesmente um cumprimento, e presumo que não é permitido os homens(ocidentais ou não) darem apertos de mao as muçulmanas.

  19. No Islam,há um respeito muito grande entre homens e mulheres.Aqui no ocidente isso é considerado idiota,porém no Islam não.As vezes a mulher ou homem não gostam de beijinhos e abraços e isso acaba sendo incômodo.Então,os muçulmanos cumprimentam as muçulmanas com um “Assalam Waleikum”,ou então em países árabes os homens colocam a mão no coração,isso significa mais que um cumprimento, significa “não vou te tocar fisicamente,mas toco seu coração” é sinal de respeito.Então muçulmanas não cumprimentam não muçulmanos e nem muçulmanos e o mesmo vale para muçulmanos.

  20. alvaro disse:

    Habibah com vai, voce assistiu um documentario na tv cultura por volta das 20hs no domingo , sobre soldados israelences e muçulmanos.(os soldados humilhando as familias ,fazendo esperar na chuva ate 10hs para poder passar.,eu achei totalmente humilhante eles eram trabalhadores e as mulheres com crianças)

  21. Salam
    Ah que pena,não vi não.Sim,é horrível,humilhante.E é nessas condições que irmãos palestinos se encontram.Que Allah os proteja!

    Fique com Deus!

  22. alvaro disse:

    Habibah como vai,espero que esteje bem,(O MELHOR,DENTRE VOS,E AQUELE APRENDE O ALCORAO E O ENSINA …….MUHAMMAD.) que a bençao de ALLAH caia sobre voce. gostaria de saber para vestir-me como um muçulmano e onde comprar determinadas roupas.

  23. Salam!
    Obrigada Alvaro,que a benção de Allah caia sobre você também.

    Bom,vou colocar uns links aqui em baixo onde você poderá estar comprando vestimentas islâmicas:

    http://www.lojinha.net/lojinha09/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=subcategoria&codigo_categoria=9&codigo_subcategoria=60 ( lenço Keffieh) -preço em real

    http://muslimtoysanddolls.com/index.php?main_page=index&cPath=83&zenid=hta5gl5c58u7ctvvnu0akri7c5 (kufi’s) – preço em dólar

    http://www.simplyislam.com/products/clothing/Mens-Clothing (um pouco de tudo) – preço em dólar

    http://www.shukr.co.uk/Men-C34.aspx (roupas em gerais,muito lindas,porém caras) -preço em euro

    http://www.shukr.co.uk/Galabiyyas-C42.aspx (galabiyyas ou jalabiyas – as famosas “túnicas”) -preço em euro

  24. alvaro disse:

    E ALLAH QUEM CONFERE O SUCESSO.E ELE QUEM GUIA A SENDA RETA. Habibah ,bom dia, gostei muito dos sites indicados,realmente de muito bom gosto,alguns tops e suas cores foi bem observado e eu acho que da para fazer por aqui mesmo(no interior existe exelentes costureiras) ficando assim muito mas barato e tambem com qualidade e outros para nao perder a originalidade comprados. VOCE E MUITO IMPORTANTE PARA NOS. QUE ALLAH DE FORÇA E SABEDORIA PARA VOCE.

  25. Salam!
    Ah que bom que gostou,mandar fazer em costureiras é uma ótimo ideia,como você disse,o preço fica bem mais barato.
    Fico muito lisonjeada com o seu carinho.
    Allah Hafiz

  26. Márcia Fernander disse:

    Oi,gostaria de saber o que é a guerra santa,fico confusa.Ja ouvir dizer que é um esforço interno,mas e quanto ao terrorismo,o que é a guerra santa de verdade?

  27. Oi Márcia.
    Você me deu uma maravilhosa ideia.O que você acha de eu fazer um post sobre isso?É um ótimo assunto.

  28. Keity de Melo disse:

    Oi Habibah.
    Novamente sobre aquele assunto sobre a suposta morte de Jesus. Na Bíblia, está escrito que o Jesus predisse sua morte aos discípulos. Este texto é verídico? Se nao for, existe alguma prova de que não é? E mais: também é narrado que o suposto Jesus falou com Maria e João do alto da cruz, que ele clamou a Deus duas vezes, dizendo na última: “Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito.” Diz que o véu do santuário rasgou-se ao meio, que um terremoto abalou o lugar, o centurião disse “esse é verdadeiramente o filho de Deus.” , que antes de Jesus ser preso fez a última ceia, se despediu dos discípulos e ficou aguardando os guardas, e três dias depois da suposta morte ele ressuscitou apareceu para a mãe e os discípulos e ainda ficou mais 40 dias na terra pregando e realizando milagres antes de ser elevado aos céus. Será que Jesus simulou todos essas despedidas antes da suposta morte ou ele achava mesmo que ia morrer?
    Por favor, se você puder explica todas essas passagens que eu citei aqui, tá? Beijos

  29. Salam!

    Segundo a religião católica,o que eu sei é Jesus previu a sua morte,ele sabia,e na última ceia ele estava “se despedindo”.Bom,segundo o Islam o que eu sei é que na hora que Jesus seria crucificado Deus trocou seu corpo por de outra pessoa enganando os Judeus.Mas segundo o Islam,se Jesus sabia disso ou não,eu não minha querida,me desculpe,estou sempre procurando aprender,mas não sei.Aconselho você a procurar alguém sábio da religião.Essa pessoa te dirá se segundo o Islam Jesus sabia que do plano de Allah ou não.

  30. Keity de Melo disse:

    Habibah, no último dia 24 no Jornal da Record foi exibida uma reportagem de uma série de reportagens sobre o Afeganistão. Bom eu assisti a todas e pude notar vários comentários preconceituosos: 1- Começando pelo nome: “Afeganistão, a ameaça do terror.” É como se todos os afegãos fossem terroristas e o país inteiro fosse uma ameaça ao resto do mundo;
    2- Numa reportagem sobre as mulheres afegãns, o apresentador disse que as mulheres estão mais “ocidentalizadas”. Ele usou essa palavra como sinônimo de “livres” porque lá as mulheres já podem ter uma vida mais independente. Disse isso como se o Ocidente fosse mesmo sinônimo de liberdade e respeito às outras culturas;
    3- Na reportagem sobre as crianças-bomba, sempre diziam que os professores das escolas religiosas ensinavam as crianças desde pequenas a praticarem o terrorismo; sempre associavam o terrorismo ao islaismo.
    4- E por fim,o apresentador disse a sua colega repórter que mesmo com aquelas roupas islâmicas ela não perdeu a elegância. Comenta, se puder, tá?

  31. alvaro disse:

    boa noite Habibah ,qdo nao pronuncio porque estou apreendendo ,tambem,com perguntas e resposta nesse maravilho blog(abençoado por ALLAH) e tudo isso que voce falou e mesmo ,pra começar a reportagem ja tem um objetivo,criticar e nao educar orientar para o certo,eles perceberam que poucas pessoas no Brasil nao aprenderam pensar ,nao tem ideia critica, entao, tem a certeza que conseguirao manipular as mentes contra o Islam
    Uma especie de paraminezia (uma confuzao entre o imaginario e o vivido) O dono da emissora ja e suspeito ,depois, o interesse sujo de outros. OBS; a mudança do blog ficou maravilhoso… EU ALVARO THOMAZ RESPONDO CIVIL E CRIMINALMENTE POR ESTE PONTO DE VISTA ISENTANDO O SITE DE QUISQUER RESPONSABILIDADES.

  32. alvaro disse:

    DESCULPE Habibah ,nao li direito o comentario acima e comenteu sem antes voce responder, desculpa mesmo nao observei que o comentario nao tinha cido respondido antes por voce. perdao,nao vai mais acontecer.

  33. alvaro disse:

    Utlizo seu blog como uma sala de aula g.o g.v .

  34. alvaro disse:

    Que tal voce ministrar aulas do SAGRADO ALCORA cada semana um topico ,aqui em Limeira voce esta ficando famoza estou divulgando por conta propria o seu blog para amigos e fregueses. MUITO OBRIGADO ATE…………………………

  35. Salam!
    Triste isso porque Afeganistão não significa terrorismo,não podemos generalizar,é a mesma coisa que dizer que aqui no Brasil as mulheres são fáceis e isso e aquilo,o que não é verdade.O repórter poderia ter dito que as mulheres afegãs estão conquitastando espaço,liberdade,usar a palavra ocidentalizado mostra como se o oriente fosse atrasado.Mais um erra,associar islam e terrorismo.Isso é realmente triste porque a mídia não ajuda nada,só atrapalha,confundindo a população.Sobre as roupas islâmicas,isso eu concordo,muçulmanas podem sim serem lindas e elegantes com a modéstia em primeiro lugar.

  36. Salam!
    Nossa Alvaro,muito obrigada,to me sentindo rsrsrs.Muito interessante sua ideia,usar versículos do Alcorão é uma ótimo meio de aprender,vou pensar num primeiro assunto!

  37. Muito obrigada pelo carinho!fico muito feliz e gratificada sabendo que estou ajudando.Obrigada 😀

  38. Salam!
    O que deveria ser para informar a população só distorce,a mídia.A mídia deveria ajudar,divulgar,trazer conhecimento.E o que ela traz? Preconceito,e mais preconceito.Confunde as pessoas,como a reportagem,mistura as coisas e ao menos nem procura saber sobre o assunto.Triste isso.
    Que bom que gostou da mudança do blog!

  39. Keity de Melo disse:

    Salam, Habibah! Olha, eu gostaria que vc se pudesse, me explicasse o significado da palavra Bidah. Eu vi a palavra em muitos sites islâmicos, mas não descobri o que significa.
    Beijos!

  40. Salam!
    Keity,Bidah significa inovação,ou seja inovação da religião,que algo totalmente proibido.Nenhum muçulmano pode mudar as práticas a favor dele,a religião é perfeita como é.Se não tem na Sunnat (tradição do profeta) ou no Quran é porque não tem no islam e fim.Ex: Não pode comemorar natal no islam,um muçulmano não pode dizer que pode,não tem na Sunnat e nem no Quran.É um erro gravíssimo querer inovar a religião.
    Beijos

  41. Keity de Melo disse:

    Salam, Habibah!
    A maioria dos cristãos (principalmente) evangélicos, obrigam seus filhos pequenos pequenos a irem à igreja, para aprenderem os ensinamentos de Jesus. No entanto, muitas dessas crianças quando crescem, abandonam o que aprenderam. Eu pude notar, que as pessoas que se tornam cristãs depois de sua adolescência, são mais fiéis do que aqueles que são obrigados pelos pais. Porque eles se convertem de coração. Como é que os pais muçulmanos ensinam o Islã aos seus filhos? É permitido forçar as crianças a seguirem o Islã?

  42. Salam!
    Os pais muçulmanos devem sempre ensinar o islam a criança,desde pequena,e sempre dar bons exemplos.Como que uma mãe que não usa hijab vai querer que sua filha use se ela mesma não usa?Os pais devem ler o Quran para a criança,rezar com ela,ensinar os princípios da religião e no que ela professa.Deve fazer com que a criança cresça em um ambiente onde há mais muçulmanos,ser amigos de muçulmanos.Imagina um adolescente muçulmano convivendo com outros adolescente que não são muçulmanos,esse adolescente vai ir a bares,boates e vai induzir o muçulmano a fazer isso também,que é errado.A criança deve sempre estar em contato com a religião,viver em um ambiente onde pessoas praticam,ter um bom exemplo.Os pais devem responder as dúvidas da criança sobre a religião.Mas,digamos,que os pais façam tudo certo,ensinem,sejam bons exemplos e quando adolescente essa criança venha manifestar que queria deixar o Islam,o que os pais devem fazer?Bom,devem conversar,tentar entender o motivo e conversar e ver se é aquilo realmente,tentar trazer de volta a religião,mas se não funcionar não deve forçar.É duro para os pais aceitarem isso,de qualquer religião,mas devem aceitar.Eu sofri no início de minha reversão,minha mãe não aceitou,entendo os pontos delas,mas hoje ela aceita,na verdade hoje ela é muçulmana rsrs.Então a criança deve crescer em um lugar com mais muçulmanos e vivenciar a religião,deve saber sobre ela,os pais devem passar essa mensagem.
    Beijos

  43. Keity de Melo disse:

    Salam! É verdade que de acordo com a Lei islâmica, em caso de divórcio a guarda dos filhos sempre vai para o pai, e nunca para a mãe? Suponhamos que o motivo do divórcio seja traição do marido, ou violência por parte do mesmo. Se ele ficasse com a guarda das crianças, ele certamente não seria um bom exemplo para elas. E também: o pai geralmente passa o dia trabalhando. Embora seja amado pelos filhos é sempre a mãe quem ampara o filho(a) no momento de tristeza, é ela quem dá o carinho e o apoio emocional. Eu até vi um hadith que conta que uma pessoa perguntou ao Profeta “quem dentre a humanidade é digno do meu melhor companheirismo?” O Profeta disse “sua mãe”. Eu também não acho justo que tirem a criança dos braços de sua mãe depois que ela suportou por 9 meses o peso da gravidez e depois de ter sofrido todas as dores do parto para trazer a criança ao mundo. Peço desculpas se estiver sendo preconceituosa. Esta não é a minha intenção. Por isso quero que me explique. Beijos, fique com a paz.

  44. Salam Keity.
    Olha não é bem assim,a criança sempre fica com quem cuida dela melhor,seja mãe ou pai.Acontece que as vezes o pai tem melhores condições de cuidar,mas mesmo assim mãe é mãe,e ai vem o bom senso do pai,nenhum pai tiraria seus filhos da mãe,a não ser que ela realmente não tenha como cuidar.Tudo vai de cada ponto e situação.

  45. alvaro disse:

    Viu, como eu adoro este blog,a esta hora da manha(1;10), estou por aqui estudando.Que ALLAH TE PROTEJA MUITO ,MUITO ……………

  46. Keity de Melo disse:

    Salam!
    Todas as religiões monoteístas ensinam que o marido deve sustentar a mulher e prover todas as suas nescessidades na medida do possível. Mas se um homem perde completamente a capacidade de trabalhar(suponhamos que ele fique muito doente ou sofra um acidente grave). E eles não tem filhos, nem parentes próximos com quem possam manter contato. Neste caso, se a mulher tiver vontade e disposição para trabalhar ela pode sustentar o marido até que ele se recupere?

  47. Salam!
    Se o homem não tiver ninguém mais que o sustente a mulher pode,mas claro,ela não pode ser sobrecarregada,deve fazer a sua parte,porém o marido não pode exigir tudo dela,ela não pode “virar” o homem sabe,digo,ela não pode fazer mais do que ela consegue,não pode se sentir infeliz,mas claro,deve procurar manter o bem estar do marido sempre.Então é uma questão dos dois,ele não pode exigir demais ela,porém ela não pode ignorar ele.

  48. Muito obrigada pelo seu carinho,que Allah lhe recompense pelo seu esforço,mas não precisa ficar acordado até tarde não rsrs
    Salam!

  49. Keity de Melo disse:

    Salam, Habibah!
    Eu quero que vc me indique filmes islâmicos, para que eu possa estudar mais o Islam. E eu gostaria de saber se você também faz parte do http://www.aulasislamicas.blogspot.com porque eu fiz um cadastro no mês passado para receber livros islâmicos gratuitos e estou ansiosíssima para recebê-los, é que eu quero aprender mais sobre a religião. Aí se vc soubesse dos cadastros, poderia me dizer se o meu foi aceito ou não. Beijos!

  50. Salam!
    Eu não faço parte do blog aulas islâmicas,mas não se preocupe seus livros irão chegar,os meus chegaram,podem demorar,então não se assuste se a princípio eles não vierem,mas se eles demorarem mais de 2 meses ai você manda outro cadastro.
    Da uma olhadinha aqui http://egitoebrasil.com/2009/09/29/filmes-para-refletir-sobre-isla-muculmanos-oriente-medio-persia-etc/ tem várias indicações de filmes para aprender sobre o Islam

  51. Keity de Melo disse:

    Salam. Eu li ontem um post falando sobre o Paraíso e o Inferno. Entre os que estarão presentes no dia do Juízo, foram citados os gênios. Porque eles serão julgados se não são humanos? Ouvi dizer que eles são invisíveis. Mas existem mais diferenças entre eles e a raça humana? Eles são imortais? Tem poderes sobrenaturais ou são criaturas normais como nós? São bons ou maus? São vulneráveis a tentações? Têm alguma influência sobre nós?
    Também foi dito que até os animais estarão presentes. Eles também serão julgados? E os animais que estarão lá serão novos ou serão nossos animais rescussitados?
    Satanás é o culpado por todos os pecados da humanidade. Ele também sofrerá no Inferno junto com os condenados ? (isso me parece justo por tudo que ele faz) ou será mesmo um “governante” do Inferno?
    E eu recebi uma folheto das T. J. dizendo que não existe Inferno de Fogo. Diz que é injusto, que se uma pessoa vive cerca de 80 anos, não pode ser punido por toda a eternidade. E que só um deus cruel faria isso.Qual é a verdade?

  52. Salam!

    Sobre os gênios leia esse post,aqui fala bem sobre a condição dos gênios: https://amulhereoislam.wordpress.com/2011/03/07/genios-jins-no-islam/

    Todas as criaturas estão presentes no dia do juízo,animais também.Eles serão julgados,todos eles,do primeiro ao último,assim como nós.

    Sobre Satanás: Satanás é um gênio (como diz no post dos gênios) que se recusou a se prostrar para os humanos quando fomos criados se dizendo ser superior,com isso Allah baniu ele do paraíso e ele foi amaldiçoado até o dia do juízo.Satanás então passou a tentar trazer a humanidade junto com ele para o inferno,é ele,Satanás,que desvia as pessoas para o inferno para junto dele,afastando de Deus,portanto ele já esta no inferno e o que ele quer é trazer as pessoas para junto dele.

    No Islam existe inferno mas não significa que Deus é cruel.A pessoa só vai para o inferno se cometer muitos pecados,pecados grandes e não se arrepender,porque se alguém que mata outra pessoa porém se arrepende de verdade mesmo Deus perdoa.Deus é misericordioso,Ele é justo e sabe ser justo.Ninguém irá para o inferno sem que realmente mereça,e ninguém precisa ser perfeito para ir pro paraíso porque ninguém é,só Deus.

  53. Keity de Melo disse:

    Salam! Mais uma coisinha que eu não entendi: sobre os animais, por quê eles serão julgados? Eles também cometem pecados como nós? Porque eu acho que por mais espertos que eles possam ser, eles não têm consciência do que é certo e do que é errado, pois eles agem com os instintos que já nasceram com ele.
    Sobre os gênios: eles são invisíveis; mas depois da Ressurreição os gênios muçulmanos poderão ser vistos por nós e conviver conosco? E: com as TJ eu aprendi que Satanás era um dos anjos superiores que queria ser adorado no lugar de Allah. Ele se rebelou e levou vários anjos rebeldes consigo. E diz que ele e seus demônios viviam no céu atormentando os outros anjos até 1914, quando Jesus se tornou o “rei” do Reino de Deus, e expulsou os demônios do céu. Eu nunca concordei que Jesus pudesse ficar no lugar de Deus como rei. Se o Reino é de Deus, como outro poderia governar em seu lugar? Aí não sobra lugar pra Deus no Paraíso, né? E por quê os gênios tinham que se prostrar diante dos humanos? Me explica. Um abraço!

  54. Salam!
    Keity querida,desculpa a demora!

    Mas vamos lá!

    Sobre os animais serem julgados:

    Querida,segundo o islam os animais não tem uma alma,como você disse,eles não sabem o que é certo e errado,eles tem sentimentos sim,devemos tratá-los com amor e respeito,porém eles não sabem a diferença do certo e errado,por isso eles não serão julgados no dia do júizo final,MIL DESCULPAS,eu me precipitei,não li direito sua pergunta anterior,agora fui pesquisar mais a afundo.Eles vão virar,pó,se decompor,quando eles morrerem,como ocorre com o nosso corpo,porém nós seremos ressuscitados para o dia do juízo,mas eles não.Porque é nós que estamos sendo testados,e não eles.Mas a forma como nós tratamos os animais influencia,ninguém pode sair matando animais sem motivo,ou derrubando florestas,devemos estar em equilíbrio com a natureza,e não ser inimigos dela.

    Sobre Satanás:

    Para os muslims ele é um gênio,do mal,que tem uma espécie de “exército”,sabe,que tem como objetivo nos afastar de Deus.No Islam Deus é o único “Rei dos Céus” ,Só Ele “comanda” sabe,Jesus é um profeta,tem grande importância,assim como Muhammad,mas só Deus irá poder julgar as pessoas.

    Os gênios tinham que se prostrar para nós,em sinal de respeito.Todos os gênios fizeram isso em sinal de obediência a Deus,afinal,os humanos eram a nova criação de Deus,a criação que teria a Terra como moradia.Porém Satanás se rebelou.Eles disse que não iria se prostrar porque ele (gênios) foram feitos do fogo,e nós (humanos) do barro,ou seja,ele alegou ser superior a nós,ser melhor,e com isso Deus expulsou ele do paraíso,e partir daí,ele passou a desvirtuar a humanidade.

    “Criamos o homem de argila, de barro modelável. Antes dele, havíamos criado os gênios de fogo puríssimo.” (Alcorão 15:26-27)

    “Os anjos foram criados da luz e os gênios do fogo sem fumaça.” (Saheeh Muslim)

  55. Keity de Melo disse:

    Salam!! Acho muuuito fofa a sua atitude, maasss, NÃO PRECISA PEDIR DESCULPAS!! Se você se precipitou, a culpa foi minha porque eu pergunto de mais e acabei te deixando confusa. Mas quero que saiba que tudo isso é porque a coisa que eu mais amo é o conhecimento.
    É… Você têm um perfil no Orkut, certo? É que eu tentei te adicionar ontem, mas não recebi nenhuma resposta ainda. E eu não sei se fiz da forma correta, porque eu não sou ainda completamente familiarizada com a Internet (comecei a usá-la em março deste ano, pra você ver!), mas eu tenho um perfil lá: Keity, Limoeiro- Pernambuco, não tem fotos, e só tem 1 amigo… Estou muito carente na questão Orkut, (rsrs) por isso se quiser me adicionar ficarei muito feliz, tá? Beijos

  56. Salam!
    Obrigada querida,sua atitude é muito legal,conhecimento é a base de tudo.Mas,olha eu nem entro no orkut,na verdade eu esqueci a senha rsrs e faz tempos que eu to querendo fazer outro mas sempre esqueço,vou fazer um,ai assim que fizer te adiciono ok?
    Beijos

  57. Keity de Melo disse:

    Salam! Acho muuito fofa a sua atitude, maass, NÃO PRECISA PEDIR DESCULPAS! Se você se precipitou, a culpa foi só minha, porque eu pergunto de mais e acabei te deixando confusa. É que como eu já te disse antes, sou muito curiosa. Mas quero que saiba que tudo isso é porque eu AMO o conhecimento. E eu agradeço a sua consideração.
    É… Você tem Orkut, certo? É que eu tentei te adicionar ontem, mas ainda não tive resposta. Se quiser me adicionar ficarei muito feliz de ter uma amiga muçulmana! Eu tenho um perfil lá: Keity, city: Limoeiro, Pernambuco, solteira, 16 anos. Beijos!

  58. alvaro disse:

    Ola Habibah,assisti o video com a Heb neste blog abençoado por ALLAH e chequei a varias conclusoes , uma delas e que nao ha interesse por parte dos demais em acabar com a corrupçao por aqui,porque, eles tiram proveito disso,mas, se depender de min o ISLA com certeza se implantara e o unico que conseguira por o Brasil nos eixos, muitos ,muitos e muitos irao para a lixeira e serao deletados por O UNICO DEUS VERDADEIRO. TENHO CERTEZA DISSO.

  59. Salam
    Pois é Álvaro,não ta fácil a coisa,você viu o preconceito né?O pior era eles dizendo ” a gente aceita a crença deles,mas eles não aceitam a nossa”.Como assim aceitam,ficaram falando mal,falando coisa errada o programa inteiro,um horror! MashAllah pro você disse,as pessoas nem precisam ser muçulmanas,mas respeitando né,mas nem isso tem!
    Allah Hafiz!

  60. Salam Habibah.
    Estava vendo as dúvidas do pessoal e fiquei intrigada com uma coisa.
    Até mesmo as músicas instrumentais árabes, sem voz mesmo, daquelas tocadas de improviso em reuniões ou as folclóricas são proibidas no Islam?
    Fiquei curiosa com isso.
    Bjos!

  61. Salam querida.
    Sim,no Islam apenas nasheeds são permitidas.Nasheeds são hinos islâmicos,cantadas apenas por homens,e sem instrumento geralmente,ou com um instrumento muito popular o daff,que é permitido,é uma espécia de tambor/pandeiro.Mas que músicas você ta falando?Porque se a música for com o daff ai pode.
    Aqui no blog ja falei sobre a música e nasheeds,procure em “tags” as tags “música,nasheeds,ou vídeos” tem uns exemplos.
    Beijinhos

  62. alvaro disse:

    Habibah ,muito frio por ai, boa noite.Peço a ALLAH que te abençoe todos os dias ,voce nos auxilia muito ,pois damos os primeiros passos ,por isso ,faço uma nova pergunta dentro de muitas outras que virao,por favor me responda onde comprar um Taqiyah .Muitos livros ,bussulas ,Alcorao Sagrado com ou sem comentarios venho comprando via internet na Arresala Loja Islamica,mas,no momento nao tem disponivel,onde posso compra-lo .Muito obrigado e ate………(.E ALLAH QUEM RECOLHE VOSSAS ALMAS,DURANTE A NOITE,E SABE O QUE FAZEIS DURANTE O DIA .ENTAO,ELE VOS RESSUSCITA,A FIM DE QUE SE CUMPRA O PERIODO PREFIXADO;LOGO, A ELE SERA O VOSSO RETORNO E,ENTAO,ELE VOS INTEIRARA DE TUDO QUANTO HOUVERDES FEITO). ALCORAO

  63. alvaro disse:

    OBS; voce passou para min o site SIMPLY ISLAM.COM , tem varios de croche ou trico lindos que podem ser usados no frio ,mas , e tudo em ingles e fica dificil comprar ,por que,nao sei qtos dias demora para vir e meu ingles nao esta muito bom, se voce souber de alguma irma muçulmana que faz ou de alguma loja no Brasil que vende via internet com pag seguro, por favor passe o valor da mercadoria e do sedex 10, tambem, o numero da conta que eu deposito o dinheiro rapidamente . ou alvarothomaz@hotmail.com se nao for possivel responder nesta pagina.Muito ,muito obrigado mesmo.

  64. Salam
    Aqui em SP ta frriio rsrs.MashAllah.obrigada,que Allah abençoe você por tanto esforço e dedicação,tenho certeza que serás um ótimo muçulmano.Você disse que na loja Arresala não tem agora,mas olha aqui http://loja.arresala.org.br/produtos.php?item=taqiyah+(chapeu)&p=54 parece disponível.

  65. alvaro disse:

    Habibah , nas lojas Arresala qdo clico no carrinho para comprar aparece a mensagem ,produto nao disponivel.

  66. Então, pelo q conheço da estrutura das músicas árabes, as folclóricas na maioria das vezes usam daff.
    Eu li o post que vc se refere, mas mms assim fiquei curiosa…
    Obrigada!

  67. Olá,se é com o daff não tem problema,pois é o instrumento permitido.
    Beijos

  68. Salam Alvaro
    Dei uma olhada e não achei onde comprar,vamos esperar a próxima remessa.Se achar alguma coisa de aviso.

  69. alvaro disse:

    Bom dia Habibah,passou-me desapercebido consegui comprar na Lojinha.com ,voce tinha passado p/min o site ,mas,tinha esquecido.Agradeço pela atençao,muito obrigado mesmo. PAZ E BENÇAO DE ALLAH.

  70. Salam
    Ah que bom,fico feliz 😀
    Allah Hafiz!

  71. alvaro disse:

    PAZ E BENÇAO DE ALLAH , CARA HABIBAH . ESTOU GOSTANDO , MUITO, DA MATERIA MILAGRES DO ALCORAO NAO SE ESQUEZA QUE VOCE ESTA DANDO AULAS PARA MUITOS LIMERENSES. MUITO OBRIGADO. SEMPRE………………

  72. Salam!
    MashAllah,que ótimo ouvir isso!É uma honra!
    Fique com Deus

  73. alvaro disse:

    OLA,minha querida Habibah,(com todo respeito do mundo) Estou acompanhando as aulas sobre as ve rdades do ALCORAO e estou gostando muito, agradeço a deus por essa sua preocupaçao em nos orientar por um lado sua preocupaçao e de outro os descaso o desprezo a falta de responsabilidade,estou falando sabe daquele site a lojinha.net ,fiz algumas compras de artigos islamicos e paguei o boleto no banco, tudo certinho mas nao me mandarm a mercadoria alegam que o meu endereço esta errado , ja atualizei o cep mesmo assim nao respondem meus mail, varios mails, (nao deixam claro o vao fazer) estou com o meu comercio no mesmo lugar a vinte anos vem mercadoria pelo correio quase todos os dias e nunca tive problemas, as lojas Arressala sempre me mandou tudo que compro sempre pontualmente com o cep antigo sem nenhum problemas, estou triste porque o que comprei e sobre oraçoes que seria muito util, sempre tem alguel para nos desorientar voce por um lado leva muito a serio se dedica muito ,a gente ve e percebe e por outro nem se preocupam com o mal que fazem e ainda vendem produtos sobre o sagrado ISLAM.

  74. alvaro disse:

    Habibah,olha o que li numa revista usada que ganhei da SBM.A revista se chama AL URUBAT uma entrevista com o senhor Hajj Moustafa Mourad. A revista pergunta : Qdo o senhor chegou no Brasil como encontrou a Comunidade muçulmana . O senhor Hajj Moustafa responde : Melhor do que hoje .Naquela epoca a sociedade era formada em sua maioria por palestinos. Os muçulmanos eram mais unidos e como nao tinham dinheiro eram muito humildes e religiosos

  75. alvaro disse:

    Entrevista continua…………. A revista Urubat pergunta. Como esta a comunidade hoje (isto em 2001) Senhor Hajj Moustafa responde : Esperava ver a nossa comunidade e a sociedade hoje mais avançada com a participaçao dos jovens estudados, mas o que vejo hoje sao pessoas ainda pouco voltadas para religiao muçulmana,necessitando participar mais e com mais interesse em servir a comunidade.

  76. alvaro disse:

    Por isso cara Habibah o que voce faz e muito digno e esta de parabens, espelho em voce e nao é todo mundo que o faz so pessoas especiais e voce e´ uma delas . Sempre minha querida professora.

  77. alvaro disse:

    Eu acho : para que o ISLAM seja estabelecido todos tem que trabalhar em conjunto,nao pode haver falhas,principalmente,aos olhos dos que estao começando.Isso na sua implantaçao.E é de total importancia isso aos meus olhos (meu modo de entender) .Se nao quase tudo vai por agua abaixo voce trabalha varios anos construindo e derepente em alguns segundos tudo volta a estaca zero. por favor Habibah orienta-me se estiver desorientado. E ELE É O DOMINADOR SOBRE SEUS SERVOS.E ENVIA ANJOS CUSTODIOS,SOBRE VOS,ATE QUE QUANDO A MORTE CHEGA A UM DE VOS, NOSSOS MENSAGEIROS CELESTIAIS LHE LEVAM A ALMA, E DE NADA DESCURAM. ALCORAO

  78. Sofia disse:

    Há um assunto que não consigo entender. Porque muitas mulheres islamicas, quando são violadas, são elas consideradas culpadas e são elas castigadas? E o respeito pela dignidade da mulher, isso não conta? E o respeito pela mulher por onde anda???

  79. Salam Álvaro
    Ah que pena isso hein,isso é falta de profissionalismo,agora pelo menos sabemos onde podemos comprar com confiança né.

  80. Salam
    A ummah (comunidade islâmica) está crescendo,hamdulillah,porém problemas crescem também.Quanto mais pessoas,mais difícil de se administrar certo?Então isso é o que vem ocorrendo,a divergência de opiniões acaba ,as vezes, gerando conflitos por coisas banais.Mas não são todos assim,a maioria sabe respeitar o próximo e colabora para uma ummah mais harmoniosa.

  81. Muito obrigada Álvaro,fico muito feliz em saber que estou ajudando tantas pessoas a conhecerem o verdadeiro Islam,o nosso trabalho é um trabalho de formiguinha,mas aos poucos,ganha espaço.

  82. Sofia,isso é uma questão mais cultural do que religiosa.Isso é triste,mas muitas vezes em países orientais(independente da religião) quando é mulher é abusada sexualmente ela é vista como culpada.Mas no Islam devemos ser sempre justos e Allah sabe e vê.

  83. alvaro disse:

    Bom dia Habibah,so estou marcando presença,(estou estudando bastante no blog) INSHA´-ALLAH.

  84. Sofia disse:

    A profissão de modelo é aceite no islamismo? Vi um video no youtube onde mostravam fotos de iranianos (homens) a desfilaram e a posarem para grandes marcas internacionais.

  85. Salam
    Olha não sei bem,mas acho que não é da mais corretas.Afinal nessa profissão há ensaios fotográficos bem sensuais,festas com bebidas,promovem o consumismo,a moda exagerada,essa coisa de ser perfeito.Para mulheres não,porque não pode usar o hijab,a não ser que seja algo como uma grife islâmica,de muçulmanas,ai até pode.Porém tem que analisar muito.

  86. talita disse:

    Salaam aleikum..Habibah gostaria de saber onde se compra um alcorão? é só pela internet que vendem? sobre a musica, nem sami yusuf pode? eu não me converti ainda,mas depois que eu me converter eu tenho que ir sempre a uma mesquita? eu posso seguir o islam sem me converter tão já? pois a minha mãe não aceita (ela tem um pouco de preconceito).. Habibah seu blog esta me ajudando e me ensinando muito….desde já obrigada…

  87. Salam Talia

    Sobre o Alcorão,dê uma olhada aqui:
    http://www.amulhernoislam.com/2010/11/folha-publica-alcorao-sagrado.html

    Você pode adquiri-lo em uma Mesquita tbm

    Sobre a música,olhe esse post:
    https://amulhereoislam.wordpress.com/tag/videos/page/2/

    Sami Yusuf não é cantor de música,ele canta nasheed,hinos islâmicos que podem sim!

    Sobre a Mesquita é muito bom frequentar se você puder.Bom,o certo é se converter,mas faça pequenas mudanças antes disso,e fala com sua mãe,pergunte a ela porque ela não gosta do Islam e explique sobre isso.Tenho certeza que um dia acabará aceitando.

    Beijinhos,volte sempre!

  88. maria.aparecida disse:

    olá querida Habibah,é com imenso prazer que estou aqui hoje pela primeira vez. ultimamente venho pensado seriamente em me converter,me indentifico muito com tudo que leio a respeito de muçulmanos,e desejo fazer parte dessa imensa familia muçulmana,e preciso muito das sua orientações ,se puder me ajudar lhe serei muito grata,tudo que puder me ensinar á respeito ,até mesmo sobre orações.e quais os dias dedicados á visita á mesquita,sabe ,preciso saber onde encontrar livros de preferencia gratuitos,e tambem onde posso encontrar livro sagrado em portugues o alcorão.,e se voce me permiti vou estar sempre aqui a procura de ensinamentos que me levarão a ser uma muçulmana de fé ,alma ,e coração,fico des de já muito agradecida ,e esperançosa que venha á ler a minha mensagem ,e que me de esperança de um belo ,e proveitoso estudo do alcorão,e que me faça ser uma doutrinada muçulmana,fique na paz de allah,,um grande abraço ,e aguardo anciosa por retorno dessa mensagem,bjo no seu coração,com respeitoso carinho me despeço ,e assino .Maria.

  89. Salam Maria Aparecida

    É uma honra tê-la em meu blog e qualquer coisa que precisar pode contar comigo que sempre estarei disposta a lhe ajudar.Fico sempre muito feliz quando vejo que alguém tem interesse no Islam.

    Você disse que gostaria de adquirir livros gratuitos né.Pois bem,existe um site a “Conveying Islamic Message Society” que em parceria com esse blog aqui estão distribuindo livros islâmicos grátis para todo o mundo em diversas línguas,inclusive o português.

    Tudo o que você tem que fazer é preencher esse cadastro aqui bem fácil e você receberá alguns livros (não todos de uma vez).Os livros demoram a chegar,varia de 1 a 3 meses,porém eles chegam.É confiável.

    E sobre o Alcorão,você pode comprá-lo aqui: http://www.alcorao.com.br/loja.asp

    E qualquer outra coisa que queira saber é só perguntar.
    Fique na paz de Allah

  90. izabella disse:

    No islam pode pintar o cabelo?
    Eu pretendo me converter e pinto meu cabelo de loiro, eu teria que deixar na cor natural antes de me converter, ou posso continuar pintando?

  91. Fatima disse:

    Gostaria de saber como se amarra os lenços na cabeça, mas quero saber passo a passo… Obrigada

  92. Salam Izabella.
    Você pode pintar seu cabelo desde que não pinte de preto,não há problemas se seu cabelo natural é preto,mas não pintar de preto não pode.Você disse que pinta de loiro então não há problema.

  93. Olá Fatima
    Assista a esses vídeos ,eles mostram como se coloca o hijab passo-a-passo.Ai você olha os vídeos e vê qual é mais fácil para você:

  94. alvaro disse:

    POSSA DEUS ABENÇOAR A TODOS NO MES DO SAGRADO RAMADAM. Parabens habibah e feliz RAMADAM .

  95. Ameen!
    Ramadan Karim para você tbm Alvaro,tudo de bom.
    Allah Hafiz

  96. Milan Veselich disse:

    Gostaria de saber se os rituais do Funeral de um muçulmano foram adotados há muito tempo, digo desde a época do profeta Maomé Anos 600 (d.c.) ou se eles foram adotados posteriormente

  97. Salam.
    São antigos,não sei dizer a época certa,digo,mas são antigos,da época do Profeta.

  98. Milan Veselich disse:

    Muito Obrigado

  99. Waldirene disse:

    Olá tudo bem? primeiro gostaria de dar os parabéns pelo seu blog ele é ótimo,tirei várias dúvidas que tinha e adorei conhecer um pouco mas do Islamismo,pois além de gostar muito tenho profundo respeito pelo o Islamismo, já tem um tempo que procurava conhecer mais da religião espero ainda ter a oportunidade de conhecer uma mesquita.

  100. Olá Waldirene.
    Muito obrigada pelo carinho,fico feliz em saber que gosta e admira o Islam.
    Mas onde você mora?Podemos achar uma mesquita ou entidade islâmica pertinho de você.
    Beijos

  101. Waldirene disse:

    Oi,boa noite fiquei feliz por ter respondido o meu comentário, eu sou do sul de Minas Gerais, espero que você conheça alguma mesquita na região gostaria muito de poder visitar.Para a visita tenho que estar vistindo alguma roupa especial?Ao encontrar as pessoas dentro da mesquita posso dirigir a palavra (conversar com elas) sem que possa parecer inconveniente?
    Agradeço pela atenção

  102. Naya disse:

    Salam. Estou a jejuar e hoje sangrei do nariz e gostaria de saber se o meu jejum está automaticamente quebrado.

