Tags

,

Salam

Último post da série “Funeral Islâmico”

Período de Luto:

No Islam é proibido demonstrações de luto como: usar faixas de luto,desfazer de adereços ou usar alguma cor que represente o luto,como o preto ou qualquer outra cor.

Chorar excessivamente também é proibido,porque segundo o Islam a morte não é o fim,e sim uma passagem,e por que mais que se lamente,isso não trará a pessoa de volta.Isso não significa que a pessoa não possa chorar ou ficar triste,mas sem exageros.

O período de luto no Islam é de até 3 dias,mais que isso é proibido pelo Profeta,com excessão no caso de uma mulher que ficar viúva,ela tem o direito de poder ficar mais tempo de luto.Isso se chama ‘iddah ,que é um período de luto de 4 meses e 10 dias que a mulher deverá observar em memória ao seu marido.Nesse período a mulher não pode receber novas propostas de casamento.

As condolência devem ser dadas aos familiares no período de 3 dias e 3 noites,e deve-se dizer o seguinte:

“Possa Deus dar-vos recompensa abundante e grande consolo, e concessão d e perdão para o falecido.”

E a resposta deve ser:

 Deus ouça a vossa prece, e tenha piedade de nós e vós.’’

Visita das Sepulturas:

A visita as sepulturas é um ato louvável,o Profeta recomendava que as pessoas visitassem as sepulturas dos irmãos falecidos.  

Porém mulheres não podem visitar sepulturas.Na verdade há uma discussão sobre esse assunto entre os estudiosos:

-Uns dizem que é permitido e que o caso das mulheres é igual ao dos homens (vão para se lembrarem que esta vida é curta e que um dia estarão naquele lugar);

– Uns dizem que é makruh (repreensível), o que é a opinião da maioria dos estudiosos;

– Uns dizem que é proibido, provavelmente sendo a opinião mais forte, pois é baseada em hadiths sahih (autênticos) onde o Profeta (sws) disse:

“Allah amaldiçoou as mulheres que frequentam as sepulturas” (Ahmad, Tirmidhi e Ibn Majah)

Outra versão deste hadith:

“Allah amaldiçoou as mulheres que frequentam as sepulturas e constroem mesquitas e põem luzes sobre estas” (Abu Dawud, Al-Tirmidhi, Al-Nissa’i e al-Hakim)

Esta condenação iria garantir a validade do argumento contra a visita de mulheres a cemitérios, sendo que Allah (swt) não iria condenar algo que é permissível ou repreensível, só aquilo que é completamente proibido.

Os estudiosos desta opinião que proíbe a ida de mulheres a cemitérios, disseram algumas razões possíveis para esta proibição:

Primeiro – as mulheres, a maior parte do tempo, são emocionalmente mais fracas em aceitar calamidades e, talvez, sendo postas em frente à sepultura de um ente querido poderá resultar em choro e gritos, que seria degradante para os seus carácteres religiosos e prejudicial aos seus corpos também.

Segundo – cemitérios são normalmente lugares isolados, o que pode não ser seguro para alguém ir lá sozinha. A mulher seria exposta a pessoas de moral corrupta.

Resumindo, as mulheres não são fortes emocionalmente (em geral) quando enfrentadas por calamidades (como morte de entes queridos), e não visitar sepulturas mantém-nas seguras de dificuldade e de serem expostas a fitnah (tribulação) desnecessária.

E Allah sabe melhor. (aviso: isto não foi a minha opinião, apenas traduzi as regras dos estudiosos)

Salam”

Esse pequeno texto retirei daqui.
É recomendável orar pelo perdão e clemência de Deus para os mortos, porém é proibido desejar que o morto responda as orações de alguém, ou invocar o seu auxilio, ou solicitar a intercessão, acariciar o túmulo, com as suas mãos, andando em volta deles, e práticas similares de superstição, também são proibidos, todas estas ações são abomináveis e heréticas, as quais conduzem a idolatria e a negação da absoluta unicidade de Deus.
Para aqueles que desejam visitar as sepulturas,devem fazer isso nos seguintes limites:
Não se inclinar em sinal de respeito ;

Não se prostrar ;

Não beijar os túmulos, jazigos ou qualquer parte deles ;

Não pedir absolutamente nada ao defunto, seja ele quem for o túmulo, pois isso é haram(ilícito) e idolatria ;

Não ornamentar as campas ;

Depois de visitar as campas, não sair recuando para evitar dar as costas ao tumulo, como forma de respeito ;

Não colocar comidas ou bebidas junto as campas; não realizar festas de comemoração (da morte) junto as campas,

Evitar todas as formas de (Bid’ats) inovações.

Maa Salama!

Anúncios