Tags

, ,

Salam a todos!

Sexta feira foi o Eid Al Fitr,como todos sabem,e eu ja expliquei aqui no blog o que é essa celebração islâmica tão importante.Hoje eu vou explicar o outro Eid que existe no islam o Eid Al Adha,que outra celebração super importante para os muçulmanos.

O Eid Al Adha é conhecido também como “festa do sacrifício” que marca o fim do haji,que é a famosa peregrinação a Meca na Arábia Saudita.

O Eid Al Adha acontece no décimo dia do último mês do calendário islâmico,que eu ja falei aqui que é regido pela lua  e não pelo sol.O nome desse é Thw al-Hijjah.

O Eid Al Adha é celebrado em memória de Ibrahim(Abrãao) que teria aceito sacrificar seu filho Ismael segundo uma ordem de Deus,a história é mais ou menos assim:

Ibrahim(Abrãao) conversou com Deus em um sonho, e Deus disse para Ibrahim sacrificar aquilo que lhe era mais precioso e amado, e para o homem era seu filho, Ismail. Ibrahim então relatou ao seu filho a vontade de Deus, e este concordou com o sacrifício. Ambos partiram para Mina, cidade perto de Meca, onde Ismail morreria. Pelo caminho, Ibrahim foi tentado pelo demônio, que disse para desobedecer a Deus. Mas Ibrahim ignorou a tentação, colocou uma venda em seus olhos para não ver o que mais lhe fazia sofrer, e cortou a garganta de seu filho. Quando Ibrahim retirou a venda, reparou que Deus colocou ao lado do seu filho um carneiro, que foi morto em vez de Ismail.

O Eid Al Adha pode durar até 4 dias.No primeiro dia, homens, mulheres e crianças vestem as melhores roupas que possuem e realizam a salat (a oração) numa grande congregação.

Todos os muçulmanos que possuem recursos econômicos devem sacrificar carneiros,camelos, bodes, cabras e vacas em forma de relembrar o acontecimento.É condição obrigatória que o animal seja macho, adulto e saudável. A carne deste animal deve ser distribuída por familiares,vizinhos,amigos e pobres.

Os muçulmanos que por alguma razão não podem fazer o abate,como é o caso da maioria dos muçulmanos residentes no Brasil,já que aqui feriados islâmicos não são conhecidos e muito menos feriados,embora a constituição diz que os muçulmanos podem folgar nesses dias,mas ninguém conhece isso.Estes muçulmanos optam por fazer donativos e distribuem a carne para seus familiares,amigos,vizinhos e pobres.Faz parte desse Eid visitar amigos e família,que as vezes não não damos a devida importância.

Bom,acho que isso é tudo.Se tiverem alguma dúvida,não amolem,perguntem hehe!

Fiquem com Deus

Anúncios