  103. Salam irmã.
    Não,seu jejum é válido.O seu sagramento foi simples,apenas um “acidente” é muito comum,então não quebra o jejum.Sangramentos assim,pequenos,não quebram.A não ser que o sangramento seja grande e possa prejudicar a saúde da pessoa.Caso ela faça uma cirurgia,e depois ela sangre por causa disso,seu jejum é válido,contanto que o sangramento seja pequeno.
    Ramadan Karim

  104. Olá.
    Em Minas Gerias há uma entidade islâmica,na cidade de BH:
    Sociedade Beneficiente Muçulmana de Belo Horizonte

    R. João Camilo de Oliveira Torres, 20
    Belo Horizonte – MG CEP 30210-260
    fone (031) 227-7157

    Como você é mulher,deve cuidar em suas vestes,use roupas um pouco mais discretas e largas,shorts,decotes,não aconselho.Você pode usar uma calça e uma blusa normal,contanto que não sejam chamativas.Recomendo você levar um véu/lenço para usar na hora de entrar na mesquita.Quando for em uma Mesquita você pode entrar e falar com quem você quiser,procure uma muçulmana e fale com ela,não precisa ficar envergonhada,diga que gosta do Islam,tem interesse.
    Você pode pedir informações na entrada da Mesquita,na secretaria se houver,geralmente sempre há alguém,mesmo que não tenha secretaria.Diga que gosta do Islam e quer conhecer,caso tenha alguma dúvida,pergunte.

    Abraços

  105. Milan Veselich disse:

    Boa Tarde, informações para um nao muculmano entender melhor o mes Sagrado do Ramadã.

    Quais os principais preceitos que devem ser respeitados durante este mes ?
    Obtive informacoes de pesquisa na internet dizendo que este mes foi instituido quando o alcorao foi revelado ao profeta Maomé. existe algum outro motivo ?
    Por se tratar de um periodo que ocorre em diferente mes a cada ano, existe um registro historico de todos os meses de ramadã que ocorreram desde usa instituição ?

  106. Boa tarde.

    Durante o Ramadan,o jejum deve ser observado,do nascer ao pôr do sol,os muçulmanos não ingerem nada,nem água.A quebra do jejum ocorre entre 5h30 e 6h, na oração do Maghrib,o muçulmano deve comer algo leve,uma fruta e um copo de água,uma tâmara é o recomendável.Depois,la pelas 19h ocorre a última oração do dia o Isha’ e depois disso tem a janta,que de novo algo leve deve ser comido.Antes do dia começar,o muçulmano pode comer algo,na oração do Fajr,entre 5h e 5h30 da manhã,o recomendado é algo leve para comer.
    Além disso,o muçulmano não pode ter relações sexuais nesse mês,assim como deve cuidar de seu espírito,fazer caridade,não fazer fofoca,ler bastante o Quran e ir a Mesquita se puder.

    O principal motivo é esse,a revelação do livro Sagrado,que é um grande marco,uma data muito importante!
    Olha,pelo o que sei não,o Ramadan ocorre desde a época do profeta,a mais de mil anos!É impossível hehe.

  107. Sofia disse:

    Li numa reportagem na internet que, no islão, a opinião das mulheres ( por exemplo num tribunal) vale metade da opinião dos homens. Isso é verdade? E justificam que essa diferença deve-se a “natureza” das mulheres. Não entendi muito bem isso.

  108. Nataliane disse:

    Bom dia me chamo Nataliane
    Ha algum tempo ando interessada em saber mais sobre o Islam,ja conheci algumas religioes mas nao me senti completa em nenhuma,e vou a uma mesquita no dia 15 para tirar algumas duvidas mas estou um pouco perdida e nao sei como me comportar e gostaria q me desse alguma ajuda…
    Obrigada

  109. carla disse:

    Olá querida,
    Já te chamo assim porque vejo em você uma grande generosidade em compartilhar seu conhecimento. Meu nome é Carla, recentemente fiz um amigo pela internet, ele é do Marrocos e não fala português, conversamos usando o tradutor google e nossa comunicação é muito truncada, poucas vezes nos compreendemos com clareza.
    Sou muito curiosa e talvez por ser artista, eu esteja tão interessada pelo Islamismo e toda a cultura árabe. Tenho lido sobre o assunto, mas minha cabeça não pára de gerar novas interrogações, as vezes as respostas de meu novo amigo so aumentam minhas duvidas, por sorte descobri você que compreende com clareza minhas palavras . Bom, minhas perguntas de HOJE são:

    1- Existe uma produção de arte contemporânea nos países árabes, assim como cursos superiores de arte? não encontrei nada sobe o assunto na internet. E fiquei um pouco com a sensação de que não há uma reflexão mais atual sobre a cultura deles.

    2- o Islamismo proibe casamentos com pessoas estrangeiras, mesmo que sejam convertidos? me refiro especificamente ao fato de não praticarmos a castidade.

    3- Durante o Ramada a rotina deles é alterada em relação ao trabalho e estudo?

    4- Estrangeiros tem limitaçoes de acesso a mesquitas?

    5- Meu amgo marroquino me pediu para não add seus amigos do facebook que me procurarem e não conversar com eles, há uma razao especifica para isso?

  110. Sofia disse:

    E é verdade que uma filha tem direito a menos herança que o irmão?

  111. Olá Nataliane.
    Recomendo que leia esse texto aqui:
    http://www.amulhernoislam.com/2010/11/primeira-visita-mesquita.html
    Beijos

  112. Sim,mas não é bem assim também.
    O motivo ta aqui:
    o homem recebe 1 parte a mais,porque essa parte é para prover um bom futuro a esposa e filhos.Essa parte a mais não é dele,para ele gostar como quer,essa parte é para o seu futuro,para prover um bom futuro a sua mulher,sabe?Essa parte é dos homens no Islam,de sustentar a mulher,a mulher pode trabalhar se quiser,porém ela pode ser sustentada,ela tem essa escolha,mesmo que a mulher trabalhe,quem sustenta é o homem,por isso o homem ganha mais.Não é injusto da parte do Islam,é justo,assim a mulher tem o dinheiro dela para gastar como quer,o homem tem a parte dele pra gastar como quer,e ainda tem a parte da família.Porém é importante lembrar que isso não é regra do Islam,é o que acontece na maioria dos casos,mas tem casos em que a mulher recebe igual ou mais que os homens!

  113. Sofia disse:

    Continuo a não concordar. Parece-me mais com desculpas para inferiorizar as mulheres. Desculpa se estou a ser grosseira mas é minha opinião.

  114. Sofia disse:

    Mas se todos são filhos, todos têm direito a igual parte da herança independente dos motivos. As mulheres islámicas aceitam isso? Eu não tenho irmãos mas se o meu pai deixasse mais herança para um filho do que para mim, ia haver muitos problemas. Nunca aceitaria tal coisa.

  115. carla disse:

    habibah,
    Não vi sua resposta, seria porque preciso confirmar meu post por email? minha conexão é ruim por isso não pude fazê-lo.

    Carla

  116. Olá Carla.
    Obrigada :D.
    Bom,vamos as dúvidas.

    1- Olha,eu não entendo sobre artes,mas posso te dizer que esse ano teve a mostra “Islã: Arte e Civilização”.A mostra reuniu mais de 300 obras que contam 1.400 anos da história do Islã dos acervos do Museu Nacional de Damasco, Museu Aleppo e Palácio Azem, da Síria, e peças do Museu Nacional do Irã, Museu Reza Abassi e Museu do Tapete, no Irã.

    2- Não! Não!O Islam NÃO proíbe casamento com estrangeiros,porque quem seriam os estrangeiros?Não existe estrangeiro,porque o Islam não é religião para um país,é religião para o mundo.O que o Islam proíbe é casamentos com não muçulmanos,se é convertido é muçulmano tbm!Mas o homem pode casar com uma cristã ou judia,a mulher não,eu falei disso aqui olhe na última parte do post,eu falo o porque a muçulmana não pode casar com um não muçulmano

    3- Não,nós não mudamos,nossa vida continua hehe

    4- Não,até porque como disse antes,não existe estrangeiros e não muçulmanos podem entrar.Apenas cuidar a vestimenta no caso da mulher,roupas curtas demais e coladas devem ser evitadas.

    5- Olha,vou te dizer uma coisa: muitos estrangeiros (muçulmanos estrangeiros,árabes) adicionam brasileiras em redes sociais com más intenções,não são todos.Então,sabe o que eu acho: que seu amigo sabe disso e ficou preocupado em você adicionar esse tipo de pessoa,porque eles são bons em seduzir mulheres.

    Espero ter ajudado,qualquer coisa tô aqui!
    Beijos querida!

  117. Bom,ai no seu caso,a herança seria igual,entenda,não é uma regra do Islam,acontece na maioria dos casos nos países árabes,porque lá o homem sustenta a mulher mesmo,é diferente de aqui sabe?Tem que analisar essa situação.Não é inferiorizar as mulheres não,pelo contrário.E as muçulmanas aceitam sim,porque é melhor para nós,mas entenda,não é uma regra do Islam,como eu disse antes as vezes a mulher ganha mais que o homem.Você sabia que a mulher muçulmana teve direito ao voto BEM antes da mulher ocidental?E que a herança não era permitida as mulheres nos países árabes e depois do Islam a mulher teve esse direito.

  118. Que estranho,vou tentar mandar de novo.

  119. Olá Carla.
    Obrigada .
    Bom,vamos as dúvidas.

    1- Olha,eu não entendo sobre artes,mas posso te dizer que esse ano teve a mostra “Islã: Arte e Civilização”.A mostra reuniu mais de 300 obras que contam 1.400 anos da história do Islã dos acervos do Museu Nacional de Damasco, Museu Aleppo e Palácio Azem, da Síria, e peças do Museu Nacional do Irã, Museu Reza Abassi e Museu do Tapete, no Irã.

    2- Não! Não!O Islam NÃO proíbe casamento com estrangeiros,porque quem seriam os estrangeiros?Não existe estrangeiro,porque o Islam não é religião para um país,é religião para o mundo.O que o Islam proíbe é casamentos com não muçulmanos,se é convertido é muçulmano tbm!Mas o homem pode casar com uma cristã ou judia,a mulher não,eu falei disso aqui olhe na última parte do post,eu falo o porque a muçulmana não pode casar com um não muçulmano

    3- Não,nós não mudamos,nossa vida continua hehe

    4- Não,até porque como disse antes,não existe estrangeiros e não muçulmanos podem entrar.Apenas cuidar a vestimenta no caso da mulher,roupas curtas demais e coladas devem ser evitadas.

    5- Olha,vou te dizer uma coisa: muitos estrangeiros (muçulmanos estrangeiros,árabes) adicionam brasileiras em redes sociais com más intenções,não são todos.Então,sabe o que eu acho: que seu amigo sabe disso e ficou preocupado em você adicionar esse tipo de pessoa,porque eles são bons em seduzir mulheres.

    Espero ter ajudado,qualquer coisa tô aqui!
    Beijos querida!

  120. Nataliane disse:

    Ola bom dia
    Quero esclarecer melhor minhas duvidas,
    Durante um ano e alguns meses namorei um muculmano,e apesar deles estar completamente desviado da religiao ele e uma otima pessoa digo isso pois so de namorar cmg e de os pais nao saberem imagino q nao era certo e alem disso ele bebia e fuma ate hje e sempre o questinei por causa disso,e depois de uma discusao acabamos por terminar mas nos tornamos amigos e ele apesar de cometer alguns erros esta sempre a falar da religiao para mim e sempre tive interesse em conhecer tanto q vou a uma mesquita no dia 15 para tirar minhas duvidas,se me converter e errado continuar amizade com ele?E certo esta a lhe dizer q como muçulmano ele devia rever as atitudes que anda tendo perante a religiao ou so cabe a ele ter consciencia disso!?Estou um pouco nervosa com a visita a mesquita pk apesar de ter muitas duvidas qnd fico nervosa me da um branco e tenho medo de xegar la e nao conseguir dizer nada!Sera q podia me ajudar.
    Moro em Lisboa,PORTUGAL

    Obrigada pela atençao
    beijos

  121. carla disse:

    habibah, consegui visualizar sua resposta. Muito obrigada.
    Eu realmente não me expressei bem em relação aos estrangeiros, falei isso por desconhecimento mesmo, mas voce me compreendeu, me referia aos não muçulmanos.
    O que me deixa intrigada é o fato de uma mulher por exemplo Brasileira ser convertida ou revertida ( li sobre ser esse o termo correto), casar-se. Por ela não ser mais virgem sofre preconceito em relação a um possivel casamento com um muçulmano? não falo pelos preceitos da religião, mas de maneira prática, isso ocorre?
    Tenho outras perguntas:

    2- em relação ao traje comum aos homens muçulmanos, desculpe não sei o nome. Meu amigo estuda e no seu dia a dia usa jeans e camisas comuns, mas vi uma foto com esse outro traje e gostaria de entender em que ocasões essa roupa é usada? ele deveria usa-la sempre?

    3- porque não é permitido ouvir musicas não islamicas?

    4- Gostaria de visitar uma mesquita ou entidade islamica, voce saberia me informar se existe no norte do Brasil? sou de Belém.

    5- Eu li no seu blog na parte sobre dicas de moda, que o ideal é não usar maquiagem se for muçulmana, mas então de onde vem esse estereótipo de maquiagem tão forte das mulheres, seria aquilo que voce escreve em outra parte do seu blog sobre não confundir a cultura árabe com a cultura islamica? Voce saberia me informar isso? Me desculpe se isso soa ofensivo, mas as mulheres árabes ficam lindas com essas maquiagens e tenho a impressão de que nem todas deixam de usar maquiagem mesmo afirmando serem muçulmanas.Elas podem usar maquiagem fortes para seus maridos em casa, assim como roupas mais ousadas? E porque não podem pintar as unhas?

    6- Eu entendo que o islamismo é a religião e muçulmano é o nome dado aos seguidores dela, esta correto isso? Se não estiver, me explique.
    Habiba, você é muito gentil por responder tudo tao pacientementeDD

  122. Sofia disse:

    Com a morte do marido, a mulher muçulmana tem direito a herança do marido? Se tem qual é a percentagem média?

  123. Olá.
    No Islam mulheres não são amigas de homens e vice versa,ou seja,essa aproximação que existe no ocidente entre homens e mulheres não existem.Isso não significa que não podemos falar com homens,ou cumprimentar,podemos sim,mantemos uma boa relação porém com uma certa distância,porque amizade entre homem e mulher,uma hora ou outra sempre acaba acontecendo algo entre os dois.
    Bom,acho que ele sabe que o que faz não é o correto diante da religião,então não há necessidade de você ficar falando “isso ta errado”,você poderia dar uns toques,sugerir a ele uma reflexão,faça ele pensar,afinal você disse que ele fala bastante de religião.
    Não precisa ficar nervosa,eu sei que pode parecer difícil,mas InshAllah tudo ocorrerá bem.Na hora você verá que é mais fácil do que pensa.Nós muçulmanos gostamos de falar sobre o Islam e responder dúvidas,porque isso faz as pessoas conhecerem melhor o Islam de verdade.Então não precisa ficar com medo de nada não hehe.
    Beijos

  124. Olá Carla.

    Sobre a castidade,uma mulher brasileira convertida não sofreria preconceito.O Islam fala que devemos manter a castidade,nesse sentido entende-se por não ter relações sexuais fora do casamento.Quando uma mulher (ou homem,ambos tem que manter a castidade) se convertem e não são mais virgens,isso não é problema para casamento porque isso ocorreu antes de serem muçulmanos,porém,a mulher ou homem só poderão ter relações sexuais novamente se se casaram,ou seja,isso é castidade.A questão do ser virgem até o casamento é para quem já nasce em família muçulmana.Outro exemplo é a questão da viúva.Uma viúva não tem como voltar a ser virgem,então isso não implica no fato dela ela se casar de novo,ela só tem que casar para poder ter relações sexuais novamente se assim desejar,até ela se casar,ela deve se manter casta,ou seja,não ter relações sexuais,

    2- Não há problema em usar a roupa que seu amigo usa,o traje que me refiro no post é para quem tem condições,quem pode usar.É o traje mais aconselhável para um muçulmano.Se um muçulmano quer se vestir de forma mais correta possível (e puder) ele se veste daquela maneira.

    3- Bom,no Islam a música não é permitida porque pode desviar o indivíduo e toda uma sociedade.É uma questão um pouco mais complexa,então aconselho que leia esse texto aqui: . A indústria da música é uma indústria vendida,suja,onde os artistas fazem pacto com Satanás, difícil de acreditar né?Mas é verdade.Se você tiver mesmo com vontade de compreender o que falei,veja essa série de vídeo aqui . O nome da série é ” A indústria da música exposta”.A série tem 5 partes,ao todo é 1 hora de vídeo,porém é chocante o que ficamos sabendo,recomendo que assista mais vídeos do autor da série.

    4- Aí na sua cidade tem um centro islâmico 😀

    Centro Islâmico de Belém
    Rua Ferreira Cantão nº 534 Bairro Campina, CEP: 66017-110
    Belém – PA
    Tel: (91) 3222-1374 / Fax: (91) 3224-4740
    E-Mail: osmar_00001@hotmail.com e smounsif@uspa.br

    5-O esteriótipo vem da cultura árabe,onde a maquiagem marca forte presença.A maquiagem pode ser usada mas tem um limite,quanto mais modesto melhor,cada muçulmana sabe o que faz.Em casa, a mulher não só pode como deve se enfeitar para o marido.As muçulmanas não podem pintar unhas porque não é permitido orar com esmalte,a mulher deve estar “pura”,”limpa”.

    6- Sim,está corretíssimo o que você falou.

    Se tiver mais dúvidas,só falar!
    Beijos

  125. Salam.
    Sofia,a mulher tem direito sim,mas a porcentagem depende do caso.Mas no geral é assim: se um homem morre e não tem filhos 1/4 vai para sua mulher,o resto para seus outros familiares (como pai,mãe,irmãos),caso ele tenha filhos,1/8 é da mulher , a maior parte é dos filhos e o resto de outros parentes.

  126. Sofia disse:

    Não entendo porque para mulheres muçulmanas comuns é obrigatório usar os véu mas as princesa e rainhas dos países islámicos não usam. É o caso da rainha da Jordania e princesas da Arabia Saudita.

  127. Olha,não sei também,mas isso parte delas.A rainha da Jordânia divulga bastante o Islam,tem uma boa fé,ela disse na Oprah uma vez que o hijab é uma escolha,e que as mulheres podem escolher entre usar ou não,que não são forçadas, isso é verdade,ela fez a escolha dela.
    Na minha opinião,eu acho que elas deveriam usar,justamente para dar o exemplo,mas elas que sabem né,quem sou eu para julgar?

  128. carla evanovitch disse:

    Habibah querida,

    Você é ótima. É tão bom ter com quem tirar minhas duvidas! pesquisar em vários sites é muito complicado e sempre há informaçãoes mal explicadas. Obrigada pelo endereço do centro islamico em belém, vou visitar assim que for possivel e terei cuidado com os trajes.
    Bom, eu li em uma das respostas que voce deu a alguém no seu blog sobre ser permitido pintar o cabelo, mas que não deveria ser de preto, isso me fez pensar; hehe..:)
    Lá vai as perguntas outra vez:

    1- Porque não pode pintar o cabelo de preto e outras cores sim?
    2- pelo que compreendi um muçulmano não pode ficar sozinho na companhia de uma mulher. isso não é permitido nem mesmo em lugares públicos? por exemplo, se um dia eu for ao Marrocos, não poderia estar com meu amigo em lugares publicos? teria de haver sempre outras pessoas? (me desculpe se essas perguntas são muito óbvias, mas realmente o islamismo é muito diferente de tudo que conheço e com tantas informações as vezes fico bastante confusa).

