Tags

, ,

Salam

Hoje,muçulmanos de todo o mundo entraram no mês Sha’ban(no calendário lunar,o calendário islâmico) , o mês que antecede o Ramadan que acontecerá dia 01 de agosto.

Na Sunnah (Tradição do Profeta),encontramos um hadith que diz que o Profeta costumava jejuar nesse mês.Esse jejum não é obrigatório.

*Sha`ban é um mês honrado, possui esse nome por ser repleto de bênçãos, e esse mês pertence ao Profeta Muhammad (saas). Algumas das recomendações desse mês são:

1 – JEJUM
O Mensageiro de Allah (saas) jejuava todo esse mês e unia em jejum, esse mês ao mês de Ramadan, e dizia: “O mês de Sha`ban é o meu mês, e aquele que jejuar um dia desse mês torna-se obrigatório para ele o paraíso”. E em outro dito dizia: “Quem jejuar as segundas e quintas-feiras desse mês, Allah atenderá vinte de suas necessidades nesse e no outro mundo (mundo eterno)”. E o Imam Jafar As-Sadiq (as): “Todas as quintas-feiras do mês de Sha`ban o céu fica ornamentado e os anjos dizem: “Ó Deus nosso, perdoe seus jejuadores e ouça suas súplicas”.

2 – PEDIDO DE PERDÃO
Falar setenta vezes ao dia: Astaghefero-llah Alladhi La Ilaha Illa Hual Haiiol-Kaiium ua Atubo Ilaih (Peço perdão a Allah, e não há outra divindade além dele, O Vivente, O Subsistente, e volto a Ele arrependido). E não esquecer de mencionar sempreAllahumma Salli Ala Muhammad ua Ali Muhammad (Allah, abençoe Muhammad e a sua linhagem).

3 – CARIDADE
É muito recomendada a prática de caridade nesse mês, pois o Profeta (saas) e os Imames de sua linhagem (as) confirmaram isto, através dos ensinamentos e da própria prática.

4 – ORAÇÃO
Toda quinta-feira do mês de Sha`ban, fazer uma oração de duas genuflexões. em cada uma delas recitar uma vez a Sura Al-Fatiha e cem vezes a Sura At-Tawhid (A Unicidade). Após terminar a oração falar cem vezes Allahumma Salli Ala Muhammad ua Ali Muhammad (Allah, abençoe Muhammad e a sua linhagem) e pedir sua necessidade a Allah.

Deve ser mantido em mente que o jejum de Shaban é para aquelas pessoas que são capazes de empreendê-lo sem causar deficiência no jejum obrigatório de Ramadhan. Portanto, se temer de que após o jejum de Sha’ban, ira perder a força ou o vigor para jejuar no Ramadhan, não deve jejuar no mês de Sha’ban, porque o jejum de Ramadhan é o obrigatório, e mais importantes que os jejuns opcionais como do mês de Shaban. É por isso que o Profeta Muhammad (saws), ele mesmo proibiu os muçulmanos de jejuarem um ou dois dias imediatamente após o término de Ramadhan. O abençoado companheiro Abu Hurairah (r), relata que o Profeta Muhammad (saws), disse: “Não jejuem após a primeira metade do mês de Shaban.”*
* Trecho retirado do blog “Ser Muçulmana” 
Maa Salama!
Anúncios