Tags

, , , ,

Salaam

E mais uma vez estou ausente do blog :/ me desculpem,mas a falta de tempo é algo triste.Mas hoje venho falar de um assunto que acho que interessa bastante gente,que é o que devo usar se vou a um país islâmico.Eu nunca tive a oportunidade de ir a um país islâmico.Meu sonho é ir pro Egito,eu e meu marido estamos guardando dinheiro,InshAllah iremos visitar o país das pirâmides.

Quem ja sabe sobre a religião e conhece um pouco sobre as vestimentas sabe que em um país islâmico modéstia é bem necessária.Na verdade modéstia é o critério.A partir dela é que temos os outros critérios.Tem algumas regrinhas que devem ser seguidas,mas ela mudam um pouco de acordo com cada país.O Islam não muda devo dizer,a lei de Deus é a mesma aqui e na China,mas tem países que ja estão acostumados com a presença ocidental,então as vestimentas nossas não são um choque tão grande,enquanto uns são um pouco mais fechados.Vocês sabem do que eu estou falando.Quer usar jeans no Egito use,quer usar na Arábia Saudita?Não te recomendo.Isso não significa que o Egito é “menos” islâmico que a Arábia Saudita.Ou que na Arábia Saudita eles vão te esquartejar se você não usa hijab,é questão cultural.

Pra começar vamos entender quais são os países que tem a religião islâmica predominante.Não achem que é só Oriente Médio.O país com maior número de muçulmanos é a Indonésia,que não faz parte do Oriente Médio e não é um país Árabe.A Índia,apesar de ser hindu,tem bastante muçulmanos também.O Islam é a segunda religião lá.Então se você for a Índia cuide suas roupas,porque os hindus também não mostram muito o seu corpo.Voltando ao assunto,aqui tem um mapinha dos países de maioria islâmica,o mapa está em inglês mas da para entender:

E nesse outra mapa abaixo mostra o Islam no mundo:

Ou seja:

Arábia Saudita, Somália, Afeganistão, Maldivas, Saara Ocidental, Turquia, Irã, Argélia, Mauritânia, Iêmen, Túnisia, Omã, Comores, Djbuti, Marrocos, Paquistão, Líbia, Iraque, Tadjiquistão, Jordânia, Catar, Senegal, Azerbaijão, Egito, Mali, Níger, Gâmbia, Uzbequistão, Turcomenistão, Indonésia, Bangladesh, Síria, Guinpe, Kuwait, Bahrein, Palestina, Quirguistão, Emirados Árabes, Líbano, Albânia, Brunei, Sudão, Malásia, Serra Leoa, Burkina Fasso, Chade, Nigéria, Eritréia, Etiópia e Bósnia.São países de maioria islâmica,ou seja mais da metade do país pratica o Islam.

Agora que sabemos onde o Islam é maioria,vamos as maiores dúvidas.

Como eu disse no começo eu NÃO fui a nenhum país islâmico,portanto tudo o que eu disser aqui é um conselho,uma dica,vale pesquisar mais,porque eu não sei de todos os países certinho,vou falar o que eu sei.

Cuidados básicos:

A roupa não deve ser colada,transparente,curta demais e extravagante demais.Não usar decotes.Uma blusa de manga curta em certos países como Egito,Turquia,Emirados Árabes e países com mais contato com o ocidente  até pode,mas claro,blusa discreta,sempre.Calça,a mesma coisa,e nos mesmos países,nada de calça colada,quando mais larguinha melhor.

Na Arábia Saudita é costume cultural usar o niqab,então lá por questão cultural (não porque é radical)  eu aconselho usar uma abaya,para você não chamar atenção,um véu sobre os cabelos é bom,não precisa ser o hijab,um véu por cima indica um certo respeito.Aconselho o mesmo no Irã,Iraque,Afeganistão.No Irã aconselho usar  hijab mesmo e no Afeganistão também.Claro,nesses países o hijab é a melhor opção,e se você quer passar despercebida use niqab.

Uma boa vestimenta para outros países é usar uma saia daquelas das evangélicas e uma blusa manga comprida em cima.Não precisa usar o hijab,exceto na Arábia Saudita,Irã,Iraque,Afeganistão e países da África,como a Nigéria.O Egito não tem essa regra.Mas o cabelo preso é uma boa  ideia.

Eu aconselho a pesquisar o país individual em que você vai viajar,cada país é muito detalista,isso aqui é o básico.O essencial.

O NÃO pode:

shorts;

saias que mostrem as pernas;

decotes;

blusas que marcam o corpo;

brilho excessivo;

saltos altos;

perfume;

muitas jóias e

muitos enfeites.

Biquíni?NUNQUINHA! Vai a praia? Vá de roupa normal,saia compridas,abaya,calça,nem maiô pode.As muçulmanas vão de abaya mesmo.Não se preocupe se você entrar de roupa normal no mar,você não será estranha,estranha será de aparecer de short,maiô,biquíni.

As saias que falo aqui são as compridas,que não mostra nada da perna.

Ah outra coisa é o esmalte.As muçulmanas não devem pintar unha,então cuidados com isso.É claro que você VAI achar muçulmana de esmalte,mas evite.

Mesquitas:

Aqui é o lugar que você MAIS deve cuidar a sua roupa.Aqui não importa o país,vá de véu,nem que seja um véuzinho por cima.É um sinal de respeito.Então cubra-se toda,nem manga curta.Não precisa ser abaya,pode até ser com calça,mas na mesquita a vestimenta deve ser mais cuidada.

Homens:

Tudo o que falei agora foi pra mulheres.Homens não devem andar sem camisa,NUNCA,e bermudas não devem ser curtas,cobrir até o joelho no mínimo.E claro modéstia também né.Ouro e seda,evitem,pois no Islam é proibido para os homens.E perfumes,não é proibido para os homens,mas chama a atenção.Homem não deve querer impressionar as mulheres ok?Não tente isso,as mulheres não irão gostar,a maioria pelo menos,então evitem isso.

Como se portar:

Além da vestimenta tem alguns hábitos que precisam de cuidados,como o aperto de mão,ou o beijinho na bochecha.Homens não cumprimentem as mulheres com apertos de mão e beijinho na bochecha,um salam está bom,e se ela estiver acompanhado do marido,mais respeito ainda.Não fique sozinho com mulheres no mesmo local.Lá não tem essa intimidade,homens respeitam bastante o espaço da mulher vice-versa.Então cuidem isso,homens e mulheres.Procurem não fumar e beber perto de muçulmanos porque é proibido no Islam,e não convidem muçulmanos para comer algo que contenha porco,ja vi muita gente paga mico por causa disso.

Olha,acho que no geral é isso,claro que você deve conhecer mais o país que você for.Mas esses são alguns cuidados.E claro,respeitar sempre!

Maa Salama!

Anúncios