    Para concluir, queria te contar uma situação que vivenciei recentemente.
    Bom, eu sou formada pelo curso de Artes Plásticas da UFPA e outro dia pesquisando sobre Arte Islamica lembrei de que na minha primeira aula de história da arte, meu professor disse: “Apesar de meus esforços, ao final do curso voces continuarão desconhecendo metade da historia da arte da humanidade, pois estudaremos apenas arte ocidental.”
    Lembro de sair de lá frustrada e de lembrar disso durante todo meu curso de artes. Então quando estava pesquisando sobre arte islamica, postei esse comentario no facebook de meu professor com uma imagem sobre caligrafos, pois tinha lido que é também uma forma de expressão artistica. Dias depois soube que meu professor estava voltando de viagem e trazendo em sua bagagem livros sobre arte islamica para utilizar com os alunos da universidade.
    Fiquei muito feliz em saber que meu comentário provocou uma mudança de postura positiva, pois conhecimento nunca será pouco.
    Habibah, provavelmente não irei me converter ao Islã, pois a arte é minha vida e ela entraria em confronto com a religião, uma vez que produzo arte contemporãnea e meu corpo também é um dos suportes de expressão. Entretanto, eu creio que todo conhecimento é um bem inestimável. assim como, respeito a cultura, religiões e aos seres humanos é o minimo necessário para qualquer pessoa, é o que penso.

    Obrigada pela ajuda sempre.
    Que Deus lhe dê muita saúde para continuar esse trabalho por muitos anos.
    🙂

  129. MAHER KARAJA MOHAMED NIMIR YUSUF disse:

    Se estiver muito excitado a masturbação anula o ramadã de noite?

  130. Nataliane disse:

    Muito obrigada,estou mais esclarecida e tenho certeza que vai correr tudo bem!
    beijos

  131. patricia disse:

    ola Habibah!meu nome e Patricia,sou muçulmana,vivo no egito,sou casada com um egipcio,gostaria que se vc pudesse me esclarecer uma duvida,no caso do divorcio com filhos,qual e o direito de visita do pai?a mulher tem o direito de proibir o ex de pegar os filhos?

  132. Sofia disse:

    Olá habibah
    No divórcio islámico, a falta de amor pelo marido ou não se conseguir adaptar-se ao estilo de ser e de vida do marido pode ser usado como justificação pela mulher para pedir o divórcio? Já li num site não islámico que a mulher só pode pedir o divórcio em casos extremos como, por exemplo, se o marido for toxicodependente ou impotente. Como o site não era islámico gostaria de confirmar consigo se isso é verdade.

  133. Olá Sofia.
    Não,mentira desse site.O Islam diz que o divórcio deve ser o último dos meios,ou seja,o casal deve se esforçar muito para manter o casamento,mas o Islam não obriga ninguém a ficar casado com quem não quer.Se a pessoa ta infeliz no casamento e não tem jeito mesmo,o divórcio passa a ser a solução.

  134. Olá.
    Não,os filhos tem que conviver com os dois,digo,o pai não pode proibir os filhos de ver a mãe caso fique com a criança e vice e versa.O tempo de visita eu não sei,mas acho que é acertado quando o casal se separa.Geralmente quem fica com os filhos é o pai,mas a mãe pode ficar,afinal mãe é mãe.

  135. A masturbação no Islam é haram em qualquer circunstância.

  136. olá Carla.
    fico muito feliz em poder te ajudar!
    Sobre a sua dúvida do cabelo preto eu to pesquisando mais a fundo ok? eu não tenho certeza da resposta,então to pesquisando,

    2- Você pode ficar com o seu amigo,mas sozinho é estranho demais.Se tiver outras pessoas não há problema.No há essa separação dos sexos,mas é pelo bem de homens e mulheres,e olha da certo!super.Há mais respeito entre os sexos.

    Mashallah que legal isso com o seu professor,pequenos atos nosso podem mudar muitas coisas.Parabéns,você abriu portas para mais conhecimento.
    Beijos querida e fique com Deus

  137. patricia disse:

    habibah!desculpa,mas vou perguntar novamente pq nao sei mais para quem perguntar,bom meu marido e casado com outra mulher,vim para o egito com a promessa de divorcio dele com ela,mas todo mundo da familia dele foi contra falaram que era por causa dos filhos,enfim,se ele nao faz o que ela quer, ela pega os filhos vai para casa da mae,nao deixa ele pegar os filhos para passear,nada,so deixa ele ver os filhos na casa dela,vc saberia me responder se ela pode fazer isso?e em caso de divorcio,ela tem todo esse direito?afinal ele e um bom pai e nunca deixa nd faltar aos filhos

  138. Salam.
    Não,ela não pode fazer isso.Ela pelo o que entendi,ta usando os filhos.Geralmente quem fica com os filhos é o pai,mas isso depende,a mãe também pode ficar,quem tem melhores condições para criar deve ficar.Caso ela fique com os filhos,ela não pode proibir ele de visitar,porque ele é pai.Ele tem os seus direitos também.

  139. Sheila Faquir disse:

    Assalam Aleikum Habibah,

    gostava de saber se é permetido fazer as sombracelhas no Islam.

    Wssalam

  140. Sofia disse:

    Olá Habibah

    A minha dúvida de hoje pode parecer um bocado estúpida mas já ouvi falar tanto disso que gostaria de saber se é verdade. Ouvi muitas vezes dizer que o homem muçulmano que morre em nome de Alá tem direito a 70 virgens no paraíso. Isso existe mesmo no Islão ou é algo inventado pelo ocidente para gozar com os muçulmanos? Ou isso está mesmo sendo utilizado pelos extremistas para iludir os jovens e convence-los a aderir a grupos radicais como os Al-qaeda ou os talibãs?

  141. Sofia disse:

    Não é suposto no paraiso, os homens e as mulheres se desligarem de todos os prazeres carnais?

  142. Sofia é mentira!Não tem nada disso no Islam não!Tudo coisa da mídia!Quem entrar no paraíso,será feliz eternamente,mas de uma forma divida,sem prazeres da Terra,como prazer carnais.
    Beijos

  143. Sofia disse:

    Vi um video em que os muçulmanos diziam que o Islão é superior aos judeos, cristãos, budistas e hindus. O que faz com que os muçulmanos pensam que são superiores?

  144. Sofia disse:

    Vi também uma entrevista feita a um senhor, um árabe muçulmano moderado, e ele dizia que nos países islamicas, as escolas ensinam as crianças a morrer em nome de Alá e não a viver em nome de Alá e que também ensinam que todos aqueles que são infieis devem ser mortos. Se os muçulmanos moderados estão contra as idealogias dos radicais não será importantes os próprios muçulmanos moderados tomarem uma atitude contra o radicalismo islámico?

  145. Mario disse:

    O mesmo motivo que faz um cristão pensar ser superior a um muçulmano. Vc é portuguese, correto? então veja este site: http://www.publico.pt/Mundo/berlusconi-diz-que-civilizacao-ocidental-e-superior-ao-mundo-islamico_41962

  146. Mario disse:

    Eu também vi documentário sobre os paises cristãos criando duas guerras mundiais, e sobre como o Papa Urbano convocou as cruzadas. Hilter era cristão, e vi que o Papa Pio XII deu apoio ao mesmo.

    Bush Jr. pensa que é um soldado de Deus, e que ele deveria atacar não cristão. Fez guerras que mataram até o momento mais de 1 milhão de muçulmanos no Iraque, Paquistão, Afeganistão, etc.

    Os judeus acham que o velho testamento é escritura de terra e por isso massacram os palestinos cristão e muçulmanos.

    Quer outros exemplos?

    Um livro que está fazendo sucesso em Israel diz que assassinar um não judeu não é crime.
    O nome do livro é A Torah dos Reis.
    Seus autores são dois rabinos, Yitzhak Shapira e Yosef Elitzur. E o mais grave é que o tal livro teve apoio de dois dos principais rabinos de Israel: Dov Lior e Yacob Yousef. Além de afirmar que matar não judeu não é crime, a obra( se assim podemos denominá-la) ensina que matar crianças não judaicas também não é crime.

    Mas atenção! De acordo com o livro, as crianças só deverão ser assassinadas se houver suspeitas de que elas poderão se tornar terroristas quando crescerem.(http://www1.folha.uol.com.br/bbc/946309-livro-polemico-e-detencao-de-rabinos-opoem-judeus.shtml)

    Veja este outro video no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=LVg17hZF97Q&feature=player_embedded

    Resumo da opera, extremistas tem em qualquer lugar.

  147. Isso mesmo!

  148. No islam ninguém deve se achar superior,esses muçulmanos estão equivocados.
    Tem um versículo no quran ( que infelizmente não sei memorizado,e não consigo achá-lo) que diz justamente isso que somos iguais,que Deus fez o mundo cheio de tribos,diferenças porque é assim que tem que ser,o versículo diz que um não árabe não é melhor que um árabe e vice versa.
    O comentário do Mário diz tudo.
    Beijos

  149. Sim,e muitos muçulmanos contra o terrorismo fazem isso,afinal,o Islam é contra o terror,esses muçulmanos que desviam seus filhos,ensinando coisas erradas são desviados do verdadeiro caminho de Deus.Terror e Islam não andam juntos.
    Beijos

  150. Sofia disse:

    Senhor Mario
    Gostaria de deixar claro que não sou nem cristã nem judia, sou agnóstica, e nem estou a tomar partido deles.
    Eu sei que existe estremismo em todos os lugares e já discuti o extremismo praticado pelos católicas com alguns católicos e nunca discuti isso com os judeus porque não conheço nenhum.
    Só acho que os muçulmanos devem olhar para os problemas que estão a surgir dentro da própria religião assim como os católicos devem olhar também para os problemas dentro do catolicismo.
    Ouvi a frase de um próprio muçulmanos que já se consciencializou que o fundamentalismo islámico está a chegar a um ponto extremo e que deve ser combatido e eu também acho que deve ser os próprios muçulmanos a combater os extremistas.

  151. Sofia disse:

    E para finalizar, não é porque existe extremismo em todas as partes do mundo que vamos ficar de braços cruzados

  152. carla evanovitch disse:

    habibah, tenho duvidas a respeito do idioma escrito pelos marroquinos. Eu sei que muitos deles falam francês e talvez isso exerça alguma influência. Perceço nas redes sociais eles escrevendo um idioma que não reconheço com letras e números e que não é árabe.
    Você saberia me dizer que linguagem é essa habibah? parece uma variação da lingua adaptada ao francês, sei lá..fiquei confusa.
    Já tentei traduzir, mas o google translater não reconhece.
    Você sabe se existe um tradutor on line para isso???
    Obrigada

    Grande beijo

  153. Olha querida eu não tenho muito conhecimento,mas o que sei é que eles possuem dialetos próprios e segundo as pessoas que ja foram pra lá é bem difícil de entender,talvez seja isso.No árabe também é usado números.Não sei se existe tradutor online para isso,tente pesquisar dialetos de lá,talvez você possa encontrar um tradutor,ou algumas expressões.

    Beijos!

  154. Ana Carolina disse:

    Olá Habibah, boa noite! Sou católica, conheço muito pouco o islamismo e tenho um amigo que é muçulmano. Gostaria de perguntar duas coisas: 1) Todo muçulmano pode ter mais de uma mulher? Todos seguem isso ou depende de cada família? Existe opção de monogamia?, 2) É permitido um muçulmano gostar de outra pessoa que não seja muçulmana e não seja escolhida por sua família, pelo menos inicialmente? (por exemplo, ele conheceu uma pessoa sem intermédio de sua família, que não tem a mesma religião que a sua).
    Muito obrigada pela ajuda! Beijos!!

  155. Olá.
    Sim,todo muçulmano pode ter mais de uma mulher,mas ele tem que ser muito justo,e hoje a poligamia é algo raro e polêmico que requer todo um cuidado.Isso depende do marido e da primeira mulher,o homem pode ser monogâmico,a maioria é.
    Um muçulmano pode escolher com que casar,e pode ser uma judia ou cristã.
    Beijos querida!

  156. Ana Carolina disse:

    Muito obrigada pela ajuda, Habibah!! Beijos 🙂

  157. YASMIM disse:

    Conheci um muçulmano e disse que me queria como esposa logo nas primeiras semanas e sempre educado e respeitador me falou sobre casamento me perguntou sobre converter e escolher um novo nome e me pediu para repetir 3 vezes Em nome de ALLAh “eu” aceito “ele” como meu marido e disse que depois do RAMADAN vem a minha cidade para casarmos nas minha cidade conforme tradições (por que estamos em países diferentes ele Paquistao e eu Brasil essa forma de se casar ou se comprometer repetindo 3 vezes é válida no ISLAM? Obrigadea espero breve resposta Yasmim.

  158. YASMIM disse:

    Ah por favor uma amiga me pede para perguntar a voce se homens muçulmanos se casam com mulheres que ja tenham tido filhos de outro relacionamento? Se isso é contra a religião, e se mulheres separadas sao aceitas no casamento muçulmano? Obrigada Yasmim

  159. Naya disse:

    Salam,
    Gostaria de saber quantas horas depois do nascimento da lua nova esta se torna visivel.
    Ramadan mubarak

  160. Salam.
    Não há problemas em um homem casar com uma mulher que é separada,ou tenha filhos de outra relação.

  161. YASMIM disse:

    Obrigada Habibah e quanto a minha pergunta anterior por favor poderia me responder?

  162. Salam.
    Olha,nunca vi isso dentro do Islam,então não posso te responder.
    Mas achei meio estranho essa pressa dele para se casar com você.Analise bem os interesses dele,para ver se são sérios mesmos.

  163. YASMIM disse:

    Obrigada Habibah,
    e como posso saber se os interesses sao serios estando ele em outro país, existe alguma forma de eu agir para saber a seriedade? Pois ele me disse se 2vpessoas aceitam dentro dos preceitos do Islam so repetir e ja estao casados…

  164. Salam.
    Olha,não se lhe informar quantas horas exatas a lua se torna visível,não tenho muito conhecimento disso.
    Me desculpe por não poder te ajudar.
    Ramadan Mubarak.

  165. Você deve conversar com ele,pergunte a ele porque ele quer se casar,quais as intenções dele para o futuro,pergunte sobre a família dele,se ela ja sabe.Infelizmente muitos estrangeiros dão golpes,isso não significa que todos são assim.Geralmente muitos querem se casar para conseguir visto brasileiro,ou dinheiro.Não há um jeito de saber,mas jamais faça nada precipitado,como dar dinheiro.

  166. YASMIM disse:

    Obrigada Habiba é muito importante suas explicaçoes eu tenho uma amiga que levou um golpe recentemente muito triste ele sumiu com o dinheiro dela …agora no meu caso ele disse que a familia sabe e me aceitou vendo minhas fotos ele tem emprego fixo junto ao governo e sempre respeitador e coerente mas achei estranho a forma dele querer casar…inclusive quer vir durante as ferias dele para casar como ele diz “no meu caminho” e no pais dele conforme tradiçoes se diz casto e nao me desrespeita em nenhum momento, planos para futuro se casar e constituir familia (mas como estou acompanhando de perto o que aconteceu com minha amiga tenho receio nao vou mentir) nunca se sabe do coraçao da pessoa a unica coisa que me pediu foi me converter e gostaria que eu mudasse meu nome inclusive ja me chama por ele

  167. Salam.
    Que triste o caso de sua amiga,infelizmente acontece.Olha,se a família sabe e aceita é bom,se ele tem emprego fixo e tem planos de construir uma família é bom também.Mas agora,pedir para você se converter e mudar o nome é meio estranho.No Islam a pessoa só deve se converter se ama a religião,e não porque alguém a obrigou.

  168. YASMIM disse:

    Obrigada Habibah,
    Só corrigindo eu não expliquei bem, ele me pediu converter e mudar o nome porque ele sabe que eu estudo o Islam a muito tempo e vivo nos preceitos apenas nao me converti… ele disse que não pode me obrigar e falou que mesmo eu sendo uma muçulmana devo ser de coração e não por se casar com ele senão nao tem valor .

  169. Olá.
    Ah,nesse sentido,tudo bem,eu achei que ele tava lhe obrigando.

  170. YASMIM disse:

    Habibah
    Chukran RAMADAN MUBARAK

  171. YASMIM disse:

    Espero poder ajudar
    Agosto
    Ago 06 11:08 Quarto Crescente
    Ago 13 18:57 Lua Cheia (30,2′)
    Ago 21 21:54 Quarto Minguante
    Ago 29 03:04 Lua Nova

  172. Salam.
    Obrigada Yasmim!

  173. YASMIM disse:

    Kul Aamm ua enti bikhair Habibah!
    Eu é que sou grata por sua atenção!!
    ALLAH abençoe voce e todas sua familia!

  174. Obrigada Yasmim!
    E eu sou grata pelo seu carinho.
    Que Allah também abençoe você e sua família! 😀

  175. Valéria disse:

    Olá Habiba,estou muito interessada em um mulçumano,porém sou católica,como posso me aproximar dele para conhece-lo melhor sem que ele me interprete mal e tenha respeito por mim e as melhores intenções?Desde já agradeço à atenção.

  176. Andreia disse:

    Assalam Aleikum Habibah,
    Bom meu nome é Andréia e namoro por internet com um muçulmano (vi um post seu dizendo que nao existe namoro entre muçulmanos) mas ele ja me apresentou sua familia pela webcan e sempre fala sobre casamento e filhos, sempre me diz como vai ser nosso casamento e nossa vida juntos!! ele me exige fidelidade e que eu espere que se Deus quiser ele vai vim aqui no Brasil me buscar para casarmos e formarmos uma familia, nao sou muçulmana (e nao pretendo no momento me converter) mas ele me respeita como respeito ele!! Habibah eu posso confiar nele? nos falamos todos os dias e choramos um para outro de saudades, eu tenho muita insegurança a respeito disso e muito medo de me iludir mas o amo demais mesmo sem conhece-lo pessoalmente,mas tenho medo!! me aconselhe por favor!! Estamos nos falando menos esse mes por causa do ramandan!!
    o ramadan acabou ontem nao foi? tem alguma festividade depois do termino? obrigada pela atençao!!

  177. Salam.
    Ontem acabou o Ramadan e hoje é o Eid Al Fitr, uma das celebrações islâmicas,no qual nos comemoramos o fim do jejum.
    Pelo que você me disse,ele parece ser confiável,se ja mostrou família,fala em casamento e filhos,me pareceu que ele quer algo com você.
    Ao certo não para saber,o que você tem fazer é ver como será sua vida depois de casado.Da onde que ele é? Converse com ele e trace metas para o futuro depois de casado.
    Qualquer outra dúvida,estou aqui.
    Beijos

  178. Olá.
    Primeiro de tudo você tem que saber se esse muçulmana quer algo sério no momento,procure ver se ele quer se casar,se ele não quiser não insista.Você pode se aproximar dizendo que tem curiosidade sobre a cultura dele,assim você acaba conhecendo ele.Porém não espere que logo ele se apaixonará e vocês viverão um conto de amor das Arábias.Faça tudo aos pouquinhos,conquiste a confiança dele.Mas se você ver que ele não quer nada com nada com a vida,e ver que ele não segue o Islam direito,fuja!

  179. Valéria disse:

    Obrigada por responder,por enquanto nos conhecemos através de uma amiga de trabalho que temos em comum,ainda não tive oportunidade de conversar muito com ele,mas vou seguir sua dica,pois ele é recem separado e realmente não sei se já quer algo sério.Beijos.

  180. Andreia disse:

    salam,

    Habibah ontem meu amor me pediu em casamento, disse que ano que vem virá ao Brasil me buscar , mas sinto muito medo de deixar meu lar e morar em um pais que nao conheço e com as culturas que nao sei se vou me adaptar, pois sou evangelica e ele mulçulmano mas o amo com todas as minhas forças tenho medo de nao saber comportar certo diante a familia dele, pois sou de familia alegre extrovertida e um pouco extravagante!! quais tipos de roupa devo usar diante deles?
    eu sou extramente carinhosa, os homens muçulmanos costumam fazer carinho em publico diante da familia? desculpe pelas muitas perguntas, mas estou bastante curiosa sobre seus costumes!!
    Beijos

  181. Salam.
    Sobre roupa: roupas discretas,como você é evangélica,se você usa saias longas,continue usando,não mostres as pernas e não use decotes.No Islam um homem e uma mulher não podem ficar se beijando na rua porque isso é falta de respeito com os outros,você deve ser discreta,porque você pode dar um simples abraço nele,porém as pessoas podem não saber que você é a mulher dele,aí pega mal para você e ele.
    Olha,entendo sua situação,e te dou um conselho: nada de pressa.Converse com a sua família primeiro,veja onde você irá morar,o que irá fazer, se irá trabalhar ou não.Se você fizer tudo direito,sem pressa,tudo dará certo,no começo é estranho,mas você se adaptará.
    Beijos

  182. Ana Gabriela disse:

    Salam

    Querida Habibah, sempre acompanho os seu comentarios e orientaçõe tem me ajudado muito.Conheci um mulçumano faz 2 meses mas no mes do Ramadan a gente se falava sempre por internet, sempre mostrou interesse carinho. Como terminou o Ramadã, a gente conversou pela internet e ele me disse que agora poderia namorar, beijar e coisas a mais. Eu expliquei que conheço bem a cultura e nao é permito fazer isso, ele disse que so na Siria, no Brasil pode. Eu discordei com ele, pois o Islamismo tem que ser seguido e respeitado, se realmente ele quer um compromisso, devemos nos conhecer…..e não fazer coisas como os ocidentais. Pergunto um Islamico morando no Brasil ele segue a cultura em relaçao ao casamento, ou modernizou….
    Faz 04 dias que ele nao fala mais comigo na internet, eu sei que não falei nada que ofendesse, mas me mostrei que eu nao quero aventura, mas sim amizade ou compromisso
    Estou chateada,triste porque gosto dele, mas se ele não quer nada eu prefiro que se afaste.
    As vezes penso que ele esta com muito trabalho…..por isso nao fala comigo.
    Beijos

  183. YASMIM disse:

    Wassalam Waleikoun

    Habibah querida nao pude deixar de comentar esse post anterior voce se recorda de uma amiga que comentei que sofreu um golpe referente a casamento pois é historia parecida demais vale a pena ter cuidado pois o tal noivo continua tentando com outras mulheres, e respectivamente apresentou família fez promessas e depois de tudo certo carta convite enviada acertos finalizados você ja sabe o final da historia, e acredite mesmo depois de dar golpe ainda insiste em se dizer pessoa idônea aconselho em namoros por internet manterem mais de um perfil e perceberem como dizem a mesma coisa para todas o que mais encanta é o respeito que eles dedicam as mulheres românticas e carentes mesmo estando perdidamente apaixonados por elas fazem o mesmo com outras um amigo me disse que num país asiático muitos vivem assim… explorando mulheres carentes

  184. Salam.
    Ana Gabriela,olha,a atitude dele mostrou que o que ele apenas quer é brincadeira.Você teve uma perfeita atitude e postura,não se deixou levar e com isso ele viu que você não seria diferente das muçulmanas.Muitas vezes muçulmanos estrangeiros não querem casar,não querem uma mulher muçulmana, porque as vezes algumas de nós,muçulmanas,podemos ser muito rígidas em relação a religião,por isso recorrem a internet,para achar uma estrangeira que não sabe nada sobre o Islam e é fácil,porque é essa a fama que temos,e poucas muçulmanas aceitariam um relacionamento desse tipo,principalmente na Síria,país isâmico.Mas você mostrou-se diferente,e agora ele sumiu,provavelmente ele vai tentar isso com outra e outra até achar,não se iluda,não espere ele voltar.
    Beijos

  185. Gledes disse:

    Salam! Preciso de uma ajuda irmã. Meu companheiro e recém revertido (menos de um ano) e agora vamos nos casar na Mesquita de Belo Horizonte. Li a respeito, mas ainda estou cheia de dúvidas em relação à cerimônia, pois não sou muçulmana e gostaria de seguir algumas tradições em respeito ao meu marido. Não faço a mínima idéia de como me vestir. Compreendi que tudo deve ser simples, mas o simples é tão relativo e ainda levando em conta que as muçulmanas tem uma maneira diferente em relação à cultura que pertenço de se vestir.`Pode ajudár-me por favor? Devo usar véu? Tenho que usar um vestido longo, cobrir braços como tradicionalmente as percebo? Grata, abraços fraternos.

  186. Salam.
    Como se casará na mesquita é importante que use véu,você pode mandar fazer um vestido longo,cobrindo todo o corpo do jeito que quiser,enfeitado ou não,se for enfeitado não muito e por cima um véu.você pode usar uma abaya mais chique,algo mais enfeitado e mais brilhoso,afinal é seu casamento.A cerimônia ocorre na Mesquita e isso um Sheikh sabe como proceder,depois você da uma “festa” se quiser,o walimah(banquete).Aí,pode ser como quiser,mas claro no Islam não há música,homens e mulheres dançando juntos,sem bebidas.É mais um banquete mesmo.Como por exemplo dar um jantar para os convidados.

  187. Luara disse:

    Boa Tarde Habibah!

    Sou seguidora do seu blog e tenho uma duvida , espero que possa ter sua resposta e conselho, tenho uma irma apaixonada por um paquistanes ele diz estar casado com minha irma a distancia mas nunca ouvi dizer sobre isso e resolvemos testa-lo com algumas perguntas mas mesmo assim nao estou convencida visto que para outras mulheres ele se diz solteiro e em busca de uma esposa sera que voce pode me dizer sobre esse comportamento e se o que ele diz é verdade? Pois surgiu um pedido de casamento real para minha irma e mediante isso olhe a reaçao dele.

    Espero, desejo e rezo para que você está com o melhor de sua saúde, não pergunto quem sou eu, porque u dont know me, mas eu só quero que você saiba que eu e Fátima são casados​​, eu sou muçulmano e pertence a partir de um religioso Família muçulmana e aceitamos uns aos outros em testemunhas dois homens por favor parar de encontrar caras para minha esposa.

    Atenciosamente,
    Fayaz

    Sr. Fayaz
    Como casado, sem a presença de um religioso? E como você pretende ficar casado com a distância?

    obrigado pela sua resposta, e quanto a como a diferença religiosa é a preocupação que a sua muito claramente mencionado na Qurran que um homem muçulmano pode se casar com uma mulher cristã, e estamos trabalhando nisso como para que a distância é a preocupação, ea phelosophy do casamento no Islam é quando um casal adulto (homem e mulher) aceitar uns aos outros na presença de 2 ou 4 wittnesses masculino wittnesses feminino para que eles são casados ​​eo restante de outras coisas, como documentos que assinao casamento e recitando alguma parte da Qurran é algo nãonecessário, mas é como ele tinha sido sido desde os primeiros diasdo Islã de modo que seja porque as pessoas supõem-lo como um ato de bênçãos.

    Atenciosamente,
    Fayaz

    Eu sei que o mencionado no Alcorão, mas no meu país não é comum para as pessoas se casam e vivem longe umas das outras.

    thank you so so so muito para os seus melhores desejos e isso significa muito para mim, e obrigado por acreditar em nós, somos tão profundamente no amor uns com os outros e no amor é em si um religioso para além de qualquer limite. Fayaz

    muito obrigado mais uma vez, e seu tal bênçãos de Deus que ela está aceitando o religioso da Paz. Islam. Fayaz

    Espero sua reposta andsiosa obrigada Habibah!

  188. Olá Laura.
    Olha,ele se diz casado com sua irmã mas se diz solteiro para outras mulheres?Cuidado!Estranho o jeito que ele casar,o que ele falou das testemunhas é verdade,mas o casamento no Islam ocorre diante de um Sheikh (ou outro líder religioso) e depois assinamos documentos.Cuidado mesmo!Se ele diz que não é necessário isso significa que ele não quer oficializar essa união,cuidado com os golpes que eu falei.Fique de olhos,e pressione ele contra a parede.
    Para entender melhor,leia esse post em que eu falo do casamento islâmico aqui .
    Beijos

  189. Luara disse:

    Obrigada Habibah entao essa situação nao tem valor? Visto que eles só se falam por internet, como poderíamos pressiona-lo pois minha irma realmente esta acreditando nisso e deixou de viver por esse homem temos receio realmente que possa ser um golpe mas nao sabemos realmente como pressiona-lo. Obrigada

  190. Você deve conversar com sua irmã e lhe explicar tudo,inclusive mostrar o post do casamento islâmico e do post em que eu falo sobre meninas que se envolvem com um muçulmano.Muitos golpes ocorrem,sua irmã precisa estar atenta.Você poderia mandar um email para ele perguntando como ele pretende oficial a situação e se pretende.Pergunte sobre a vida dele,família tudo e não acredite muito fácil.
    beijos

  191. Luara disse:

    Habibah ja questionei le disse que como minha irma nao pode ir ate la ele vira e oficializara aqui e disse que minha irma vai escolher onde viverao depois do casamento acho tudo estranho como estrangeiro e sem familia e emprego aqui mas vou seguir seus conselhos…muito obrigada

  192. É realmente estranho ele querer resolver isso dessa maneira.Ele precisa ter um emprego,tem boas condições financeiras,ou seja,ter uma vida estabilizada e a família dele deve estar de acordo,ele não pode querer resolver tudo por conta dele.Cuidado em uma coisa:ele está desempregado né?Ele pode tentar pedir dinheiro para sua irmã inventado alguma desculpa do tipo “minha mãe ta doente…” já vi muito disso aí,e pelo o que você me disse sua irmã está bem apaixonada,é capaz de ela dar.Avise isso a ela,porque é perigoso.
    Beijos

  193. alvaro disse:

    EM NOME DE DEUS. Ola, irma Habibah,hoje estou muito feliz porque Allah me permitiu com mais um dia de vida concedida assistir 02 capitulos do dvd IMAM RUHOLLAH mas por outro lado fiquei triste pelo selinho que o BLOQ O ISLAM E´…. ganhou. `Esse blog nao e´escola,mas me ensina muito` Sabe por que . Porque ,nos do interior nao temos ascesso as mesquitas e esse BLOG para nos e´ SIM UMA ESCOLA.

  194. alvaro disse:

    Aprendi com o dvd IMAM RUHOLLAH que o religioso sem o politico e incompleto, e´como se voce uma pessoa sem cabeça por isso irma Habibah,por gentileza nos ensine um pouco de jurisprudencia. Muito obrigado . ALUNO ALVARO THOMAZ de LIMEIRA SP.

  195. Salam
    Jurisprudência é um bom tema!Assim que acabar de fazer os posts com as outras sugestões pode deixar que farei um post sobre isso.
    Allah Hafiz

  196. Olá Alvaro!
    MashAllah,que bom que continuas estudando o Islam!Eu fico extremamente grata com seu carinho,é uma grande responsabilidade minha ao saber que meu blog tem um papel tão importante.Obrigada do fundo do meu coração.
    Que Allah lhe abençoe!

  197. Ana Gabriela disse:

    Salam Aleikon….Habibah, não posso deixar de acompanhar o seu blog…obrigada por ter respondido.
    É muito triste a gente conhecer um mulçumano pessoalmente, depois ficar sem ver no Ramadã e depois quando voltamos a encontrar e ele quer somente brincar e não assumir compromisso, sofri um pouco mas poderia ter sido pior.
    Graças a sua orientaçao eu nao fui enganada pois voce ja tinha me avisado que poderia acontecer.
    So pelo fato de vc achar que eu tomei a decisão certa me fortaleceu muito.

    Realmente ele não me procurou mais.
    Para não me aborrecer tomei uma decisão na minha vida, como gostei muito da cultura Islamica, estou fazendo aulas particular em árabe e tambem fazendo aulas de religião e estou feliz.

    Gosto muito dos mulçumanos, tenho certeza que mesmo que nao tenha dado certo agora, tem muitos mulçumanos que querem compromisso sério.

    Vou continuar estudando me dedicando, não sou convertida ainda, mas tenho certeza que irá ter um
    momento certo.

    Maa Salama

  198. Waleikum Salam
    Graças a Deus que nada aconteceu com você e você soube fazer a escolha certa.
    MashAllah,você está fazendo aula de árabe e de religião!Continue assim!Seu momento irar chegar,e tem muitos muçulmanos a procura de relacionamento sério.
    Maa Salama querida.

  199. Luana disse:

    Wassalam Waleikon Habibah

    Venho agradecer seus conselhos referente ao caso de minha irma falei com o tal marido e ele esta providenciando vinda para oficializar casamento aqui e depois quer leva-la para casar la ele e a família fazem questão da mehndi depois de pressiona-lo parece que ele teve atitude,mas confesso que uma coisa me intriga ele ainda nao falou com a família dele que minha irma tem filho disse que no momento certo ele dirá se puder me fale sobre esse comportamento, Obrigada Maasalam

  200. Aleikum Wassalam

    Que bom que tudo dando certo e que ele vai oficializar a união( união tem que ser oficializada nos dois países,aqui e onde eles viverão,pode ser através da embaixada).
    É importante ele avisar a família dele sobre o filho de sua irmã antes da partida.Tem família que se importam e não gostam,e isso pode gerar um problema.Por isso a família tem que saber do fato e aceitar.
    Beijos

  201. Luana disse:

    isso mesmo Habibah ele quer oficializar nos dois países. mas vou conversar sobre o filho… achei estranho

  202. YASMIM disse:

    Wassalam Waleikoun Habibah!

    Por favor voce poderia me falar sobre o Hijab, Estou as vésperas de casar e perguntei sobre o Hijab para o futuro marido ele me respondeu que isso será minha escolha ele nunca vai dizer para eu usar ou não que ele sera feliz e respeitará a minha escolha, a única coisa que disse que quando formos ao país dele terei que usar pois la é questão de respeito voce pode me dizer a respeito e se é obrigatório já que ele me deixou na mesma duvida de antes. Obrigada Maasalam

  203. Aleikum Wassalam
    Para as muçulmanas o hijab é obrigatório,porém ninguém deve forçar uma muçulmana a usar.No seu caso você não precisa usar e ele nem pode te obrigar,mas no país dele é bom usar por sinal de respeito.

  204. YASMIM disse:

    Por que no meu caso nao preciso? desculpe Habibah nao entendi

  205. Você é muçulmana?Eu achei que você não era,aí se você não é não precisa.

  206. YASMIM disse:

    Ah sim agora entendi, eu aceitei 3 vezes que nao ha outro Deus além de ALLAH. mas fico confusa com a questa cultural e a religiosa ele é do Pakistan la se vestem diferente

  207. MashAllah,que bom se converteste! Lá se vestem com o hijab,ou muitas vezes com roupas indianas.Como você é muçulmana deve usar o hijab,porém ninguém pode te obrigar,você deve fazer isso por vontade própria,quando se sentir pronta.

  208. YASMIM disse:

    AMEEN SUMMA AMEEN
    Habibah muito obrigada! ALLAH abençoe você e toda sua família!!

  209. Adriano disse:

    assalama aleikom habibah

    parabéns, pelo site e Allah que abençoe voce e sua família cada vez mais

    sucesso em nome de Deus amem…….. inshallah

  210. YASMIM disse:

    Assalam ua Leikoun Habibah

    Qual a visão Islam sobre as pessoas que tem sonhos que revelam acontecimentos

  211. Valéria disse:

    Pode me falar sobre tatuagens,qual o conceito dos mulçumanos sobre isso?Obrigada.

  212. Oi Valéria.
    No Islam tatuagens não são permitidas porque é como mudar a obra de Deus ou seja,mudar o nosso corpo (mutilação).Isso é de acordo com o Islam Sunni,o Islam Shia a opinião varia e eu não sei te dizer ao certo.Entretanto tatuagem de henna pode.É comum em países do Oriente Médio o uso de Henna em festas,como casamentos,nas mãos ou pés,nesse caso a mulher pode usar para se enfeitar numa situação dessas porque henna não é permanente.
    Beijos

  213. Waleikum Salam Yasmin

    No Islam os sonhos tem 3 categorias:

    1 – Visões e sonhos que vêm de Allah.(representa a boa nova de Deus)

    2 – As tentativas do Shaytaan(satanás) para nos assustar,causa sofrimento (se alguém sonha algo que não goste ,ele deve se levantar e orar, e não informar as pessoas sobre o seu sonho )

    3 – O funcionamento do subconsciente.(nosso pensamento).

    O terceiro tipo não há como interpretar porque é o nosso subconsciente,é psicológico.Os outros dois tipos dá.Na época dos profetas era eles que faziam isso,hoje não temos mais profetas por isso interpretamos os sonhos pelo Alcorão e a Sunnah ou consultando um sábio.
    As vezes sonhamos que coisas ruins acontecem,isso pode ser um alarme,por isso devemos pedir proteção a Allah,caso algo ruim aconteça com outra pessoa no sonhos devemos rezar por ela,não contar imediatamente,consultar um sábio é uma boa opção.Se sonhamos algo bom devemos agradecer a Allah por que significa que veio Dele.
    No tempo dos Profetas era comum eles receberem avisos,previsões através dos sonhos.Porém apenas os profetas recebem sonhos de altos níveis como esse (digo,previsões sobre o mundo todo).
    Sonhos tem fortes mensagens:
    Verdadeiros sonhos são uma parte da profecia, como foi relatado que o Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “. Sonhos verdadeiros são uma das partes 46 de profecia” (al-Bukhari, 6472; muçulmanos , 4201)

    Entretanto,nem todos são verdadeiros:
    A veracidade do sonho está relacionado com a sinceridade do sonhador. Aqueles que têm os sonhos mais verdadeiros são aqueles que são os mais sinceros no discurso. (Muslim, 4200)
    Por isso o muçulmano deve ter a cautela de analisar o sonho de acordo com o Quran e a Sunnah e na via das dúvidas esperar é a melhor maneira.

    Espero que tenha respondido a sua pergunta,esse assunto é muito abrangente,talvez faça um post sobre isso.

  214. YASMIM disse:

    Muito obrigada Habibah realmente muito abrangente e quanto mais informações melhor, Paz e Benção de Allah

  215. izabella disse:

    Ai, MUITO OBRIGADOOO!

  216. gisele disse:

    Assalam ua Leikoun Habibah
    gostaria de me converter, e também tenho duvidas sobre maquiagem e lingua arabe.
    você poderia me ajudar/
    moro em guarulhos e ja fui algumas vezes na mesquita mas não tive muita resposta.
    bjoss

  217. Waleikum Salam.
    O que você gostaria de saber querida?Qualquer coisa que precisa estou aqui.
    Beijos

  218. YASMIM disse:

    Boa noite Habibah!
    ;Para recém convertidos como saber como e qual as orações proferir em que ordem, e como podemos saber em que direção esta a Meca

  219. Olá Yasmin.
    Você pode começar com a oração que quiser,não há uma regra sobre isso.Para saber a direção a Makkah,dá uma olhadinha nesse post aqui

  220. YASMIM disse:

    Habibah
    Obrigada por ser tao gentil e atenciosa!
    Existe algo (site) que ensine a pessoa pronunciar a oração

  221. Yasmin nos links que passei sobre como fazer a oração dá para você escutar a pronúncia das palavras.

  222. Sofia disse:

    Olá Habibah

    O que diz o Islão sobre a doação e transfusão de sangue? E sobre o transplante de orgãos? Sei que várias religiões são contra por isso fiquei curiosa sobre o que diz o Islão acerca esses assuntos.

    Cumprimentos

  223. Sofia,tema muito interessante esse.
    Como é um assunto longo vou deixar pra fazer um post ok?amanhã sai a segunda parte do último post,depois vem o post sobre a sharia e depois sobre isso ok?
    Beijos

  224. Thiago Khalil disse:

    Wsalam……..BOA noite habibaa, em nome do soberano Jheová Deus criador do céus da terra e universo e das estrelas… tudo q nela há o pertence a ele……. allah hafiz sra: habibah

  225. Olá boa noite! vou fazer um trabalho de paises árabes na faculdade e preciso tirar algumas duvidas sobre cultura, religião, costumes, vestes dos mulçumanos! vc poderia me ajudar, gostaria de falar no email!

