Tags

,

Ramadan Karim

Eu tava notando que ja falei bastante sobre o Ramadan,os erros,os benefícios,mas em nenhuma vez falei como ocorre passo-a-passo o jejum do Ramadan,digo,como é que se faz o jejum.Nesse post,falarei sobre isso então.

Como fazer o Jejum:

No Ramadan,nós muçulmanos não ficamos sem comer o dia todo.Jejuamos do nascer ao pôr do sol,e fazemos 3 refeições.

A primeira oração do dia é o Fajr (alvorada),e antes dessa oração o muçulmano se alimenta( sua primeira refeição).O horário dessa oração varia de dia pra dia e de cidade pra cidade.Na cidade de São Paulo,o horário desse mês para essa oração varia entre 05:03 a 05:24 da manhã,depende do dia.Porém varia de cidade para cidade.Tem cidades que é o Fajr é mais cedo como Fortaleza,que varia esse mês entre 4h 24 mim e 4h 29 mim.E tem cidades que o Fajr é mais tarde como Manaus,que varia esse mês entre 5h50 mim e 5h 55 mim.
Esses horários são arrendondados,geralmente a oração pode ser 5h12 mim por exemplo.

Então,o muçulmano deve acordar um pouco antes do horário da oração para se alimentar.O que ele deve comer? O que se come em um café da manhã;a iogurte,leite,frutas,pão são uma opção.E claro,água,muita água.Depois disso,o muçulmano deve fazer a ablução e rezar  como de costume.O nome dessa primeira refeição é Suhoor e é muito importante.

A partir do então,comer e ingerir líquidos é proibido,assim como ter  relações sexuais.

Durante o dia então,não comemos.Fazemos a oração do Dhur (meio dia) e Asr (tarde) normalmente,ainda em jejum.

Então,vem a quebra do Jejum,na oração do Maghrib (crepúsculo).A hora certa a se comer é antes de fazer essa oração,na hora do Adhaan (chamado a oração).O horário exato depende de cada cidade.Em São Paulo varia de 17:44 mim e 17:55 mim.O que se deve comer?O recomendado a comer é tâmaras e água,como o Profeta fazia.Caso não haver tâmaras onde você mora, substitua por outra fruta.

É muito importante observar a quebra do jejum.Nessa hora,não devemos comer comida pesada,porque podemos perder a hora de rezar o Maghrib.Essa refeição é o iftar.Após quebrar o jejum,rezamos o Maghrib.Depois do Maghrib é que podemos jantar,mas de novo,temos que cuidar para não comermos demais e ficarmos indispostos para rezar o isha’ (oração da noite) e o Tarawih (oração especial do ramadan,rezada após o isha’).O horário do Isha’ assim como todos as outras orações depende da cidade.Em São Paulo,esse mês,varia entre 18:58 a 19:06,depende do dia.

Então,é assim que ocorre o jejum.Lembrando também que devemos além de deixar de comer e beber,devemos mudar nossos corações,purificando nossa alma e nos aproximando de Allah.

PS:Para conferir os horários certos do Ramadan para outras cidades.Clique aqui

Maa Salama!

Anúncios