Tags

, , , , ,

Ramadan Karim!

Então,ontem não deu pra fazer um post de dia dos pais porque minha internet deu a louca e não entrou e só agora pude entrar.Mesmo atrasado,quero desejar um feliz dia dos pais a todos os pais,biológicos ou não,porque as vezes pai não aquele de sangue,mas sim aquele que cuida.Desejo que Allah possa abençoar vocês nessa jornada de criar um filho,que convenhamos não é nada fácil nos dias de hoje.A vocês tudo de bom,hoje e sempre!

Como ontem era dia dos pais,vou aproveitar e relatar duas histórias que o Alcorão nos fala,sobre a obediência de um filho para um pai.

Abraão e Ismael:

A primeira das história é a história do profeta Abraão( Ibrahim) e seu filho Ismael.Abraão sonha que conversa com Deus,e Ele,manda Abraão degolar seu próprio filho em prova de sua fé.Abraão depois do sonho vai até seu filho para falar dele,e o Alcorão nos relata:

Abraão: “Ó filho meu,sonhei que te oferecia em sacrifício;que opinas?” (37:102)

Ismael: ” Respondeu-lhe: Ó meu pai,faze o que te foi ordenado!Encontrar-me-ás,se Deus quiser,entre os perseverantes!” (37:102)

Como podemos ver,Ismael foi obediente ao seu pai,mesmo que isso lhe custasse a vida.No dia do sacrifício,Abraão chorava por seu filho,mas Ismael disse que seria sacrificado.Abraão pegou a faca e na hora que iria degolar,surgiu um cordeiro e Abraão ouviu um chamado celestial dizendo: “Abraão, teu sonho se realizou. Deus ordena que tu sacrifiques um carneiro no lugar de Ismail.” 

E assim fez Abraão,sacrificou um cordeiro.E esse ato de obediência de Abraão é comemorado em uma das festividades do Islam,o Eid al-Adha ou festa do sacrifícios,nesse dia,muçulmanos que tenham condições devem sacrificar um cordeiro,assim como Abraão.

Noé e Kanaan:

Na outra história,temos o contrário de Ismael.A história é sobre o profeta Noé e seu filho Kanaan .

O Alcorão nos relata que Noé,sabendo sobre o dilúvio convida seu filho para entrar na arca pois sabe que nenhum lugar será seguro.Kanaan,no entanto,recusa o convite de seu pai dizendo que seria capaz de obter a salvação subindo no topo de uma montanha:

Nóe: ” Ó filhos meu,embarca conosco e não fique com os incrédulos” (11:42)

Kanaan: ” Refugiar-me-ei em um monte,que me livrará da água.” (11:43)

Noé: ” Não há salvação para ninguém,hoje,do desígnio de Deus,salvo para aquele de quem Ele tenha pena.” (11:43)

O dilúvio chegou,e como Noé havia avisado,não haveria lugar seguro e Kanaan morreu.

Moral das histórias:

Nessas duas histórias podemos tirar de exemplo a obediência de Ismael para com seu pai,que é descrito pelo Alcorão como um bom jovem.Ismael é o modelo positivo de filho que amava seu pai e o obedecia.

Ao contrário,temos Kanaan,que era o oposto de Ismael.Mesmo vindo de boa família,a família de Noé ele era desviado.O Alcorão o descreve como incompreensivo e injusto.

Devemos tirar de lição dessas o história o fato que Ismael,aquele que obedeceu seu pai,foi salvo,ao contrário de Kanaan que desobedeceu seu pai.O Islam ressalta sobre a importância do bom comportamento para com os pais.O filho para ser bom crente deve,acima de tudo,respeitar seu pais,porque ele sabem mais.Sendo muçulmanos ou não,sendo da mesma religião do filho ou não,devemos sempre obedecer os nosso pais,porque eles querem apenas o melhor para nós.

O Alcorão nos adverte sobre o bom comportamento para com os pais:

 “O decreto do teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não lhe dirijais palavras de desrespeito, nem griteis com eles; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas”. (Alcorão, 17:23).

Então,desejo mais uma vez um feliz dos pais,mesmo que atrasado!

Maa Salama!

Anúncios