Tags

, , , , ,

Salam!!

Hoje eu vou explicar sobre a base do Islam,os famosos 5 pilares.Os 5 pilares são uma espécie de 5 atos que todo muçulmano deve fazer,mas claro para tudo há regras.Então vamos lá.

———————————————————————————————————————-

1- Shahada (Testemunho)

A Shahada nada mais é que o testemunho,ou seja testemunhar que:Não há outra Divindade além de Allah(Deus) e Muhammad é Seu mensageiro.Esse pequeno testemunho é a chave para o Islam.

Testemunhar que “Não existe outra Divindade além de Allah”,é testemunhar que existe apenas um Deus,uno,sem sexo,filhos,parceiros,apenas Deus.O Islam é uma religião monoteísta,por isso,acreditar em um Deus único é o básico.

Testemunhar que “Muhammad é Seu mensageiro não é desvalorizar os outros profetas,nem gostar dele mais que os outros,os muçulmanos dizem só Muhammad(que a paz e as benção de Deus,estejam sobre ele) porque ele foi o último profeta enviado por Deus segundo o Islam.Ao dizer “Muhammad” é aceitar todos os outros profetas,Muhammad veio para reforçar a mensagem de Deus.Não significa que ele é superior.

2- Salat(Oração)

A Salat é a oração que deve ser realizada 5 vezes ao dia em horários específicos desde ao raiar do dia até a noite.É na oração que o fiel se aproxima de Deus para adorá-lo,pedir perdão,agradecer e pedir pelas suas preces.No Islam a Salat é muito importante.

Quanto rezar 5 vezes ao dias,há uma certa flexibilidade,pois nem todos podem rezar nas horas certas.Por isso o fiel deve fazer a sua oração depois e nunca antes.Se ele não pode fazer a oração do meio dia,ele não vai rezar antes,mas sim depois.E o fiel,se quiser,pode rezar mais que 5 vezes se sentir necessidade.

A oração pode ser feita em qualquer lugar,desde que seja limpo e próprio para tal ato,de preferência nas mesquitas.Mas se você não puder ir na mesquita toda hora para rezar,pode rezar em casa,no trabalho…

O muçulmano de preferência deve se prostrar,ou seja o ato de se ajoelhar por completo.Mas se ele não puder,pode rezar sentado ou de pé,mas com postura.O muçulmano deve rezar virado para a direção de Meca,a cidade sagrada.Mas se ele não souber onde Meca está diretamente não há problemas.

3- Zakat (Caridade)

Zakat é a caridade,que deve ser paga todos os anos para pessoas menos favorecidas.A caridade ocorre do muçulmano para o necessitado,não há intervenções de nenhum líder religioso ou da mesquita.

O muçulmano doa algo como 2,5% de tudo o que ele arrecadou no ano.É uma fora de purificação espiritual com Deus,porque na Zakat você ajuda aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades que você.

Sabendo que a Zakat pode ser realizada em qualquer época do ano e em qualquer hora,e não é um ato obrigado,tem que ser feito de coração.Aqueles que não tem condição de fazer a Zakat,não são obrigados.

4-Siam (Jejum)

O famoso jejum!

O Jejum acontece no Ramadan,nono mês do calendário lunar(por tanto não é o calendário usado no Brasil).O muçulmano nesse mês deve deixar de comer,beber qualquer tipo de líquido,fumar(que é proibido no Islam,mas se o muçulmano fuma,ele deve deixar de fumar pelo menos no Ramadan,assim como a bebida alcoólica) e ter relações sexuais durante o nascer ao pôr do sol.

O muçulmano não jejua para ele sofrer,porque Deus quer que ele sofra,ele jejua para dar valor a coisas tão úteis,mas que as vezes passam despercebidas,como a água.É no Ramadan que ele aprende a dar valor a tudo o que ele tem,e ver a dor das pessoas que passam fome,porque é só quando perdemos algo que damos valor né,pois então,no Ramadan os muçulmanos fazem alguns sacrifícios em nome dessas pessoas,e em forma de agradecer a Deus por tudo o que possuem.

Mas,sempre há regras e nem todos são obrigados a jejuar:crianças,doentes,grávidas,mulheres no período menstrual,mulheres quando estão amamentando,idosos e pessoas que estão viajando não precisam jejuar,mas devem repor o jejum pagando um prato de comida por cada dia não jejuado para um pobre,claro se tiver condições financeiras.Crianças não precisam pagar o prato de comida,elas apenas aprendem como jejuar e olham seus pais,para que quando atinjam a puberdade passem a jejuar.Pobres também não precisam pagar nada e nem fazer o jejum né hehe.

5-Hajj (Peregrinação)

A famosa ida a Meca hehe!

O quinto é último pilar é a peregrinação a Ka’abah(primeira cada de adoração a Deus,construída por Abraão-que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre ele-e por seu filho Ismael),que fica em Meca,na Arábia Saudita.A peregrinação deve ser feita pelo menos uma vez nada vida daquele que tiver condições financeiras,mentais e físicas.

O muçulmano vai a Meca com a intenção exclusivamente de adorar a Deus.Milhões de muçulmanos se reúnem anualmente para ir adorar a um Deus Uno ,sem distinção de cor,país e classe social,vestindo-se da mesma forma.

Hajj só pode ser efetuada uma vez por ano, entre o oitavo e o décimo dia do mês de Dhu al-Hijja, o último mês do calendário islâmico.Se a peregrinação a Meca ocorrer noutra altura do ano será chamada de Umra; é considerada uma boa ação, mas não substitui o Hajj. A Umra é também conhecida como a “peregrinação menor”. Difere em relação ao Hajj ao nível dos ritos: a Umra inclui apenas os ritos realizados na Grande Mesquita de Meca.

———————————————————————————————————————-

Bem,acho que é isso.Outro dia venho e falo detalhadamente sobre cada pilar,principalmente sobre o Hajj e o Jejum.Fiquem agora com algumas fotos sobre cada pilar.

Aqui está a shahada só que em árabe.”La ilaha illallah Muhammadur Rasulullah”.Significa:Não há outra divindade além de Allah e Muhammad é Seu mensageiro

Aqui mostra os muçulmanos fazendo a Salat,todos prostrados.

A foto diz:Use 2.5% da sua renda para mudar o mundo.

Na foto mostra tudo o que proibido para um muçulmano fazer no Ramadan.

A foto  mostra a fé de milhões de muçulmanos.Repare na quantidade de muçulmanos que vão para a Meca,para adorar a Deus.

About these ads