Tags

Por Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid (http://www.islam-qa.com)

 No idioma árabe a palavra jihad significa esforco e gasto de energia pessoal.Na terminologia islâmica, jihad significa que os muçulmanos se esforçem para fazer a palavra de Allah suprema e para estabelecer a sua religião (o islam) na Terra. 

 O objetivo da jihad no Islã não é matar os não-muçulmanos, ao contrario, o objetivo é estabelecer a religião de Allah na terra, para estabelecer a Lei Islâmica (shari’ah), e para trazer as pessoas da adoração de outras pessoas para a adoração ao Senhor de todas as pessoas, da injustiça de outras religiões para a justiça do Islã. Allah diz (interpretação do significado): 

 “Combatei-os até terminar a intriga (descrença e politeísmo, ou seja, adorando outros além de Allah), e prevalecer totalmente a religião de Allah”[Suratu Al Anfal – Os Espolios, Versículo 39]

 Jihad al-nafs (jihad contra si mesmo) é de quatro tipos: 

 1 – Esforçar-se para aprender os ensinamentos do Islã, sem o qual não se pode alcançar o sucesso e felicidade neste mundo ou no outro, e se este estiver ausente, então, a pessoa está condenado à miséria neste mundo e no outro. 

 2 – Lutar para fazer-se atuar em conformidade com o que se aprendeu. Apenas saber sem agir, mesmo que isso não possa causar nenhum mal, não vai também trazer nenhum benefício.

 3 – Esforçando-se para chamar os outros para o Islã, ensinando aqueles que não sabem sobre ele. Caso contrário, a pessoa sera uma daquelas que ocultam o que Allah revelou de orientação e ensino, e não vai beneficiá-lo ou salvá-lo do castigo de Allah.

 4 – Lutar para suportar com paciência as dificuldades em chamar as pessoas para Allah e os insultos das pessoas, suportando tudo isso por amor a Allah.

 Se uma pessoa alcança todos esses quatro níveis, então ele será um dos rabbaaniyyeen (sábios da religião que praticam o que sabem e também pregam aos outros. Cf. Suratu Aal ‘Imraan 3:79). Os Salaf (Virtuosos Predecessores) concordaram em que o Erudito Islâmico não merece ser chamado de rabbaani a menos que ele saiba a verdade, age em conformidade com ele e ensina-a aos outros. Quem ensina, age de acordo com seu conhecimento e tem conhecimento, ele será chamado “Grande” no reino dos céus

 Jihad contra o Satã é de dois tipos: 

1 – Afastar as dúvidas que ele desperta para abalar a nossa fé. 

 2 – Lutar contra ele, para afastar os desejos corruptos que ele provoca. 

 A primeira jihad é seguida pela certeza da fé, e a segunda é seguida pela paciência. Allah diz (interpretação do significado):

 “E designamos líderes dentre eles (Os Filhos de Israel), os quais encaminham os demais segundo a Nossa ordem, porque perseveraram e se persuadiram dos Nossos versículos. (provas, evidências, versos, lições, sinais, revelações, etc)”[Suratu Al Sajdah – A Prostração, Versículo 24]

 Allah nos diz que a liderança na religião é alcançada através da paciência e certeza de fé. Paciência afasta desejos e certeza afasta dúvidas. Jihad contra os kaafirs (não muçulmanos) e hipócritas são de quatro tipos: com o coração, com a língua, com os bens e com si mesmo (combate físico). Jihad contra os kaafirs é ao longo das linhas de luta física enquanto a jihad contra os hipócritas é mais ao longo das linhas de se usar palavras e idéias.

Então esqueçam que jihad é sair matando todo mundo que não é muçulmano porque não é.Como o texto diz,é uma “guerra” contra seus pecados,contra o Satanás.No sentindo físicos é mais abrangente do que sair matando todos.Nós, muçulmanos,temos que trazer as pessoas pro Islam,fazer a dawa(divulgação da religião),mas não sair matando todo mundo e forçar as pessoas a se converterem. O Islam não incentiva violência.Então a “guerra santa” que todos conhecem erroneamente não é verdade.Jihad é uma guerra,sim!Guerra contra o que for contra o Islam,contra o Satanás.

Maa Salama!


Anúncios