Tags

,

Salam  

Visitando o blog a irmã Mayane , li um texto muito bom sobre algumas obrigações para o mês do Ramadan (que começa dia 01/08 ) além do jejum.Achei muito interessante e explicativo e vou compartilhá-lo aqui.

Deveres no mês Ramadan:

1) Leitura do Quran: Nos esforçar ao máximo na leitura do Quran. Para quem não consegue ler em árabe que se esforce em ouvir os capítulos em árabe e acompanhar com a transliteração ou tradução.Há varios sites que oferecem downloads do Quran. E tenhamos em mente que este mês foi enobrecido principalmente por nele ter sido revelado o Quran. Não vamos celebrar esse mês esquecendo do motivo principal dele ter sido considerado um mês sagrado, que é o Quran.
2) A Sadaqah (caridade): O Profeta SAAS costumava a ser mais caridoso ainda no Ramadan, e lembrem-se do que o Profeta SAAS disse:
Quem oferecer um desjejum a um jejuador, lhe servirá como perdão dos seus pecados e como liberação do fogo do inferno e terá a mesma recompensa de quem jejuador sem diminuição nem mesmo ao mínimo”3) Os vínculos familiares–  Vamos tentar o máximo unir nossos vínculos familiares para ganharmos a misericórdia de Allah, pois é um grave pecado cortar os laços familiares.Se estiver brigado com seu pai,irmão,primo ou qualquer parente,esta é uma boa hora para reatar esses laços.

4) O Du’a– Vamos fazer du’a(súplicas) todos os dias. Vamos selecionar os principais du’a, os que mais tenhamos interesse e vamos prestar mais atenção a elas durante todo Ramadan com fé e insistência e não vamos esquecer de nos arrependermos e de pedir perdão a Allah e a salvação do fogo, bem como du’a pela Ummah do Islam.

5) o Salat Tarawih- Vamos nos firmar no salat tarawih (que consiste de 8 a 20 rakaas) todas as noites do Ramadan depois do salat Isha. De preferência acompanhar esse salat na mesquita, ou até mesmo em casa juntando a família e rezando todos juntos e se não for possível sozinho mesmo. E para quem quiser se aproximar mais ainda de Allah, que acorde no último terço da noite para rezar nem que sejam 2 rakaas para estar mais perto de Allah.

6) Orações obrigatórias em congregação– Tentar rezar todas ou máximo possível das orações obrigatórias em congregação na mesquita ou então juntamente com outra pessoa em casa. Isso porque como sabemos a recompensa é maior. E vamos nos esforçar o máximo para o salat fajr (oração da alvorada) é inadmissível perdermos essa oração ainda mais no Ramadan. Vamos nos ajudar na virtude e na fé irmãos. Aquele que não consegue acordar que peça ajuda a algum irmão muçulmano que possa ligar para ele nesse horário acordando-o para a oração, vamos nos ajudar mutuamente para que insha Allah nós saiamos do Ramadan todos salvos do Inferno.

Porque nós escolhemos esses 6 pontos? Porque esses 6 pontos foram os escolhidos pelo Profeta SAAS que se esforçava o máximo no Ramadan para completá-los. Além disso essas 6 coisas são uma espécie de medicamento cuja finalidade é curar as doenças dos nossos corações para conseguirmos alcançar o perdão de Allah e a salvação.

Irmãos, o Ramadan vem todos os anos até nós, e a cada ano uma parte da nossa vida vai indo embora e se acabando, e assim vai sendo até que nosso prazo nesta vida se acabe e o túmulo nos rodeie e a terra seja jogada sobre nós. Nesse momento saberemos se o Ramadan será uma testemunha a nosso favor ou contra nós. Por isso vamos em frente e vamos dar o melhor de nós nesse Ramadan, vamos adorar a Allah com o máximo das nossas forças e não vamos perder essa oportunidade que Allah está nos proporcionando de sairmos do Ramadan com a Satisfação de Allah e salvos do Fogo Infernal, insha Allah!

Ya Allah para ti são todos os louvores e todo o Agradecimento, Alhamdulilah pela benção do Islam, Alhamdulilah pela benção do Quran, Alhamdulilah pela benção do Ramadan, Alhamdulilah por sermos da Ummah do Profeta Muhamad SAAS. Ya Allah a Ti nos submetemos e em Ti cremos, então nos perdoe pelo que já pecamos, pelo que pecaremos, pelo que cometemos ocultamente e pelo que cometemos publicamente, Tu és nosso Senhor e não há divindade além de Ti. Oh Allah lhe imploramos que nos conceda o mês do Ramadan com fé e boa saúde, e lhe imploramos a Sua ajuda para realizar tudo aquilo que nos leve até a Sua satisfação, e Lhe imploramos por todos os nomes e atributos que só a Ti pertencem que nós escreva dentre os salvos do Inferno no mês de Ramadan! Ya Allah nos protegemos com a Tua Satisfação contra a Tua Insatisfação e com Teu perdão contra Tua punição, e nos protegemos em Ti de Ti. Não somos capazes de enumerar Teus louvores, Tu és como louvaste a Ti mesmo. Allahuma Amim!

E que a paz e as bênçãos de Allah esteja com o Profeta Muhamad SAAS e louvado seja Allah, Senhor do Universo.

Repassem esse texto aos irmãos! Barakallahu fikom! salam
Maa Salama!
Anúncios