    No aguardo, Joelice Nascimento

  226. Olá Joice.
    Qualquer dúvida que tiver me manda um email para habibah.islam@hotmail.com que eu respondo ok?
    Beijos

  227. alvaro disse:

    EM NOME DE ALLAH ,O MISERICORDIOSO,O MISERICORDIADOR.Ola´professora habibah,espero que esteje tudo bem.Gostaria de ter alguns ensinamentos extras,por favor.Recebi um mail do ISLAM BRASIL (A VERDADE SOBRE OS XIITAS,TODOS PRECISAM LER POR AMOR A DEUS) Quero muito que conheçam a verdade sobre xiitas,que se dizem muçulmanos,mas NAO SAO……………………………………….A SENHORA PODE COMENTAR ESTA VERTENTE E POR FAVOR QUAIS AS MESQUITAS XIITAS NO BRASIL. Muitissimo obrigado e INSHA´-ALLAH.

  228. Salam Alvaro!
    Você poderia me passar o email para habibah.islam@hotmail.com ? Assim eu posso comentar ok?

  229. Olá tudo bom?
    Mandei um email para ti com algumas duvidas, me responde se possivel.

    Forte abraço!

  230. Adriana disse:

    Olá, gostaria de saber se existem,e como são as ofertas e se vocês devolvem o dízimo, pra mim são coisas sagradas, e uma honra poder ofertar na casa de Deus, o Islam vê assim?
    Desde já agradeço a atenção!
    Fique com Deus!

  231. Olá.
    Adriana,um dos 5 pilares do Islam é o Zakat,que significa caridade.O muçulmano que quiser e tiver condições deve doar anualmente cerca de 2,5% de sua renda para um necessitado.Essa doação pode ser maior do que esse valor,pode ser menor e é muito apreciada por Deus.Não há interferência da Mesquita,é do muçulmano para com o necessitado.O Islam incentiva muito a caridade,porém o muçulmano deve fazer de coração e não por obrigação.
    Fique com Deus!

  232. Olá Joelice.
    Eu não recebi seu email querida,você mandou para : habibah.islam@hotmail.com ?

  233. Adriana disse:

    Entendi, mas e com a própria obra, ou seja, construção de mesquitas, sustento dessas mesquitas, são os crentes que ofertam para que a obra de Deus em si não pare?

  234. Adriana disse:

    Desculpe o incomodo, e desde já obrigada pela paciência!
    Deus te abençoe, porque vejo que você O ama, eu O amo mais que tudo também!

  235. Adriana,o dinheiro das Mesquitas em países islâmicos vem do próprio governo,aqui no Brasil,as Mesquitas que temos o dinheiro vem de associações de muçulmanos,onde com trabalhos,juntam dinheiro para construir as mesquitas,os Sheikhs,que são líderes religiosos,cuidam dessa parte.

  236. Anonimo disse:

    Olá, tudo bem? Não sou islâmica, sou protestante e sempre vivi no Brasil, porém, um homem libanês está interessado em mim. Gostaria de saber se isso é mesmo possível segundo as regras do islã. Gostaria tb de saber, se caso viéssemos ter um relacionamento, se poderíamos nos casar normalmente e se eu precisaria abrir mão de algum costume ocidental meu. será que a família me aceitaria? Estranhei por q. sei são muito tradicionais muitas vezes, e num primeiro momento não identifiquei q. ele era da religião islâmica, talvez por q. seja brasileiro com pais libaneses.Por favor, não divulgue meu nome ou e-mail. Obrigada.

  237. Olá!
    Bom,como você é cristã ele pode se casar com você.Com a família é meio complicado porque os pais preferem noivas muçulmanas para os filhos para que assim os netos cresçam no Islam,isso não significa que seja impossível de aceitarem mas é complicado.Veja bem se ele é muçulmano porque nem sempre ser árabe é ser muçulmano.
    Querida,não se preocupe,seu nome e seu email não serão divulgados.

  238. Joelice Nascimento disse:

    Te mandei um email, mas ainda não respondeu e como vejo que aqui aparece com mais frequencia resolvi deixar minhas duvidas por aqui mesmo!
    Bom, estou há fazer um seminário sobre PAÍSES ÁRABES mas esses paises são muito ligados a religião (islã)
    e gostaria de saber um pouco mais…
    Será que em algum país, ex. Marrocos, não tem ninguém que não seja adepto do Islamismo?
    Outra, nós estávamos nos baseando basicamente na Novela ‘O Clone’, mas no seu site tem muita contradição e eu não quero mostrar na sala uma inverdade.
    Logo após encontrar seu site na net comecei a tomar outro rumo de conteúdo, mas minhas colegas da equipe estão questionando a mim, dizendo que eu estou muito ligada a religião e que agt tem que focar
    na cultura tbm, mas acredito que a cultura dos países árabes tem inteira relação com Islamismo, estou certa?
    Ouvir dizer que eles usam a Torá e o Alcorão, é verdade?
    Gostaria de saber mais sobre a dança, eles não praticam dança alguma e/ou dança do ventre? é proibido dançar? quais tipos posso mostrar na sala?
    Tudo que eles fazem tem que ter relação com o Islamismo? ex. não poder mostrar a sua beleza faz parte da doutrina da religião?.
    Porque esconder a beleza?
    Porque umas usam a burca e outras usam apenas o véu?
    você poderia me dizer como é feito o caldo verde que eles costumam tomar?
    e o Narguilé é aceitável fumar aquilo no Islamismo? qual o conteúdo do Narguilé
    Alguem da minha equipe falou que quem fundou o Islamismo foi a esposa de Mohamed é verdade?
    Qual tipo de festas eles comemoram lá? só o casamento?
    o aniversário como é visto?
    Datas comemorativas quais são?
    o ano novo judaico eles praticam?

    Olha não sei se poderá me responder tudo, mas desde já muito agradecida pelo fato de se dispor a me ajudar!!

    Forte abraço

    Joelice Nascimento

  239. Joelice Nascimento disse:

    Sim, enviei para esse mesmo! mas ja postei algumas duvidas aqui pelo site msm!

  240. Salam!
    Querida primeiro de tudo temos que esclarecer uma coisa,cultura árabe é uma coisa,Islam é outra.Os países árabes a maioria das pessoas são muçulmanas porém não podemos misturar tudo e dizer que é tudo igual,porque não é.
    Em países árabes tem pessoas (uma minoria) que não são muçulmanos.No Egito há cristãos,porém eles são um pouco diferentes dos cristãos do Brasil.No Islam o livro Sagrado é o Alcorão,a Bíblia e a Torá são importantes mas o livro mais Sagrado é o Quran.Mas como disse antes,tem sempre uma minoria que não é muçulmana,então não da para dizer que lá apenas o Quran é lido,porque depende da religião de cada um.
    A dança é um costume árabe,não tem nada a ver com o Islam.A novela,O clone,mostrou muita ficção.As mulheres não ficam dançando o dia todo e por qualquer coisinha.O uso do hijab (véu) é da religião islâmica.No blog já falei sobre a diferença dos véus e porque usar,procure pela tags “roupas islâmicas” e “véu(hijab)”.
    O narguile é proibido no Islam,porque fumar no Islam não pode,assim como beber,o narguile pertence a cultura árabe e não islâmica.Sobre o “fundador” do Islam,nós não usamos esse termo,fundador.O Islam foi revelado para o profeta Muhammad,não para sua esposa.Os muçulmanos não praticam ano novo judaico.Para os muçulmano existem duas festas religiosas que são os Eids,o casamento é comemorado assim como o aniversário.
    Querida,tudo o que falei aqui foi sobre o Islam!A cultura árabe é outra coisa,eu não entendo muito de cultura árabe,mas sim de Islam,então você não pode misturar.Como você vai fazer um trabalho sobre os países árabes,você pode falar que a religião predominante é o Islam,porém existe minorias.
    Beijos

  241. Joelice Nascimento disse:

    Oie! eu entendi o que você quer falar, mas o trabalho é justamente esse. Tentar explicar o maximo sobre as práticas do país e a religião é uma delas! agora ja está mais claro para mim o que é da cultura árabe e o que do Islam. Muito obrigada Habibah. Será de muito uso as suas informações!

    Bjos!

  242. Oi.
    Se precisar de mais ajuda estou aqui,embora não entenda muito de cultura árabe,o que precisar sobre o Islam,pode contar comigo.

  243. Sofia disse:

    Olá Habibah

    Os muçulmanos também acreditam em Adão e Eva, não é? Pois, vou colocar uma dúvida que nunca ninguém me soube responder. Se Adão e Eva foram os únicos humanos criados por Deus e só tiveram filhos homens como a humanidade evoluiu para chegar aos bilhões de habitantes que existem hoje?

    Cumprimentos

  244. Adriana disse:

    Salam!

    Posso te saudar assim? Eu e minhas dúvidas, sou cristã, posso visitar uma mesquita , ler o alcorão? Vc me disse que já foi católica, como foi quando vc deixou td que tinha como certo até então para se converter ao islam? No começo, antes de se decidir como ficaram seus pensamentos? Vc acha que o fato de uma pessoa que não se interessava em conhecer o islam, apesar de achar a cultura árabe interessante em alguns aspectos, se ver indignada com as coisas que a mídia fala dos islãmicos, procurando então conhecer um pouco melhor sobre a religião, a forma de viver, etc… bom, como vc vê essas “reações”, porque a tal pessoa sou eu!
    Não sei se vc tá me entendendo, nós( cristãos, muçulmanos e judeus) servimos o Deus de Abraão, um só Deus, deveríamos nos ver como irmãos e não como inimigos!… vc acha absurda minha forma de pensar?
    Vc acha que Deus pode chamar alguém para o islam sem a pessoa perceber no início? Se é que vc me entende?!
    Beijos, desculpe mais uma vez o incomodo!

  245. Adriana disse:

    Olá, por favor veja o que postei para vc um pouco acima, são dúvidas importantes pra mim, se possível responda ainda hoje, pois ficarei cerca de 15 dias sem acesso a internet e não gostaria de continuar com tais dúvidas!… mais uma vez obrigada pela paciência, um beijo!

  246. Adriana disse:

    Olá, por favor veja o que postei para vc um pouco acima, são dúvidas importantes pra mim, se possível responda ainda hoje, pois ficarei cerca de 15 dias sem acesso a internet e não gostaria de continuar com tais dúvidas!… mais uma vez obrigada pela paciência! seu blog é muito esclarecedor!

  247. Salam querida,pode me saudar assim hehe.
    Você pode sim visitar uma mesquita e ler o Quran.
    Olha foi difícil no começo,eu sempre fui católica,praticante,e minha família era assim,na verdade ainda é!Eu cresci na igreja,sempre participei de grupos de jovens,lia sempre a bíblia,então foi difícil.Me questionava se tava fazendo o certo,relutei por um tempo,era tudo muito difícil.O Islam hoje sofre muito preconceito ainda,imagina a 7 anos atrás?Mas chegou uma hora que não deu mais pra relutar,e eu tive a certeza que era a coisa certa a se fazer.Que bom que você está conhecendo o Islam e não se deixa levar pela mídia,isso é muito bom.As vezes as pessoas pensam que nós muçulmanos queremos forçar todo mundo a ser muçulmano,mas a única coisa que a gente quer é que as pessoas conhecem o Islam de verdade,sabe,pra não se deixar levar pela mídia.
    Concordo com você quando você dize que “nós” deveríamos ser irmãos e não inimigos,não importa a religião,no fim de tudo,todos nós voltamos para adorar a Deus,o mesmo Deus.
    Sim,eu acho que Deus pode chamar uma pessoa para o Islam e ela nem perceber.Na maioria das vezes,é assim que acontece.
    Querida,não é incomodo nenhum responder suas dúvidas,ok?Pode perguntar sempre!
    Beijos

  248. Adriana disse:

    Habibah,

    Se eu for visitar uma mesquita, como devo me vestir? Me portar? A quem devo procurar? Eu não tenho véu, como faço, pois li que é falta de respeito entra sem véu?
    td mesquita tem local reservado só para mulheres?… SOCORRO!!!

  249. Adriana,calma,não precisa se preocupar,é tranquilo hehe.Você deve se vestir modestamente,sem mostrar as pernas,sem usar decotes,sem usar roupas coladas e transparentes.É recomendando usar um véu,se você tiver um lenço pode levar para colocar em cima da cabeça,senão,a própria mesquita disponibiliza. Quando chegar na Mesquita basta você falar para alguém o que quer,não precisar ter medo de perguntar nada a ninguém.Você pode entrar,olhar a mesquita,pode tirar dúvidas com alguém,geralmente as mesquitas possuem alguém para receber os visitantes.Sim,as mesquitas possuem uma parte para as mulheres,nem que seja uma parte para rezar(porque no Islam as mulheres rezam separadas dos homens,porque na hora de se prostrar é desconfortável se prostrar junto de homens,se é que vc me entende hehe,é melhor para ambos rezaram separados).
    Recomendo que leia esse texto aqui para te ajudar na sua primeira ida a mesquita.

  250. Adriana disse:

    Salam!

    Assisti ao vídeo que fala sobre ” a verdadeira oração”, que lindo! é isso mesmo que Deus quer de nós… entrega!
    Por favor, me explique o que é “ablução”? (é assim que se escreve e pronuncia?)
    Bjs, e obrigada!

  251. Salam!
    Ablução (assim mesmo que se escreve e pronuncia) é uma lavagem que nós muçulmanos fazemos antes de orar para nos purificarmos.A ablução(wuduh,em árabe)é muito importante,sem ela a oração não é válida.
    Beijos

  252. Adriana disse:

    Salam!

    Entendi; estou procurando orar mais vezes ao dia, ainda não consegui fazer as cinco orações, oro como me sinto bem com Deus, mas estou procurando me prostrar todas as vezes, e estou priorizando as orações da alvorada ( faço entre 5 e 5 e meia da manhã), e a da noite ( antes de dormir!), também procuro fazer uma oração à tarde, estou pedindo muito para que Deus me guie, me mostre o que Ele quer de mim; também gostaria de saber onde posso adquirir um alcorão traduzido para o português!
    Ah, descobri que tem uma mesquita bem perto da minha casa, estou me preparando em oração para visitá- la! (hoje estou num computador de uma família vizinha, pois quis falar essas coisas pra vc!
    mais uma vez te agradeço a dedicação em me ensinar sobre o islam, está me fazendo muito bem!
    Bjs, fique com Deus!

  253. Sofia,desculpa a demora,mas to pesquisando a sua pergunta.Achei um sermão,vou escutá-lo e depois responderei sua pergunta,eu não esqueci ok? hehe.
    Beijos

  254. Salam!
    MashAllah que bom que você está rezando,você está fazendo certo,aos poucos vc vai rezar as 5 orações.Tenho certeza que Deus te guiará para o caminho certo.Você pode pedir o Quran na Mesquita perto de sua casa.Fico muito feliz pela sua dedicação.
    Bjos
    Allah Hafiz (fique com Deus)

  255. Sofia disse:

    Olá Habibah

    Ao ler uma noticia hoje sobre uma menina que foi violada na Nicarágua e que corre perigo de vida devido a gravidez consequente da violação, fiquei curiosa em saber qual a pena que a Sharia atribui ao crime de violação? E porque não castrar os violadores, hum? Já que condenam a morte os adúlteros, porque não castrar os monstros que violam mulheres e crianças? Infelizmente aqui em Portugal a justiça é branda e a lei da castração não será tão cedo aplicada, mas nos islámicos a lei enquadrava-se. Essa será a única forma de acabar( ou pelo menos reduzir) as maldades desses monstros.

    Cumprimentos

  256. Sofia disse:

    Acho que já esqueceu da proposta que fiz de falares sobre a doação e transfusão de sangue e transplante de orgãos.

  257. Sofia disse:

    Olá Habibah

    Estou a perguntar porque nunca consegui uma resposta. Já li a Génese da Bíblia mas não encontrei resposta e nunca nenhum cristão soube responder-me.

  258. Olá amiga, vi que vc havia citado em uma de suas respostas, o seguinte: “1- Sim,ele pode ter a Bíblia,pois o Evangelho foi mandando para o Jesus,porém a Bíblia acabou mudando com o tempo,perdendo a sua “pureza”.Mas um muçulmano pode te-lá.Mas claro,o Quran dentre todos os livros é o mais perfeito.E livros cristãos depende,pois muitos vão dizer “Jesus é Deus” “Deus é uma trindade” e isso é contra os princípios islâmicos.” Respeito suas opiniões gostaria que me tirasse uma dúvida: Se vc diz que a bíbli de hoje é imprecisa, como explica os textos massoréticos encontrados no mar morto que são cópias fiéis dos textos da época até antes de Jesus. A sua similaridade é de 99,9% segundos especialistas de diversas religiões e até ateus. Se a bíblia tivesse sido alterada, vc não acha que haveria muita discrepância? É claro que existem algumas religiões até no segmento cristão que deturpa mesmo a bíblia, utilizando-a para fins até lucrativos. Mas acredito que isso não é a prática REALMENTE pregada por Jesus. Outra coisa que não entendo: TODAS as religiões têm seus Profetas e professias de que o PROMETIDO voltará, o que lhe garante (além da fé) de que Mohamed estaria certo e Jesus errado, ou Gandhi ou Buda não seriam os verdadeiros salvadores.
    Porque entre os muçulmanos existe a maior incidência da intolerância religiosa? e tamanha violência até mesmo com irmãos da mesma fé, como facções umas contra as outras? Outra coisa: Se os homens têm 72 virgens no paraíso, como fica amulher dele sabendo que o cara tá doido pra morrer e largar a velha lá pra cair nos braços de 72 mocinhas. Tem 72 rapazes para as mulheres ou elas não podem entrar no paraíso?
    Valeu a atenção. Por favor envie a resposta para meu e-mail. Não quero alimentar confusões acerca de religiosidade. Eu adoro a Deus, a Jesus e ao Espírito Santo, creio em Jesus como meu Senhor e Salvador e detesto religião pois só servem para proliferar discussões e criar diferenças entre as pessoas que são imagem e semelhanças do mesmo Deus.

  259. Kem ñ fala nem entend árabe e recita Alcoräo em português,ñ recebe as bençãos k recebe qd recita em árabe?

  260. Querida,o Islam tem a resposta! Espere só um pouquinho que acho que vou fazer um post!

  261. Olá.
    Bom,a Bíblia tem algumas coisas que foram alteradas,estudiosos cristãos já afirmaram isso,não to dizendo que toda a Bíblia é “errada” porque não é,é um livro Sagrado.Infelizmente muitos muçulmanos se desvirtuam,mas existem pessoas fanáticas em todas as religiões,a única coisa é que a mídia não mostra.Nos países de maioria islâmica há grande influência da cultura árabe,que é um tanto machista e até violenta,mas não é culpa do Islam,e sim de costumes culturais,do País.E não existe esse negócio de 72 virgens no paraíso,é mentira.Não se preocupe com a resposta aqui,ninguém vai fazer confusão hehe,cada um tem que respeitar o ponto de vista do outro e a religião do outro,porque afinal de contas,o Deus é o mesmo.

  262. Salam!
    No Islam ninguém é obrigado a falar árabe,é aconselhável ao muçulmano que aprenda para poder ler o verdadeiro Quran que é em árabe,porque por mais que tenha uma tradução nunca é igual.Mas não tem problema quem lê em pt,recebe as mesmas bençãos.

  263. Salam.
    Violação que você diz é violência sexual né? hehe.Então,é crime no Islam,e quem deve ser punido é quem viola,e não a vítima.Infelizmente muitas vezes a situação não ocorre bem assim.Dependendo de como a mulher tava vestida,principalmente se for estrangeira ela pode ser considerada culpada(ela não paga nenhum crime,mas a fica mal falada sabe),isso ocorre em boa parte da Ásia,na India é assim tbm.A Sharia considera isso adultério,então pode pegar pena de apedrejamento,ou até morte.Isso é um crime muito sério,e a mulher se ficar grávida tem direito ao aborto,mas o aborto tem que ser feito antes dos 3 meses,por que depois desse tempo,nós muçulmanos acreditamos que Deus sopra a alma para o feto.

  264. Sofia disse:

    Olá Habibah

    Porque os religiosos tem por hábito tentar ofender, nós, os agnósticos e ateus, chamando-nos de satânicos? Porque os religiosos confundem ateísmo com satanismo quando na verdade os ateus e agnósticos, da mesma forma que não acreditam na existência de Deus, também não acreditam e nem prestam nenhum tipo de adoração ao satanás. Os adoradores de satanás são teístas, ou seja, acreditam também em Deus mas preferem idolatrar satanás.

