Tags

,

Salam!

Depois de uns tempos sumida estou de volta! Hoje falarei um pouco mais sobre o Profeta Muhammad SWS e um pouco sobre a origem do Islam.

Profeta Muhammad SWS

O profeta Muhammad SWS nasceu em Makkah(Meca)  – atual Arábia Saudita – no ano de 570 d.C,em uma tribo coraixita. Seu nome completo é Muhammad Bin Abdullah Bin Abdul Mutalib Bin Hachim Bin Abd Manaf Bin Kussay (ufa! rsrsrs) e seu primeira nome ( Muhammad) siginifica “louvável”. Muhammad foi criado pelo seu tio Abu Talib,porque seus pais morreram quando ele era muito novo. O profeta tinha um caráter generoso,genial,era um líder por natureza. Em sua juventude,foi adepto das crenças politeístas que eram praticadas antes dele receber a revelação do Islam.Teve oportunidade de conhecer,no exercício de sua profissão, a fé judaica e cristã.

Quando Muhammad  tinha 25 ano foi empregado por Khadija(pronúncia: Radíja, não Cadíja,Cádija,Radhija…),uma viúva rica,para administrar a caravana dos comerciantes. Ficou conhecido como ” Al-Amin”( O digno de confiança),e foi proeminente membro da associação dos comerciantes de Makkah. Khadija ficou tão encantada com o caráter do profeta,que pediu ele em casamente,mesmo sendo 15 anos mais velha do que ele.Muhammad tinha um enorme amor por ela, e como ela já tinha recusado outras propostas de pessoas ricas,ele não quis ser o primeira a enviar a proposta. Depois que ela pediu,ele aceitou com grande prazer.Eles tiveram 6 filhos e ficaram casados por 25 anos( se “separam” quando Khadija morreu em 619 d.C).Quando Muhammad ficou casado com Khadija,ele não teve nenhuma outra esposa.

Arábia antes do Islam

Nesse tempo os árabes seguiam uma forma de idolatria, cada tribo conservava os seus ídolos na Kaaba, estrutura construída por Abraão e seu filho Ismael,apara celebrar o Deus único Mas a mensagem de Abraão foi esquecida. Muhammad contudo,foi crente em um Deus só em toda a sua vida e nunca participou de práticas idólatras das suas tribos

Início do Islam

Quando tinha 40 anos em 610 d.C ,durante um dos retiros que fazia a gruta Hira,Muhammad viu o arcanjo Gabriel que lhe revelou a Palavra de Deus, os cincos primeiros versículos da Sura Alcorânica ” Al Alaq” e anunciou que Muhammad seria o mensageiro de Deus para toda a humanidade.Nos 13 anos seguintes ele pregou a Palavra de Deus aos habitantes de Makkah,convidando a abandonar a idolatria e a aceitar o Islam.

Poucos aceitaram seu apelo, mas a maior parte dos habitantes de Makkah, especialmente aqueles da sua própria tribo, foram contra ele violentamente,vendo na nova religião um perigo grave para a dominação econômica. Muhammad sofria muitas perseguições e ameças,mas nunca desistia de continuar sua pregação.

Hégira

Em 622 d.C o Profeta recebeu uma ordem de Deus para migrar para Yathrib.Ele segui a ordem e viajou com seus seguidores para essa cidade,que mais adiante passou a se chamar “Cidade do Profeta” ,ou como é conhecida hoje Madinah (Medina).A hégira foi tão importante,que marca o início do calendário islâmico. Depois da hégira o profeta formou uma comunidade religiosa ou política, a umma,que vem a ser a comunidade dos muçulmanos ou dos crentes. Nesse ano o Islam firmou-se não apenas como religião,mas também como uma comunidade organizada.

Em Makkah

Depois de muitas batalhas vencidas,o profeta volta a Makkah,onde o povo abraça de vez o Islam.Ele foi a Kaaba e ordenou ao seu companheiro e primo Ali ibn Talib,para se juntar na destruição de todos os ídolos. O profeta depois reconstitui a peregrinação fundado por Abraão.Depois regressou a Madina, e pouco tempo depois fez outra peregrinação.

Foi ao regressar da sua última peregrinação que ele fez o seu sermão de Adeus.Repentinamente adoeceu, e três dias depois faleceu em 632 d.C em Madina,onde foi enterrado quarto da sua casa junto da primeira Mesquita do Islam.

Bom gente é isso. É apenas um pequeno resumo,em outro post detalho mais.

Maa Salama!

Anúncios