Tags

,

Salaam

Ao contrário do que muita gente pensa,no Islam a mulher pode sim pedir o divórcio.O divórcio no Islam é algo que existe,mas porém,ele deve ser o último dos meios a ser consultado.Ou seja,o casal deve procurar salvar seu casamento antes,refletir e pensar.Se todos os meios falharem,ai sim,vem o divórcio.Outra coisa a ser lembrada é que não basta o homem dizer” quero o divórcio” e assim pronto,está divorciado,largando a mulher,filhos,sem nenhuma obrigação.

O casal deve esperar 3 meses para certificar que a mulher não está grávida.Neste tempo o casal tem o direito de pensar se é realmente isso que querem.Durante esse tempo o marido deve prover de tudo a mulher.Acabando os três meses e a mulher não está grávida,o casal pode se separar.Caso a mulher estiver grávida,o marido deve prover a ex-esposa o necessário até o período de desmame,normalmente 2 anos.

Se é da vontade do marido o divórcio,ele não pode tomar de volta os presentes que ele tenha dado a sua mulher no casamento.Há um versículo no Alcorão que diz sobre isso:

“Mas, se vos decidirdes tomar outra esposa no lugar da primeira, mesmo que vós tenhais dado à primeira o maior tesouro como dote, não o diminua em um pedaço. Tomá-lo-íeis de volta, com uma falsa imputação de erro manifesto?” (4:20).

Caso seja da vontade a mulher se separar,é de boa atitude devolver os presentes:

Certa vez uma mulher veio ao Profeta procurando a dissolução de seu casamento. Ela disse ao Profeta que não tinha qualquer queixa contra o marido, com relação ao caráter ou aos modos. Seu único problema era que ela, honestamente, não gostava dele a ponto de ser capaz de viver com ele por muito tempo. O Profeta lhe perguntou. “Você lhe daria seu quintal de volta” (o presente de casamento que ela havia recebido) e ela disse: “Sim”. O Profeta então orientou o homem a tomar de volta o seu quintal e a aceitar a dissolução de seu casamento (Bukhari).

O Islam permite o divórcio,mas os mesmo tempo desencoraja:

O Profeta disse: “entre todos os atos lícitos, o divórcio é o mais odiado por Deus” (Abu Dawood).

O divórcio é o último dos últimos meios para o casamento,o casal deve primeiro tentar salvar o casamento.

Bom,então é isso,só para esclarecer e dizer que mulher pode sim pedir o divórcio.

Aconselho a leitura desse texto: http://www.islamismo.org/divorsio_mito.htm Aqui explica detalhadamente a questão do divórcio.

Maa Salama


About these ads