  265. Olá Sofia.
    Sobre a questão ateísmo eu prefiro não me meter sabe,eu não ofendo ninguém,cada um sabe o que faz,no que acredita.Eu acho errado o ateísmo,porém eu prefiro não discutir e acho errado quem discute.Deus é quem deve julgar,assim eu acredito.

    Sobre a sua outra dúvida,sobre Adão e Eva e como a humanidade evoluiu:

    Adão e Eva não tiveram Caim e Abel na mesma gestação.Adão e Eva,depois que saíram do paraíso e foram para a Terra,começaram a se reproduzir,e Eva dava a luz em cada gestação um par de gêmeos,menino e menina,e esse cada menino se casava com a menina de uma outra gestação.Não era permitido o menino casar com a menina de sua gestação,porém da outra gestação era permitido,eles não eram considerados irmãos.E assim,a humanidade foi crescendo.

  266. Sofia disse:

    Eu só acho que vivemos num mundo livre, cada pessoa tem direito a ser o que quiser e ninguém deve julgar, ninguém deve dizer que eu estou certo e você está errado.

  267. Eu também acredito nisso,não acho que devemos julgar os outros,infelizmente muitas pessoas não pensam assim.O Islam por exemplo,sempre nos alerta para nunca julgarmos os outros,porque só Deus é digno disso.

  268. Sofia disse:

    Olá Habibah

    O Islão proíbe as mulheres de serem juízas? Se sim, porque? É que no Irão é proibido as mulheres serem juízas.

    Cumprimentos

  269. Sofia disse:

    Encontrei num blog, que tinha um ‘post’ sobre o islão, a seguinte frase:
    “Uma vez expirados os meses sagrados,matai os idólatras onde quer que encontreis e apanhai-os e tornai-os prisioneiros, e ficai a sua espreita; mas, se eles se convertem, se observam a oração, e concedem a esmola, então deixai -lhes livre o caminho,pois Deus é indulgente e misericordioso.”(Sura 9:5)

    Esta frase existe mesmo no Sura?

  270. Sofia disse:

    É verdade que existe um verso no Alcorão que manda os maridos baterem na esposa?
    E é verdade que o profeta disse que as mulheres são brinquedos?

  271. Sofia,existe,mas é muito polêmico esse verso.É assim: Esse verso NÃO significa que o marido pode bater na mulher quando quiser,para machucar,não.O verso diz que esse é o último dos recursos caso a mulher não cumpra com o seu papel de esposa.Por exemplo,uma mulher que não cuida dos filhos,do marido,enquanto o marido se esforça para manter um bom lar,ela não está nem aí.Porém esse é o último dos recursos e não é aconselhável,e não pode bater pra machucar,não pode deixar roxo ou marcas.O profeta disse que um homem que bate em sua mulher é um homem sem virtudes,ou seja,meio que anula esse versículo.Não é bater como todo mundo pensa de espancar,porque isso não pode,machucar,agredir,nunca!É o último dos recursos,e mesmo assim,não é o mais correto e o mais aconselhável.
    O profeta nunca disse que as mulheres são brinquedos,pelo contrário,o Profeta ensinava a tratar bem as mulheres.

  272. Sim,existe,porém temos que analisar o contexto.Infelizmente,muitos muçulmanos desvirtuados usam esse versículo justificando seus jihdas violentos,onde matam milhares de inocentes.
    Quando analisamos o Alcorão temos que ler todo a sura(capítulo),não apenas um versículo,e entender que muitos versos se aplicam a uma determinada época,como é o caso desse versículo.Esse versículo foi revelado no meio de uma guerra,entre muçulmanos e os pagãos. Nessa época os pagãos estavam incessantemente perseguindo os muçulmanos e o Profeta numa luta violenta.A primeiro parte do versículo se refere ao tempo que foi dado de anistia aos pagãos,ou seja,foi lhes dado um tempo para acabarem com a guerra.Passado esse tempo,se os pagãos não concordassem com um acordo de paz,aí sim,seria permitido aos muçulmanos continuarem a luta.Entretanto,o Alcorão diz que era para lutar apenas contra os pagãos que estavam contra o Profeta,não eram todos,e caso algum deles pedisse perdão,era para dar asilo.
    Ou seja,esse versículo não “vale” para os dias de hoje,eu não posso sair matando ninguém hoje usando esse versículo porque esse versículo foi revelado em uma época de guerra.

    Dr Naik,eu famoso estudioso islâmico,fez o seguinte comentário sobre o versículo:

    Este versículo é citado durante uma batalha. … Sabemos que a América estava uma vez em guerra com o Vietnã. Suponha que o Presidente da América ou o General do Exército americano disse que os soldados americanos durante a guerra: “Onde quer que você encontrar o vietnamita, matá-los”. Hoje, se eu digo que o presidente americano disse: “Onde quer que você encontrar vietnamita, matá-los”, sem dar o contexto, eu vou fazê-lo soar como um açougueiro. Mas se eu citá-lo no contexto, que ele disse que durante uma guerra, ele vai soar muito lógica, já que ele estava tentando elevar o moral dos soldados americanos durante a guerra. … Da mesma forma na Surah Taubah capítulo 9 versículo 5 o Alcorão diz: “Mate o Mushriqs (pagãos), onde quer que você encontrá-los”, durante uma batalha para elevar o moral dos soldados muçulmanos. O que o Alcorão está dizendo soldados muçulmanos é, não tenha medo durante a batalha, onde você encontrará os inimigos matá-los.

    Então é isso,podemos ver que esse versículo vale para aquela época,uma época de guerra.

  273. Sofia disse:

    Olá Habibah

    Estive a ver hoje uma reportagem/entrevista feito por um jornalista britânico a um grupo de ‘jihadistas’ que vivem na Inglaterra e a reportagem é completamente triste.
    O jornalista acompanhou o grupo durante alguns dias mostrando como é os seus dia-a-dia. Nunca tinha visto tanto ódio em todo a minha vida. Eles disseram que Deus mandou que os muçulmanos matassem todos os infiéis, que para encontrarem a glória tinha que combater os inimigos do Islão nem que para isso tivessem que morrer. E quando o jornalista disse que o islão significa paz, eles disseram que também há conflito no islão por uma cauda maior( combater os infiéis). Um deles disse que os muçulmanos nunca são amigos dos infiéis, deixando bem claro para o jornalista, que era ocidental, que eles não eram amigo dele, e vê-se logo que o jornalista ficou com um bocado de medo.
    Fiquei muito má impressionada com a reportagem. Já tinha ouvido muitas histórias do fundamentalismo islâmico contado pelo ocidente mas foi a primeira vez que vi a história toda contado pelos próprios fundamentalista e foi arrepiante.
    Tal como já tinha tido uma vez aqui no seu blog, é necessário que os muçulmanos, que não concordam com o fundamentalismo, que tomem uma atitude para acabar com isso, porque para além de incitarem ao ódio, também mostram uma má imagem do islão.

    Cumprimentos

  274. Olá Sofia.
    Isso é realmente triste,chocante!Incrível como eles se denominam muçulmanos depois de falarem tudo isso.Isso não é Islam,com certeza não é.São esse tipo de pessoas que usam aquele versículo que lhe expliquei para cometerem assassinatos,pegam aquele versículo como desculpa,como se Deus aprovasse coisa assim.Eu sou totalmente contra,e eu e todos os verdadeiro muçulmanos.Também acho que nós,verdadeiro muçulmanos,devemos acabar com isso.Não é fácil,até porque aqui no Brasil não existe fundamentalismo.Não posso culpar as pessoas de pensarem coisas ruins do Islam depois de ouvir tais coisas,isso é realmente chocante e triste.

  275. Sofia disse:

    Olá Habibah

    É verdade que no Islão é proibido a adopção de crianças? Porque?

  276. Salam Sofia!
    O Islam proíbe a adoção no sentido de mudar a identidade da criança e a sua linhagem para uma linhagem falsa é proibido no Islam; mas ao mesmo tempo, é permitido aos muçulmanos adotar uma criança no sentido de tomar conta dela, física e espiritualmente.Amanhã,postarei um texto falando sobre isso ok?

  277. alvaro disse:

    EM NOME DE ALLAH O MISERICORDIOSO O MISERICORDIADOR.Assalamu Aleikum.Como vai HABIBAH,comecei estudando no BLOG e hoje ja estou aprendendo bastante sobre o ISLAM ,estou pronto para fazer a minha profissao de fe .mas, todos os dias nao deixo de estar aqui.

  278. alvaro disse:

    muito obrigado e insha´-allah.

  279. alvaro thomaz de aquino disse:

    estaras prestes a colher o que plantou muitissimo obrigado prof. HAHIBAH,estou mutio feliz

  280. Waleikum Salam!
    MashAllah Alvaro que notícia boa!Fico muito feliz por saber que faço parte dessa sua jornada ao Islam!Logo,seremos irmãos de fé!
    Salam!

  281. Sofia disse:

    Olá Habibah

    Porque os muçulmanos tem uma certa…”obsessão” em islamizar o mundo todo? Pelo que já entendi, é uma das coisas que está na base do fundamentalismo islâmico. Mas não só os radicais, mesmo os muçulmanos que não são radicais, querem a todo o custo islamizar os não-muçulmanos. Porque não aceitam que podem existir outros pessoas que não partilham os mesmos ideais que os muçulmanos. Somos todos diferentes no mundo, por isso, nunca estamos todos de acordo, e temos que respeitar que as outras pessoas não sejam iguais a nós.

  282. Salam Sofia.
    Não temos obsessão.todas as pessoas querem que a sua religião tenha mais adeptos,isso é fato.O que nos muçulmanos fazemos é dawah, divulgação do Islam.O Islam é atacado pela mídia,então nós muçulmanos tentamos desmistificar isso.Claro,há regras para isso,respeito é a primeira delas.Infelizmente tem gente que sim,se excede e quer converter pessoas a todo o custo,o que é errado.O Islam tem nada a ver com isso,você não vê alguns evangélicos,querem te converter a todo custo também,mas a culpa não é da Religião,apenas alguns adeptos de excedem.E olha,o Islam ensina muito tolerância para com próximo e aceitar as diferenças.O profeta falou sobre isso no seu sermão de despedidas,falando que ninguém é melhor que ninguém pela sua cor,raça e até mesmo religião.

  283. Sofia disse:

    Olha Habibah, você já falou muitas vezes aqui no seu blog sobre a modéstia dos muçulmanos mas associo, muito, os árabes à luxúria. Os árabes adoram coleccionar carros muito caros…

  284. Sofia,você falou bem,árabes.A cultura árabe e Islam não se misturam,mas olha,hoje em dia,infelizmente muitos muçulmanos e muçulmanas se “esquecem” da modéstia.É muçulmano se exibindo com carro pra lá,com roupa cara pra lá,é muçulmana com roupa colada,maquiagem exagerada,hijab mini saia,vê uma coisa dessas,infelizmente coisas assim ocorrem.

  285. Sofia disse:

    Mas os árabes não representam a maioria dos muçulmanos? Então, há uma grande inconsistência entre a cultura e o Islão, e os árabes vivem no meio desses dois?

  286. Apenas 20% dos muçulmano do munco são árabes.Bom,há árabes que são cristãos,minoria mas há,há árabes que são muçulmanos e seguem o Islam de forma correta,porém,há árabes que seguem mais o “arabismo” do que a religião.Na cultura árabe fumar narguile é permitido,enquanto no Islam fumar é totalmente proibido,ou seja,você não pode seguir as duas coisas.

  287. Sofia disse:

    Olá Habibah

    Você já falou muitas vezes que os homens muçulmanos têm muito respeito pelas mulheres e protegem as mulheres ( ao contrário dos homens ocidentais!??) mas hoje li mais uma noticia de uma jornalista violada no Egipto. Sei que isso é algo até frequente em países como Egipto e Turquia mas já soube de casos também na Jordânia e Marrocos. Mas não são só as estrangeiras que são violadas, muçulmanas também e nestes casos a mulher que é punida. Se os muçulmanos tem tanto respeito pelas mulheres então porque isto acontece. Não confundem proteger as mulheres com controlar as mulheres?

  288. Sofia.
    Nunca falei ao contrário dos homens ocidentais.Olha,não é porque a pessoa se diz muçulmana que ela age de acordo com o Islam.Em muitos países islâmicos a pessoa ja nasce como muçulmano e aparece lá identidade dela como “muçulmano” agora se ela realmente pratica a religião isso é outra história.Olha o Brasil,país mais católico do mundo,a religião católica proíbe agressão contra as mulheres,e no outro post eu postei a lista dos países com maior violência doméstica e o Brasil estava lá,e o Irã não,e a Arábia Saudita não.O que to querendo dizer é que,não da pra julgar o Islam apenas por alguns seguidores,sim,não vou mentir,tem muitos muçulmanos que batem em suas mulheres,assim como católicos,judeus,hindus… e todos estão errados.

  289. Sofia disse:

    Olha, não é por o Irão e a Arábia Saudita não estarem na lista quer dizer que têm menos violência contra as mulheres que no Brasil, as mulheres não denunciam os casos. Lembro-me da altura que corria mundo a noticia de uma muçulmana que tinha sido agredida pelo marido e pelo sogro, ter visto uma reportagem na tv feito a uma muçulmana activista dos direitos humanos, que criou uma casa de acolhimento para as vítimas de violência. Ela dizia que a própria sociedade reprime as mulheres a queixarem de violência. Lembro de terem entrevistado uma das mulheres que tinha sido agredida e ela dizia que se queixou aos pais mas estes disseram para ela aguentar calada, que os pais preferiam que ela continuasse a ser espancado do que ela se divorciar (por isso ser socialmente vergonhoso) e ela acabou por fugir de casa e ser acolhida pelo centro.

  290. Sofia disse:

    É estranho que a Habibah adora tanto a Arábia Saudita (adoração essa mostrada todas as vezes que fala do país). Todos nós sabemos que na Arábia Saudita o machismo é lei. As mulheres não tem direito a praticamente nada. Só actualmente foi permitido que elas passassem a votar e pudessem candidatar mas mesmo assim não é por agora, só 2014 ( isso se até lá essa permissão não mudar). E sem esquecer que lá elas usam aquelas coisas que cubram a cara deixando descoberto só os olhos( não me lembro como se chamam). Uma coisa é usar um véu que cubra os cabelos ou é cobrir a cara que tira a identidade e personalidade a pessoa.

  291. Bom,as mulheres muçulmanas ganharam direito ao voto BEM antes das ocidentais,agora se lá é lei ou não eu não sei.E as mulheres gostam de usar niqab,isso é UM GRANDE PRECONCEITO,as pessoas pensam que lá as mulheres são umas coitadinha,eu vi um vídeo de uma saudita falado de sua vida,seu trabalho e ela parecia bem feliz.

  292. Isso ocorre não vou dizer que não.Porém,o Irã é xiita e tem seus próprios costumes,assim como o Brasil tem os deles.Desde quando a religião católica permite carnaval?Desde nunca que eu saiba.

  293. Sofia disse:

    Eu já ouvi falar que o niqab? é obrigatório na Arábia Saudita e já ouvi casos também de mulheres infelizes e revoltadas com a falta de direitos nesse país.

  294. É o niqab,sim,porém ele é obrigatório lá por costumes,no Islam é opcional.Querida você tem que entender uma coisa só:há pessoas felizes e tristes em todos os lugares,isso é tudo.

  295. Nataliane disse:

    Boa noite,a mais tempo mandei um recado porque tive um namoro com um muçulmano,e quis conhecer a sua religiao so que entretanto terminamos e passados 2 meses descobri que estava gravida,so que ele me pediu para tirar pk sua famila nao podia saber e pk ele nao tem condiçeos de ter um filho,so que nao tirei resolvi seguir com a gravidez entretanto ja estou de 6 meses,por varias vezes tentei conversar com ele so que ele se recusa a querer saber da filha por um lado entendo o lado dele pois ele e muçulmano mas se afastou um pouco da religiao,fiquei muito desiludida com sua atitude e como nao tenho maneira de procurar para ter mais inormaçoes gostaria de saber se pode me dar uma ajuda esclarecer as coisas,nao sei se devo procurar a famila dele ou se o melhor e criar a minha filha sozinha ja que ele se recusa,ainda mais que sei que ele esta com outra pessoa,sei que o assunto e delicado para falar assim mas estou tentando fazer o melhor pela minha filha e sinto muito perdida!muito obrigada

  296. Salam!
    Olha complicado a situação,mas vou tentar de ajudar.Bom,ele se afastou bastante da religião,namoro e aborto não são permitidos no Islam.É bem complicado como disse antes,se eu fosse você iria atrás dele,afinal ele é pai tem que assumir as responsabilidades dele.Tente entrar em um acordo com ele primeiro.Ele é brasileiro ou não?

  297. Nataliane disse:

    Ola,Eu sou brasileira e ele paquistanes,ambos moramos em Portugal,Lisboa.Eu tentei de varias formas conversar com ele e deixei bem claro que nao queria prejudicar a vida dele mas o unico acordo que ele aceita e que eu assuma a responsabilidade sozinha,e nao conte nada a ninguem,se calhar e o melhor que posso fazer,se dependesse so de mim,mas tbm fico com triste pk afinal ele e o pai da minha filha e queria que ela divesse direito a ter um pai,mas se ele nao quer tbm nao fale a pena forçar!obrigada foi bom ter a opiniao de alguem que tenha a mesma religiao que ele pois como nao conheço ninguem com quem falar as vzs acreditava que eu era a culpada de tudo e que estava agindo errrado em ter decidido ter a bebe!

  298. Thamiris Mash'Allah disse:

    Asalama aaleikum!!
    Seu blog é demais Habibah.Te achei no you tube e te adcionei.
    Você fala do islam de uma maneira tão bacana e atual(sem inovações).
    Eu deixei um comentario numa sessão sobre ‘musica é haram’ e pedi pra você não postar…lembra?rsrs.Desculpe eu tenho tanto medo de falar besteira e cair no erro…
    Mas, então…Parabéns pelo blog que é o mais fofo e informativo do Brasil.
    Beijos de sua irmã de fé,diretamente da França!!!
    Que suas palavras sempre sejam abençoadas e iluminadas pela verdadeira fé e crença em Deus(louvado seja),O clemente,O misericordioso.

  299. Dario Remane disse:

    Cara Keity de Melo

    Eu sou Muçulmano mas entendo +/- outras religiões (a catolica ou crista é uma delas).
    A biblia diz que Jesus foi crucificado certo? Não diz que morreu na cruz (crucificado não quer dizer morto)!!!
    A biblia diz que Jesus ressuscitou depois de 3 dias certo? dizem que foi numa 6ª feira a tarde ou final do dia (A Tal 6ª feira santa) certo? e que ressuscitou no domingo certo? perfazendo 3 dias certo? ERRADO!!! de 6ª pra domingo são 1 dia e 2 noites (e não 3 dias).
    Maria foi que descobriu que ele supostamente havia “ressuscitado”? Certo? Como foi que descobriu? conforme vem na biblia, ela ia untar oleo no corpo dele e viu que ele já não mais estava lá. Certo?
    A questão é: como é possível alguem ir untar de oleo a um corpo que está morto há 3 dias (3 dias conforme diz a biblia)?… Maria sabia que Jesus não estava morto.
    Depois de Maria saber que Jesus não estava morto tentou abraça-lo (no cemiterio, depois de Jesus se mostrar) mas ele disse que não. Porque???por causa das feridas que tinha no corpo causadas quando foi crucificado (e não morto).
    Eu podia estar aqui a escrever um jornal para provar que Jesus não morreu mas acho melhor leres bem a biblia (ha muitos versiculos que afirmar indirectamente). todas as minhas afirmações baseei-me em investigações feitas a biblia.
    Peço imensas desculpas se por algum momento ofendi com as minhas afirmações. as minhas sinceras desculpas do fundo do coração.
    Que Allah derrame a Sua misericordia sobre ti e que Ilumine o teu caminho.

