Tags

,

Salam

No post de hoje vou falar sobre a Sharia,a tão conhecida e polêmica (que de polêmica tem nada),lei islâmica.Muito falada hoje em dia (mal falada),a Sharia é a lei islâmica,ou seja o código de leis que rege a vida das pessoas dentro do Islam.A sharia é mais do que apenas um “lista de regras” para se seguir,ela influencia totalmente a vida de um ser humano,como em países islâmico onde a Sharia é considerada Lei de verdade,no direito,no papel.

O Alcorão é a principal fonte de jurisprudência (termo jurídico que significa conjunto das decisões e interpretações das leis) islâmica,sendo a Sunnah (obra que narra vida do Profeta) a segunda mais importante.É de extrema importância esses dois elementos,afinal tudo que está na Sharia vem do Qu’ran ou da Sunnah (o Qu’ran é o livro sagrado,a Sunnah completa,tudo que não está no Qu’ran está na Sunnah).

A jurisprudência islâmica chama-se fiqh e  está divida em duas partes:

  • O estudo das fontes e metodologia (usul al-fiqh, “raízes da lei”)
  • Regras práticas (furu’ al-fiqh, “ramos da lei”).
A Sharia é o “corpo” da lei religiosa,é ela que rege tudo.O termo “Sharia” vem do verbo “shara’a”  que está ligado à ideia de um “sistema de lei divina”, um “caminho de crença e prática (Qu’ran 45:18).
A Sharia aborda temas,como:a política, economia, bancos, negócios, contratos, família,
sexualidade, higiene e questões sociais. É a lei religiosa mais utilizada e um dos três sistemas legais mais comuns do planeta.
A Sharia já foi definida de diferentes maneiras, por diversos de seus estudiosos, tanto islâmicos quanto ocidentais. De acordo com essas diferentes interpretações, ela pode ser vista como:
  • “a lei muçulmana ou islâmica, tanto em relação à justiça civil e criminal, quando regulando a conduta individual, pessoal e moralmente. O corpo de leis baseado nos costumes fundamenta-se no Qu’ran e na religião do islam. Como por definição os Estados islâmicos são teocracias, os textos religiosos equivalem a leis, conhecidos no islam e pelos muçulmanos como Sharia ou lei Sharia.”
  • “uma discussão sobre as obrigações dos muçulmanos.” —Hamilton Alexander Rosskeen Gibb
  • “a única saída realmente efetiva de todos os sofrimentos e problemas.” — a Irmandade Muçulmana, em seu panfleto, “Iniciativa”.
A Sharia apresenta dois tipos de leis:as determinadas por Deus,vistas no Qu’ran,como por exemplo a proibição de bebidas alcoólicas.E as leis que são derivadas dos princípios estabelecidos pelos advogados e juízes islâmicos (mujtahidun).
Países que adotam a Sharia como lei:
Principais escolas de estudo da Sharia
  
O Post de hoje foi uma pequena introdução sobre o que é a Sharia.Nos próximos posts veremos mais a fundo os conceitos dela.
Maa Salama!
About these ads