Tags

,

Salam!!

Aqui vai um textinho de como escolher o nome dos nossos filhos.

Etiquetas para escolher o nome do filho

Sem dúvida que a questão de dar nomes é uma das questões mais importantes na vida das pessoas, porque o nome da pessoa é um título que diz algo sobre ela, e é essencial para que os outros se comuniquem atráves deste. É um adorno e símbolo para a pessoa, pelo qual ela é chamado, neste mundo e na outra vida. É indicativo da religião a qual ele pertence, e faz-lhe sentir que ele é um dos seguidores dessa religião. Então como devemos escolher os nomes de nossos filhos?

Primeiro vejamos os nomes que são totalmente proibidos:

-Nomes de adoração a outros que não sejam Allah. Exemplos: ‘Abd al-Rasool ( “escravo do mensageiro”),’ Abd al-Nabi ( “escravo do Profeta”) e ‘Abd al-Ameer (escravo do príncipe) e outros nomes que implicam culto ou submissão a qualquer coisa diferente Allaah. A pessoa que tem um nome como este deve mudá-lo.

-Nomes que pertencem somente a Allah, os quais descrevem seus atributos. Exemplos: al-Khaaliq (o Criador), al-Raaziq (o provedor), al-Rabb (o Senhor), al-Rahmaan (o Misericordioso).

-Nomes que pertencem somente á pessoas incrédulas. Exemplos: ‘Abd al-Maseeh (“escravo do Messias”), Butrous (Peter), Jurjus (George), e outros nomes que denotam religiões do kufr.

-Nomes de ídolos e falsos deuses que são adorados ao em vez de Allah.

Nomes totalmente makrooh (não recomendável):

-Nomes de pessoas famosas, cantores/atores. Se eles possuem bons nomes, é permitido utilizar esses nomes, mas deve ser por causa do significado do nome e não por causa do desejo de imitar as pessoas.

-Nomes que contenham a palavra Allah. Exemplos: Hasab-Allaah, Rahmat-Allaah (a misericórdia de Allah). O único caso permitido é quando ‘Abd (escravo) é adicionado, como em’ Abd-Allaah (Abdullah – Servo de Allah).

-Nomes de anjos e nomes de capítulos do Qu’ran.

-Nomes de caráter perjorativo, sexual ou que venham causar mal estar na criança. Nomes de animais em árabe e nomes que possuam significados ofensivos.

Os nomes recomendados

Os bons nomes são classificados em quatros categorias:

A primeira (melhor) categoria são os nomes’ Abd-Allaah e ‘Abd al-Rahmaan. Foi relatado que o Profeta (paz e bênçãos de Allaah estejam sobre ele) disse: “Os mais amados nomes para Allaah são ‘Abd-Allaah e’ Abd al-Rahmaan.” (Narrado por Muslim em seu Saheeh, 1398).

A segunda categoria é todos os nomes que expressam a adoração a Allaah, como ‘Abd al-Azeez,’ Abd al-Raheem, ‘Abd al-Malik,’ Abd al-Ilaah, ‘Abd al-Salam, etc.

A terceira categoria são os nomes dos profetas e mensageiros – que a paz e bênçãos de Allaah estejam sobre eles. Sem dúvida o melhor e o maior deles é o nosso Profeta Muhammad (paz e bênçãos de Allaah esteja com ele), o nome Ahmad é também um dos seus nomes. Em seguida vêm os nomes dos “Mensageiros dotados de firmeza” [cf. Al-Ahqaaf 46:35] Ibraaheem, Moosa, ‘Eesa e Nooh (que a paz e bênçãos de Allaah estejam sobre eles), e depois o resto dos Profetas – que a paz e bênçãos de Allaah estejam sobre eles.

A quarta categoria é a dos nomes dos virtuosos servos de Allah, acima de todos os companheiros do nosso nobre Profeta. É mustahabb(recomendável) a utilização de seus nomes, seguindo seu exemplo e esperando chegar a um status de fé mais elevado.

É bom levar em conta uma série de questões quanto a nomear aos nossos filhos, incluindo as seguintes:

1. Reconhecer o fato de que este nome vai ficar com a pessoa por toda sua vida, e isso poderá causar algum embaraço ou problema para ele que, por sua vez, pode sentir-se aborrecido com o seu pai, mãe ou quem lhe deu este nome.

2. Ao pesquisar os nomes, a fim de escolher um, devemos olhar para ele a partir de vários ângulos. Devemos olhar para o nome em si, e também pensar em como irá soar quando esta pessoa é uma criança, um jovem, um adulto, um velho e um pai.

3. Escolher o nome é um direito do pai, pois, após o nome da criança vem o nome do pai. Mas é permitido(aconselhável) para o pai envolver a mãe na decisão, pedir a sua opinião quanto à questão de saber se ela acha que o nome é bom, para que ela se sinta feliz.

4. Após seu nome, a criança deve receber o nome do pai, mesmo se este for falecido ou divorciado, etc, mesmo se ele não cuidar da criança ou vê-la com frequência. É absolutamente haraam nomear a criança com qualquer outro nome que não seja a do seu pai, exceto em um caso, quando a criança é o resultado de um adultério. Neste caso deve levar somente o nome da mãe e não é permitido que se coloque o nome do pai.

Capítulos do Qu’ran.

A questão aqui é sobre capítulos como: Ta-Ha, Yaa-Seen, etc. Estes nomes são al-Huroof al-Muqatta’ah (letras que aparecem no início de algumas soorahs; seu significado é conhecido apenas por Allaah), nomes que não são comuns. Tal regra não se aplica a Mariam, Muhammad, ‘Eessa etc.

Anjos

É makrooh(desaconselhável) utilizar nomes de anjos.

Os nomes makrooh devem ser evitados. Se uma pessoa possui um nome como este e mudá-lo se torna complicado então não há problema. Apenas os nomes proibidos devem ser “mudados”.

Bom pessoal é isso.O texto não foi eu quem fiz,eu tirei dessa comunidade aqui:http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=8987974

Em outro posto,vou colocar sugestões de nomes permitidos.

Maa Salama!

Anúncios