Tags

,

Salam!

Hoje é o ano novo islâmico,hoje começa o ano de 1433H.Nós muçulmanos temos o nosso calendário,que é um calendário lunar e não solar,por isso não celebremos o ano novo dia 01 de janeiro.Para entender melhor sobre o calendário islâmico,clique aqui.

Entretanto nós muçulmanos não comemoramos o nosso ano novo,não há nenhum tipo de celebração especial para essa data.O texto abaixo fala melhor sobre isso:

Veredito sobre ofertar congratulações ou celebrações no início do ano Hijri

Shaykh Muhammad ibn al-Saalih’Uthaymeen (que Allah tenha misericórdia dele) foi perguntado: Qual é o verdito sobre as pessoas se felicitarem por ocasião do novo ano islâmico, e como se deve responder a uma pessoa que oferece parabéns?

Ele respondeu:
… 
Se alguém lhe oferecer parabéns, então, responda a ele, mas não inicie tais saudações. Esta é a visão correta a respeito deste assunto. Então, se uma pessoa diz a você, por exemplo, “Feliz ano novo”, então você pode dizer:

“Que Allah torne um ano bom e abençoado para você.”

Mas você não deve iniciar tal uma saudação, porque eu não sei de nenhum relato de que os salaf [primeiras gerações do Islã] parabenizavam uns aos outro por ocasião do novo ano, em vez disso os salaf não consideravam o primeiro dia de Muharram como o primeiro dia do ano novo até o califado de ‘Umar ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele).

Abd Shaykh al-Kareem al-Khudayr disse a respeito da oferta de congratulações por ocasião do novo ano Hijri:

Orar por outro muçulmano, em termos gerais, por meio de frases que não são entendidas como uma espécie de ritual em ocasiões especiais, como Eid, é aceitável, especialmente se o que se entende por essa saudação é a amizade e para mostrar um rosto amigável para um companheiro muçulmano. Imam Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Eu não inicio a saudação, mas se alguém me cumprimenta eu retorno a saudação, porque responder ao cumprimento é obrigatório. Mas, ser o primeiro a oferecer parabéns não é nem Sunnah nem proibido”.

Nós muçulmanos não comemoramos o ano novo Islâmico não nem encorajamos para a celebrações especiais no ano novo islâmico, já que não há relato de que qualquer evento dessa natureza tenha ocorrido em hadith ou sunnah do Profeta Muhammad paz esteja com ele.

E Deus sabe melhor!!!!

Maa Salama!

About these ads