  300. Bom,ele é o pai,ele tem que se responsabilizar pelos seus atos.Eu se fosse você conversaria mais uma vez com ele,se não adiantasse tomaria atitudes mais drásticas,como por exemplo recorrer a justiça.Mas isso é decisão sua.
    Espero que tudo fique bem!
    Beijos

  301. Waleikum Salam Thamiris.
    Obrigada irmã,fiquei muito feliz com suas palavras.
    Que Deus lhe abençoe também.
    Beijinhos!!

  302. Angelo Tirelli Jr disse:

    Minha esposa se relacionou pela internet com um muculmano durante algum tempo, no dia 29 de desembro ela foi para o pais dele e se casou no dia 30/12. Ainda estamos casados no Brasil e ela teve novo casamento na Jordania? Esse casamento e valido? O que pode axontecer com ela ppr ter enganado a pessoa com quem se casou?

  303. Salam!
    Olha o que sua esposa fez é errado.Se o muçulmano que ela se casou sabia que ela é casada ele fez algo errado,e segundo o Islam esse casamento não é válido.

  304. luciana disse:

    boa noite,comecei a ouvir falar de islamismo e sob os muçulmanos,muito de tudo o que li ate agora tem me encantado,eu sou negra e isso tem me deixado um pouco apreensiva pois nao sei como o islan aceita os negros.e como eles aceitam um casamento inter racial? hoje eu gostaria muito de saber estes aspectos.voce pode me ajudar.

  305. Salam Luciana!
    No Islam todos somos iguais (o que é uma verdade).Ninguém é melhor que ninguém por ser branco,árabe,europeu,o que for.Todos somos iguais perante a Deus.O Profeta até falou disso,olhe:
    “Toda a humanidade descende de Adão e Eva. Um árabe não é superior a um não-árabe, nem um não-árabe tem qualquer superioridade sobre um árabe; o branco não tem superioridade sobre o negro, nem o negro é superior ao branco; ninguém é superior, exceto pela piedade e boas ações. Aprendam que todo muçulmano é irmão de todo muçulmano e que os muçulmanos constituem uma irmandade. Nada que pertença a um muçulmano é legítimo para outro muçulmano a menos que seja dado de livre e espontânea vontade. Portanto, não cometam injustiças contra vocês mesmos.”
    Ou seja,casamento inter racial não tem nada de mais.
    Beijos.

  306. Rick disse:

    Estou me convertendo ao islam aos poucos porque são muitos detalhes e tenho algumas dúvidas.
    1-Quando uma pessoa morre ela vai direto para o paraíso ou para o inferno, ou tem uma especie de local temporario de purificação ate Deus encaminhar ela, tipo o purgatorio?
    2-O zakat pode ser pago para qualquer um ou tem q ser muçulmano?
    3-Quem não consegue jejuar o dia inteiro no ramadan porque tem algum impecilho o que faz?
    4-Ter contrato de união estavel com uma pessoa é considerado casamento no islam ou tem q casar no civil?
    5-Quando uma pessoa não faz uma das cinco orações do dia porque está na rua ou não pode fazer naquele horário porque está na escola ou reunião o que esta pessoa faz?
    6-masturbação é proibido no isla? E aqueles que não tem esposas?
    7-Tem como disponibilizar uma lista dos pequenos e grandes pecados do islam?
    8-Quando vc faz a ablução e ora no seu devido horario da oração os pequenos pecados são perdoados por Deus?
    9-Como a gente faz para ser perdoado dos grandes pecados?

    Parabens e não abandone este post, nós precisamos de pessoas como você para nos orientar.

  307. Salam Rick!
    1-No Islam não há purgatório,mas nós ficamos num estado chamado “Alamul Barzakh”,que o período que compreende a morte até a ressurreição (uma espécie de “barreira” da vida terrana para a vida eterna).Para entender melhor sobre esse período leia esse texto aqui.Lembrando que o purgatório foi inventando pela igreja católico.No tempo antigo as pessoas pagavam pelo seu lugar no purgatório,assim não iam para o inferno.

    2-Não,não precisa ser muçulmano.Você paga a quem você acha que mereça e que precise.

    3-A que tipo de empecilho você se refere?

    4-Sobre isso vou ficar te devendo.Que eu saiba tem que casar no civil.

    5- Caso a pessoa não possa rezar no horário certo,ela deve rezar depois (até o período da próxima oração).Mas lembrando,um muçulmano deve rezar aonde quer que ele esteja (tirando lugares sujos).Se ele estiver na rua,deve rezar na rua.

    6- Sim,masturbação é.Aqueles que não são casados devem esperar,se manterem castos.

    7- Olha,eu nunca soube de uma lista de grandes e pequenos pecados.Pecado é pecado.

    8- Rezar e fazer a ablução são uma obrigatoriedade de todo o muçulmano,são um dever.Aqueles que se importam com esses deveres(que são muito importantes),que os fazem corretamente,que dão o devido valor,terão sim são pecados perdoados.

    9-Primeiro de tudo nós temos que se arrepender do que fizemos.Rezar é uma boa maneira.Devemos sempre pedir o perdão de Deus,mas claro,tem que ser de coração.E devemos nos esforçar para melhorar,não adianta pedir perdão se a pessoa continuar a praticar tais erros.

    Obrigada pelo seu carinho.Se tiveres mais dúvidas,estou aqui.
    Maa Salama

  308. Rick disse:

    Olá, parabéns pelo blog e aqui vai mais algumas duvidas, por favor me ajude.
    1-Quem toma banho de manha e vai trabalhar geralmente poe uma meia e sapato, o que evita sujar os pés e os tornozelos. Quando chega a hora do salat esta pessoa mesmo assim tem que tirar os sapatos e lavar os pés e o tornozelo? Do mesmo jeito o rosto. Da oração da tarde ate o crepusculo as vezes nao suamos nem sujamos o rosto, mesmo assim temos que lavar ou depende?
    2-Deus prescreveu o judaismo e o cristianismo para a humanidade, depois prescreveu o islã, porque agora os muçulmanos perseguem os cristãos e judeus? Eles não são o povo do livro, irmãos de fé? Li numa parte do alcorão que não há imposição quanto a religião, depois eu li que os muçulmanos devem impor sua religião, o islã, até mesmo militarmente, isso não é uma contradição?
    3-A oração salat não pode ser totalmente orada na minha lingua? Não entendo nada de arabe.

  309. Rick disse:

    a questão numero 3 quero dizer para quem é doente e não consegue jejuar. Por exemplo quem tem hipertireoidismo.

  310. Neste caso a pessoa não precisa jejuar.Então para compensar,ela deve alimentar um necessitado para cada dia não jejuado,casa ela tenha condições para isso,caso não tenha,não há problemas.

  311. Obrigada!

    1-Sim!Sempre devemos fazer a ablução.
    2-Os muçulmanos não devem perseguir ninguém,nem judeus ou cristãos.Isso de impor militarmente tem uma série de regras,é uma questão complexa.Nenhum muçulmano pode sair forçando as pessoas a se converter.E sobre o versículo que você leu tem que ter cuidado,porque não podemos pegar o versículo sozinho e analisar.As vezes tal versículo pode estar falando de uma determinada época,ou determinada situação.
    3-As orações devem ser em árabe.No começo é difícil,mas depois aos poucos nós nos acostumamos.O porque disso? Para ser uma coisa universal.E até porque muitas palavras em árabe não tem tradução para o português,pode até ter uma palavra que chegue perto,mas não uma tradução correta.Contanto,as nossas preces particulares podem ser em português.

  312. Adriana Irma disse:

    Salam!

    Fiquei muito feliz hj por ter encontrado este site, nos ultimos tempos tenho pensado em me converter, todos os dias tenho buscado informações sobre o Islã e quanto mais eu leio, mais quero saber e minha vontade só aumenta.
    Muito obrigada pelas informações contidas aqui, tenho certeza de que me ajudará muito.

  313. Salam Adriana!
    MashAllah,que coisa boa!Se precisares de ajuda,estou aqui.

  314. Ricardo disse:

    Olá denovo. Estou lendo o alcorão e o acho maravilhoso, sem dúvida uma orientação para a humanidade, quem derá se todos seguissem o que nele está escrito, o mundo seria um lugar tão melhor, não dá nem para comparar. Mas lendo ele eu não achei onde está escrito que devemos orar as 5x em arabe nem o jeito de como orar por exemplo as sequencias que os muçumlanos fazem quando oram as salat. Outra duvida… O que é rakaats?

  315. Salam Ricardo
    O Alcorão é o guia perfeito para a humanidade.Tudo que não está no Alcorão está na Sunnah(tradição do Profetas).Um completa o outro.
    Rakaats são os movimentos e palavras prescritas seguidos por muçulmanos durante salat(oração).

  316. Adriana Irma disse:

    Salam Habibah!

    Querida Habibah, qual a diferença entre sunitas, xiitas e outras que não consegui identificar?

    Shukran
    Salam

  317. Isabelle O. Rodrigues disse:

    Salam,
    Eu gostaria de saber um pouco mais sobre o tempo de oddha. Se você puder me explicar, agradecerei muito.
    Agradeço pela atenção,
    Isabelle O. Rodrigues

  318. Salam Adriana.
    Leia esse post aqui,onde eu falo sobre isso.
    Maa Salama

  319. Salam Isabelle.
    O tempo de oddha é um período cuja mulher não deve se casar, o qual se inicia após o término do relacionamento anterior. Lembrando que para cada tipo de relacionamento há um tempo previsto.

  320. Adriana Irma disse:

    Salam Habibah!
    Senti sua falta!! rsr
    Estou com um pequeno probleminha e acho que vc pode me ajudar a esclarecer antes que eu me perca de vez na confusão!! Breve relato ok?
    durante minhas viagens internáuticas conheci um muçulmano de 41 anos, durante nossas trocas de msg eu perguntei a ele se era casado, ele me respondeu que não pq não tinha muitas posses e que a economia no Egito não estava boa, ok. Respondi a ele q nossas culturas era realmente muito diferente pois aqui um homem não ter dinheiro não o impede de casar-se. então ele me respondeu o email perguntando se poderia vir para o Brasil, eu disse a ele: – pq não, nossa economia está crescendo e coisa e tal (mas apenas falando da economia brasileira)…e sugeri que se ele tem vontade de sair do país para procurar alguma instituição que possa ajudá lo na imigração… bom com isso acabei me envolvendo na ajuda em contactar comunidades árabes, ver alguns cursos, trocamos emails todos os dias, mas até então era só nisso, eu estou ajudando uma pessoa e ponto, mas hj a conversa ficou diferente, ele me mandou um email dizendo que dependia de mim pq da parte dele ele quer estar comigo, então eu perguntei pq, ele me respondeu que ele precisa de um “partner” aqui no Brasil, essa palavra “partner” pode ser interpretada de várias formas, certo? então perguntei se era como amiga, ele disse que poderia ser, e depois sugeriu de ficar em minha casa comigo e meus filhos, que ele arca com as despesas, disse a ele que não, não é assim, eu não o conheço, eu sou uma mulher de respeito, bom, ele disse que td bem mas que ele tbm era um muçulmano e que jamais iria me desrespeitar.
    Insisti que não seria possível mas tentaria ajudá-lo de outra forma.
    Ai Habibah… aí que vem a “caca” eu fiquei com dó e disse que na próxima semana eu iria a mesquita e conversaria com as irmãs sobre ele. (mas eu quis dizer no sentido dele se instalar em algum lugar, procurar contatos profissionais ou com alguém que entenda de imigração…)
    ele me respondeu só agradecendo… dai mandei outro email perguntando se ele me entendia… a resposta dele foi exatamente essa copiada do meu email:

    Acho que sim, você disse que irá para a semana mesquita próxima a falar com a irmã sobre mim, eu entendi que cerca posso viver com você ou não, é que você queria dizer?
    Habibah eu estou me enrolando sem querer, eu apenas queria ajudá-lo…

  321. Salam Adriana!
    Pelo que eu entendi você não quer nada com ele,certo?Então,eu acho que você deve dizer isso a ele,ser sincera.Diga que você só estava o ajudando,mas sem nenhuma outra intenção.Pode ser difícil dizer isso a ele,mas é a coisa a certa a se fazer,e quanto antes você fizer isso,melhor.

  322. Denise disse:

    Assalamualeikun!
    Habibah, se for possível esclarecer-me algumas dúvidas agradecia imenso.
    O facto é que eu nasci muçulmana, pois a família do meu pai é toda muçulmana, mas a da minha mãe não! Meus pais separaram se já há muito, vivia só com a minha mãe, e eu infelizmente fui deixando o Islam para trás, que Allah me perdoe!
    Mas agora estou pronta a seguir o islam, mas tenho algumas duvidas.
    No namaz de Isha, quanto rakats devo fazer? Eu sei que Isha tem 17 rakats se nao me engano, e que alguns deles só fazemos em congregação! Eu ao fazer o meu salat em casa, farei apenas 4 rakats? Ou estou enganada

  323. Ricardo disse:

    Olá. Onde está escrito no alcorão como orar? Eu oro as cinco orações diferente do jeito que os muçulmanos oram e gostaria de entender onde está escrito no alcorão o jeito certo de orar. Eu oro com minhas palavras mas parece que a salat deve ser como uma oração pre-programada e sempre dizer as mesmas palavras. Ha algum problema no jeito que eu oro?

  324. Waleikum Salam!
    Querida,dá uma olhadinha esse post aqui,ele diz como fazer as orações.Pode ser bem útil.
    Maa Salama!

  325. Salam!
    Você pode rezar do seu jeito,mas depois de rezar do jeito certo,recitando as orações.Depois disso você pode fazer suas preces.
    Esse texto aqui fiz onde as orações estão mencionada no Quran,mas o texto está em inglês.

  326. ricardo disse:

    Ola, de novo. Estou fazendo as 5 salat, porem em portugues ainda… Estou fazendo tambem somente 1 rakat. Onde esta escrito no alcorao que devemos fazer mais de 1 rakat? Obrigado.

  327. Denise disse:

    Obrigada =)

  328. Tarik disse:

    Salam

    Hoje vi algumas noticias interessantes. Eram sobre dois rapazes que pretendiam fazer um massacre na UnB. O interessante da noticia é que parece haver uma ligação entre esses rapazes e o atirador de Realengo. Eles faziam parte de uma seita chama Homini Sactus. Enfim, quando aconteceu a tragédia de Realengo rapidamente colocaram o rapaz como um muçulmano extremista, não faltaram acusações. Parece-me que a verdade começa a surgi e agora fica obvio que as acusações eram falsas. Gostaria que vc fizesse um post sobre isso, já que sua “voz” tem um alcance maior que a minha e inumeras pessoas, tanto muçulmanos(as) e não-muçulmanos(as) ficariam a par da noticia.Deixo alguns links para vc conferir…

    http://noticias.r7.com/cidades/noticias/policia-diz-que-presos-por-manter-site-racista-pertencem-a-mesma-seita-de-assassino-de-realengo-20120322.html

    http://www.mogitronic.com.br/?p=687

    http://bandab.pron.com.br/jornalismo/policia/curitibano-preso-orientou-atirador-do-realengo-a-cometer-chacina-diz-pf-35761/

  329. Tarik disse:

    Salam, Ricardo.

    No Alcorão esta prescrito a oração (Salat), mas a maneira como ela é feita foi nos ensinada pelo Profeta (Sws). Geralmente funciona assim, quando não podemos encontrar a resposta no Alcorão, tentamos encontrar a resposta olhando para a vida do Profeta Muhammed (SwS), visto que ele foi um homem exemplar, modelo a ser seguido. Devido a isso, tornou-se um costume as pessoas memorizarem os ditos e os feitos do Profeta(SwS) inicialmente em tradição oral, e posteriormente escrita. Existem inumeros relatos (Hadith) no qual o Profeta (SwS) diz como devemos orar, em qual momentos e situações, etc. Eu tenho um livro em pdf que é inteiro sobre a oração (Salat). Ele explica a importancia, como deve ser feito, trechos do Alcorão e hadiths que falam sobre ela. Se quiser, deixe seu e-mail que eu te envio. Não lembro onde baixei.

    Obs: Se passei alguma informação errada, por favor, me corrijam.

  330. Felipe disse:

    Salam,
    Gostaria de perguntar uma coisa.
    Como sabe o profeta Muhammad ( Sallahu Aleihi Wassallam ) disse atraves das palavras de ALLAH, o Qur’an, que Zina ( adultério ) é haram, é dito que aquela pessoa que cometa Zina ( com frequencia ) na hora de ele falecer poderá falecer sem íman, ou seja, que ALLAH nunca nos deseje isso, ele tornará khafir, por tanto a minha questao é sobre masturbar, eu sou um jovem, e sei que masturbar é haram, mas tem vezes que nao me aguento :(, portanto eu estou a tentar parar com isto e a melhor soluçao seria casar mas ainda estou a tirar o meu curso, organizando a vida, portanto queria saber se masturbar é equivalente a que pecado, segundo islam?
    Que Allah perdoe a mim e a todos muçulmanos, faça dhua para mim.
    Obrigado, Salam.

  331. SERGIO disse:

    TENHO UMA QUESTAO…SE O ALCOOL E PROIBIDO AQUI! PORQUE SERA LIBERADO NO PARAISO SURATA 47.15 HAVERA INCLUSIVE UM RIO DE VINHO… E AI? O PARAISO ONDE ALLAH PREPAROU SERA O QUE?
    S

  332. claudionsmto disse:

    Olá, tenho uma duvida e espero que possa me ajudar.
    Eu, como futuro militar, provavelmente em algum momento não poderei realizar alguma das orações em seu devido ‘horário’, gostaria de saber como devo proceder.

  333. Eu, como futuro militar, provavelmente em algum momento não poderei realizar as oração em seu devido horário. Gostaria de saber o que devo fazer.

  334. Marina disse:

    Olá, minha dúvida é a seguinte: Meus pais fizeram amizade com um casal muçulmano e eles foram se apaixonando por essa religião, até que, a um mês se reverteram. Mudaram completamente o jeito de ser, seguem á risca as regras do bom muçulmano, mudaram o cardápio, o vestuário e tudo, eles estão convencendo meu irmão a se reverter também, e ficam insistindo para que eu siga os passos deles e até meu noivo está começando a se interessar pelo islam, até ai tudo bem, é bom termos em algo para se apoiar e acreditar, ou então não teremos esperanças.
    Acontece que, me disseram que em uma v ida islâmica eu e meu noivo não poderemos mais sair á noite, não poderemos mais beijar e abraçar, isso é verdade??
    Tipo, se eu me converter ao islam, não posso mais sair a noite? E no caso, meu noivo também não vai mais poder sair a noite, mesmo que for sozinho? Digo, para nos divertir, ir a um barzinho, ao cinema, para ficarmos juntos mesmo, ou com os nossos amigos… a noite nem pensar???
    Mas, no caso, eu sou estagiária de história em uma escola a noite e estudo de manhã, como ficaria??? Eu teria de parar de trabalhar a noite? Como funciona?
    Um beijo!

  335. Procurei essa página pq uma coisa que tem me chamado a atenção é que, em curto período de tempo, dois jovens, um de origem Turca e outro Muçulmano, ambos jovens, do tipo 26 anos, entraram em contato comigo, eu tenho 49 anos, e falam em casamento já nas primeiras conversas, eu falo com eles pq gosto de treinar meu Inglês, um deles só fala em turco, eu evidencio a grande diferença de idade, e já me convidam para ir visita-los, isso me deixou muito desconfiada. Então peguei os nomes e fui para a web procurar informações, não achei, mas para minha felicidade achei vc, então, pensei, o que pode ser isso, eu sou uma mulher atraente, mas conhecendo um pouco da cultura, eles não casam com mulheres mais velhas, ainda na minha diferença que chega a vinte anos. Vc poderia passar alguma informação e orientação, já antecipo que não revelo nada da minha vida, tipo endereço, cidade e algumas coisas mais, sou precavida, mas estou achando muito estranho isso. Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s