Tags

Salam!

Hoje em dia se fala muito nos direitos dos animais,e hoje veremos o que o Islam diz a respeito dos animais.

O Alcorão nos revela que nos humanos nos beneficiamos dos animais em diversas maneiras:

“E os rebanhos, Ele os criou para vós. Neles tendes vestimentas quentes e outros benefícios, e deles comeis. E neles tendes beleza, quando ao anoitecer os fazeis voltar para casa e quando ao amanhecer os levais para pastar. E eles carregam vossas cargas para regiões as quais não chegaríeis senão com imensa dificuldade. Por certo vosso Senhor é Compassivo, Misericordioso. E Ele criou os cavalos e as mulas e os asnos, para os cavalgardes e para os terdes como um ornamento. E Ele cria o que não sabeis.” [Alcorão Sagrado 16:5-8] 

Isso não significa que podemos abusar dos animais,o jeito em que tratamos os animais pode determinar se vamos para o Inferno ou Paraíso.Há duas histórias que o Profeta contou aos seus companheiros   que gosto muito que representam justamente isso.

A primeira  Muhammad disse aos seus companheiros a história de um homem que ficou com sede em sua viagem.O homem encontrou um poço e bebeu um pouco de água dele.Quando ele estava voltando ele viu um cachorro que estava com muita sede.O homem pensou “o cão está tão sedento quanto eu estava!”.Então,ele voltou no poço e pegou água para o cachorro.Allah gostou muito dessa ação e perdoou todos os pecados desse viajante. Os companheiros perguntaram:”Ó Profeta de Deus, nós somos recompensados pelo tratamento humano para com os animais?'”,Ele disse, “Existe uma recompensa por fazer o bem a qualquer criatura viva.”

Na outra história o Profeta conta o caso de uma mulher que foi enviada ao inferno devido aos maus tratos para com um gato.No qual ela o deixava preso e não dava de comer ao gato.Os gatos eram os animais domésticos mais amados para o profeta Muhammad.

Isso prova que no Islam os animais tem sim seus direitos e devem sim ser respeitados e amados.Nós podemos nos alimentar dos animais,porém devemos fazer isso da forma certa,ou seja,devemos abater o animal da forma islâmica,que é para o animal sofrer menos,para entender melhor o abate islâmico,ler esse post AQUI ( o post não é meu).E também não é permitido se alimentar de um animal que tenha sido morto de forma cruel como choque, espacamento ou afogamento, a não ser que aquele seja o único alimento que uma pessoa tenha.

Os direitos dos animais no Islam

1) Direito ao tratamento digno

Uma vez o Profeta passou por um camelo desnutrido pela fome e ele disse:

“Tema a Deus em relação a esses animais que não podem expressar a sua vontade. Se você os cavalga, trate-os de acordo (fazendo-os fortes e adequados a isso), e se você os come, trate-os de acordo (fazendo-os gordos e saudáveis).” (Abu Dawud)

O profeta Muhammad avisou a sua esposa para tratar com gentileza um camelo rebelde que ela estava cavalgando.

2) Direito a não ser agredido

Uma vez o Profeta da Misericórdia passou por um animal marcado a ferro em seu rosto. Ele disse, ‘Não chegou a vocês que eu amaldiçoei aquele que marca ou bate em um animal na face?’

3) Direito de não ser usado como alvo para treino de caça

Este hábito era muito comum na era Pré-Islâmica. Quando Ibn Umar, um dos companheiros do profeta Muhammad viu algumas pessoas praticando arco e flecha usando uma galinha como alvo, ele disse:

“O Profeta amaldiçoou qualquer um que faça de alvo alguma coisa viva (para praticar).”

4) Direito a não ser morto por motivo banal

“‘Quem quer que mate um pássaro ou qualquer outra coisa sem uma justa razão, Deus o questionará sobre isso.’ Foi dito: ‘Ó Mensageiro de Deus! O que é uma justa razão?’ Ele disse: ‘Matá-lo por comida… e não cortar sua cabeça e jogá-la!'”.

Atirar em pombos vivos já foi um evento olímpico, sendo atualmente permitido em muitos lugares.

5) Direito a não ser separado dos pais

Separar filhotes de pássaros de suas mães não é permitido. Como é narrado que um companheiro do profeta pegou um filhote e sua mãe pertubada com o roubo de seu filho foi atrás do homem. O profeta disse para o homem devolver o pássaro ao seu ninho e não aborrecê-la mais.

6) Direito a não ser mutilado

É proibido mutilar um animal cortando suas orelhas, rabos ou outras partes do corpo sem razão justa, como por exemplo, alguma doença.

7) Direito ao cuidado enquanto estiver doente

Um animal doente que esteja sob os cuidados de alguém deve ser tratado adequadamente.

8) Direito a não servir como diversão em brigas forjadas

Fazer os animais lutarem entre si por diversão também foi proibido pelo profeta.

Assim podemos concluir que no Islam os animais,assim como nós,merecem respeito e amor.

Maa Salama

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios