Tags

Salam!!

Hoje trago um texto que fala sobre a família,o papel de cada um dentro dela.

Família

Antes de descobrirmos o papel do Islam na organização e proteção da família, nós deveríamos primeiramente descobrir qual era a situação da família antes do Islam e qual é a situação dela no mundo ocidental nos tempos modernos.

Antes do Islam, a família era baseada no mal tratamento e opressão. Todos os assuntos eram controlados pelos homens ou em outras palavras, pelo macho, e as mulheres e garotas eram oprimidas e humilhadas. Como um exemplo disto é que se um homem morresse e deixasse sua esposa, seu filho com outra mulher tinha o direito de casar-se com ela e controlar a vida dela, ou de impedí-la de se casar. Os homens eram os únicos que podiam herdar; mulheres e crianças não tinham uma parcela da herança.

Eles viam as mulheres, sendo mães, filhas ou irmãs, como uma fonte de vergonha, porque elas podiam ser tomadas como prisioneiras, portanto trazer vergonha para a família. Além disto, os homens enterravam vivas suas filhas recém nascidas, como é citado no Alcorão, onde Allah (swt) diz (interpretação do significado):

16.58 . Quando a algum deles é anunciado o nascimento de uma filha, o seu semblante se entristece e fica angustiado.
16.59 . Oculta-se do seu povo, pela má notícia que lhe foi anunciada: deixá-la-á viver, envergonhado, ou a enterrará viva? Quem péssimo é o que julgam!
[al-Nahl 16:58-59]

A família, em um senso mais abrangente (a tribo) era baseada no suporte uns aos outros em todas as situações, mesmo nas ações erradas.

Quando o Islam veio, ele exterminou tudo isto e estabeleceu a justiça, dando a cada pessoa seus direitos, homens ou mulheres, mesmo as crianças de colo, e até os bebês abortados naturalmente deveriam ser respeitados e ter um funeral apropriado.

Quando você examina a família no ocidente hoje, você encontrará que famílias estão se desintegrando e os pais não podem controlar suas crianças, intelectualmente ou moralmente. O filho tem o direito de ir onde quiser e fazer o que quiser; a filha tem o direito de se sentar com quem ela quiser e dormir com quem ela quiser, tudo em nome da liberdade e dos direitos. E quais são os resultados? Famílias desfeitas, crianças nascidas fora do casamento, mães e pais idosos que não são cuidados por seus filhos. Como alguns homens sábios tem dito, se você quer saber a verdadeira natureza destas pessoas, vá até as prisões e hospitais e casas de idosos, pois os filhos não se lembram de seus pais, com excessão dos feriados ou ocasiões especiais.

O ponto é que entre os não-muçulmanos, a instituição da família está destruída. Quando o Islam chegou, ele trouxe muita atenção ao estabelecimento das famílias fortes e a proteção deles das coisas que poderiam lhes prejudicar, e a preservação dos laços de família ao mesmo tempo que dava a cada membro da família um papel importante na vida.

O Islam honrou a mulher, tanto as mães, filhas ou irmãs. Honrou as mulheres enquanto mães. Foi narrado que Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Um homem veio até o mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disse, “Oh Mensageiro de Allah, quem dentre todas as pessoas é a mais merecedora de minha boa companhia?” Ele disse, “Sua mãe.” Ele perguntou, “E então quem?” Ele disse, “Sua mãe”. Ele perguntou, “E então quem?” Ele disse: “Sua mãe”. Ele perguntou: “E então quem?” Ele disse, “Então, seu pai.”
(Narrado por al-Bukhaari, 5626; Muslim, 2548)

O Islam honrou a mulher enquanto filhas. Foi narrado de Abu Sa’eed al-Khudri que o Mensageiro de Allah (que a paz e bênção de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que tenha três filhas ou três irmãs, ou duas filhas ou duas irmãs, e cuida delas e teme a Allah em relação a elas, entrará no Paraíso.”
(Narrado por Ibn Hibbaan em seu Sahih, 2/190)

E o Islam honrou o a mulher enquanto esposa. Foi narrado que Aa’ishah disse: o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O melhor dentre vocês são aqueles que são os melhores para suas esposas, e eu sou o melhor de vocês para com minhas esposas.”
(Narrado e Classificado como hasan por al-Tirmidhi, 3895).

O Islam dá as mulheres seu direito de herança e outros direitos. Deu à mulher direitos como aqueles dos homens em muitas esferas. O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As mulheres são metades gêmeas dos homens.”
(Narrado por Abu Dawood em seu Sunan, 236, do hadith de ‘Aa’ishah; classificado como sahih por al-Albani em Sahih Abi Dawood, 216).

O Islam encoraja os homens a tratarem suas esposas bem, e dá as mulheres a liberdade de escolher seus maridos; dá as mulheres muitas das responsabilidades por educar as crianças.

O Islam dá aos pais e as mães, uma grande parcela de responsabilidade em educar as crianças. Foi narrado que ‘Abd-Allah ibn ‘Umar ouviu o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer, “Cada um de vocês é um pastor e é responsável por suas ovelhas. O líder é um pastor e é responsável por seu rebanho. O homem é o pastor de sua família e ele é responsável por seu rebanho. A mulher é o pastor da casa de seu marido e é responsável por seu rebanho. O servo é um pastor da riqueza de seu senhor e é responsável por seu rebanho.” Ele disse, eu ouvi isso do mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele).
(Narrado por al-Bukhari, 853; Muslim, 1829)

O Islam deu muita atenção à implementação do princípio do respeito pelos pais e pelas mães, tomando conta deles e obedecendo aos seus comandos até a morte. Allah diz (interpretação do significado):

17.23 . “O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não os reproveis, nem os rejeiteis; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas.”

O Islam protege a honra, a castidade, a pureza e a linhagem da família, então ele encoraja o casamento e proíbe a interação de homens e mulheres.

O Islam dá a cada membro da família um papel importante a cumprir. Então os pais e mães tomam conta de seus filhos e dão a eles uma criação islamica; as crianças devem ouvir e obedecer, e respeitar os direitos dos pais e das mães, baseado no amor e no respeito. Mesmo nossos inimigos foram testemunha da força dos laços de família entre os Muçulmanos.

E Allah sabe mais.

http://islamqa.com/en/cat/12 Traduzido por Danielle Aisha.

Fonte: http://txtsislamicos.wordpress.com/ Blog da irmã D.Aisha,tradutora desse texto.

Maa Salama!

Anúncios