Tags

Salam!

O post de hoje é para falar sobre as principais diferenças entre as duas maiores vertentes no Islam: A xiita e a sunita.

XIITAS  E  SUNITAS

Sunitas –  Somente apos a morte do Profeta Muhammad este termo foi utilizado para identificar os muçulmanos que aceitaram a sucessao dos quatro primeiros Khalifas (Abu Bakr, Omar, Othman e Ali)

Xiitas  – Os xiitas advogam que Ali bin Abi Talib (e depois seus dascendentes nascidos do casamento com a filha do Profeta, Fatima, deveria suceder Muhammad no comando da comunidade muçulmana.

Atualmente, os sunitas representam cerca de 85% do mundo muçulmano, enquanto os xiitas, tidos como mais radicais, são 15%. Os integrantes dos dois grupos acreditam que Muhammad é foi o último profeta, que Allah é único, e têm práticas semelhantes quanto às orações, ao jejum e à peregrinação para Makkah, a cidade sagrada do Islam

Quais as diferenças de fé entre xiitas e sunitas?

A nível teológico, existem algumas grandes e muitas pequenas diferenças entre sunitas e xiitas. Os dois ramos partilham apenas três doutrinas: a individualidade de Deus, a crença nas revelações de Muhammad e a crença no Dia do Julgamento(juízo final).

Os “hadith” (as palavras e atos de Muhammad e dos primeiros muçulmanos, usadas como suplemento ao Alcorão, para compreensão do Islam) são diferentes para sunitas e xiitas, dando os primeiros grande importância à peregrinação a Makkah, enquanto os segundos dão também muita importância a outras peregrinações.

Os xiitas usam geralmente o termo Imã apenas quando se referem a Ali e aos seus descendentes, ao contrário dos sunitas. Os xiitas acreditam nos imãs que, como descendentes de Muhammad e Ali, são vistos como seres com algo de divino. Os sunitas, por seu lado, acreditam em tradições baseadas em escolas teológicas e jurídicas que envolviam analogias do Corão e dos “hadith”.

Algumas características particulares dos xiitas: a dissimulação da fé em público, de forma a evitar problemas sociais, é permitida, desde que mantida em privado; existe um casamento temporário, onde o contrato celebrado estabelece um período de tempo entre um dia e 99 anos; estes casamentos temporários podem envolver ou não sexo e/ou o pagamento de dinheiro(esses casamentos são os mutaas). De acordo com a crença xiita, o homem que conseguir realizar quatro casamentos deste gênero assegura um lugar no Paraíso.

Sufismo

Além dos xiitas e do sunitas,há um grupo chamado de sufistas,que praticam o Islam sufista.

Sufismo é a corrente mística e contemplativa do Islam. Os praticantes do Sufismo, conhecidos como sufis ou sufistas, procuram desenvolver uma relação íntima, direta e contínua com Deus, utilizando-se, dentre outras técnicas, da prática de cânticos, música e dança.

O sufismo não é muito comum,e além dele há outras e outras vertentes do Islam.

Minha opinião a respeito do sufismo é que ele foge a respeito do Islam.

Eu sou sunita,e tudo o que escrevo no blog puxa para o lado sunita.

Outro dia venho e falo com mais detalhes de cada um,principalmente dos sufistas,e explico melhor minha opinião.

Maa Salama!

 

 

About these ads